Freud e religião são temas de debate

Evento expõe o pensamento freudiano e a interpretação das formas religiosas

28/08/2017 - 15h10

2017_08_28-freudA Escola de Humanidades promove no dia 4 de setembro o evento gratuito Freud e Religião: um diálogo interdisciplinar, no auditório do prédio 5. Serão discutidas a complexa relação de Sigmund Freud, o criador da psicanálise, com as formas religiosas e religiões positivas, tema clássico na história cultural do século XX.

Será abordada ainda a intrincada relação entre o pensamento freudiano e tradições diversas de interpretação da própria questão do fenômeno religioso, especialmente no âmbito do judaísmo e do cristianismo, diálogo que se estabelecerá, também, na relação das ideias do renomado médico austríaco com pensadores modernos e contemporâneos de grande relevância, como Feuerbach e Levinas, além de palestra cênica (leitura dramática com recursos artísticos) intitulada “Dá pra mudar?”.

A palestra de abertura, às 9h, será realizada pelo professor Ricardo Timm de Souza, do curso de Filosofia. Na pauta da programação, às 10h, haverá um debate entre Estevan Ketzer (doutor em Letras) e Jorge Ondere Neto (mestrando em Psicologia). Às 14h, o tema será discutido por Grégori Laitano e Eneida Braga, ambos doutores em Filosofia. O encerramento será às 16h entre o psicólogo Marcos Ratinecas e Israel Tvorecki.

As inscrições são feitas no local, antes do evento. Vale como atividade complementar.