Escola de Humanidades realiza aulas em Angola

Ação integra parceria para partilha de práticas e conhecimento

19/10/2018 - 13h51
Professor Thadeu Weber foi convidado a integrar corpo docente de mestrado em Direito e Filosofia Política | Foto: arquivo pessoal

Professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Filosofia, da Escola de Humanidades, ministram disciplinas no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente em Huambo, em Angola. A ação é resultado de uma parceria iniciada em julho deste ano, na qual os docentes compartilham a prática e o conhecimento produzido na PUCRS. A intenção é colaborar com a construção do currículo dos programas de pós-graduação do centro universitário angolano.

Dentre as ações, o professor Thadeu Weber, do PPG em Filosofia e do PPG em Direito, proferiu a aula inaugural para os cursos de pós-graduação do instituto e ministrou a disciplina de ética, direito e política. Weber também foi convidado para ajudar a organizar o futuro mestrado que o centro universitário pretende abrir em Direito e Filosofia Política e a integrar seu corpo docente. “Nós começamos as tratativas para a criação do mestrado, mas ainda não há previsão do início das aulas, uma vez que isso depende da aprovação dos órgãos competentes de Angola”, relata. A Escola de Humanidades terá participação direta nesta parceria, o que, segundo Weber, é uma forma de inserção social internacional para fins de avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela Capes.

Professora Bettina Santos ministrou aulas sobre didática para 80 professores da instituição angolana | Foto: arquivo pessoal

Ainda, a professora Bettina Steren dos Santos, do PPG em Educação, atuou em um curso sobre didática para 80 professores da instituição angolana. O encontro também abordou direito e filosofia. “Conhecer uma realidade muito diferente da nossa foi uma excelente experiência. Os estudantes ficaram muito agradecidos e colaboraram nas discussões. Eles têm muitas necessidades de conhecimento, no meu caso, em relação à formação de professores e práticas pedagógicas diferenciadas”, conta. Durante o mês de outubro, outros docentes dos cursos de Filosofia e Educação devem ir para Angola para ministrar aulas.