Evento promove formação continuada de professores da educação básica

Ação do projeto Universidade/Escola foi organizado pelo PPG em Educação da PUCRS

16/07/2018 - 17h57
projeto universidade-escola,promot,grupo de pesquisa processos motivacionais e contextos educativos,educação

Foto: Divulgação/PPGEdu

Com o tema Dinâmicas colaborativas e escuta, o projeto Universidade/Escola, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS concluiu, no sábado, 14 de julho, mais uma etapa da ação voltada à formação continuada de professores da educação básica. O evento ocorreu no Parque Esportivo e reuniu 56 docentes de estabelecimentos de ensino públicos e privados. A iniciativa integra os trabalhos do grupo de pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (Promot), coordenado pela professora Bettina Steren dos Santos.

O projeto Universidade/Escola iniciou em 2017. De acordo com a professora Bettina, “o principal objetivo é desenvolver a formação continuada de professores da educação básica, a partir de uma perspectiva sistêmica e colaborativa, além de realizar trocas de experiências para integrar e transformar o conhecimento desenvolvido na academia com a realidade do cotidiano escolar”, esclarece. Ainda no ano passado, após construir o projeto, foi realizado o primeiro encontro com gestores de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, no qual foi apresentado, como desafio, o tema Qual o perfil do professor que a sociedade contemporânea precisa?

Escolas públicas e privadas envolvidas

A pesquisadora explica que “a partir das soluções dessa ação emergiram propostas que resultaram em três oficinas de formação continuada com professores, envolvendo 11 escolas públicas e privadas. Na primeira oficina, foi trabalhada a questão da formação pessoal. A segunda, envolveu metodologias criativas e, a terceira, contou com atividades no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS”, relata Bettina. Todos os encontros ocorreram em 2017.

Foto: Divulgação/PPGEdu

Em 2018, o projeto teve continuidade, com a ampliação do número de escolas participantes e das temáticas desenvolvidas. Neste ano, a primeira oficina abordou o multiculturalismo, a segunda buscou desenvolver vivências sobre a empatia, e, o terceiro encontro, neste sábado, foi centrado nas dinâmicas colaborativas e escuta. Neste último evento, a condução dos trabalhos foi feita pela professora Sonia Gomes, do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde.

Sobre o Promot

O grupo de pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (Promot), coordenado perla professora Bettina Steren dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades, surgiu da necessidade de aprofundar estudos referentes aos processos motivacionais em contexto educacionais. Após os primeiros estudos, realizados na disciplina intitulada A motivação na sala de aula, os pesquisadores deram início ao grupo de pesquisa, composto por professores, estudantes de Mestrado e Doutorado, diplomados e bolsistas de Iniciação Científica da Escola. Também está cadastrado no Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2006. Em continuidade aos estudos de motivação docente e discente, o grupo direcionou suas pesquisas na área da inovação e transformação na educação, desenvolvendo o projeto Universidade/Escola.