Documentário dirigido por professor é exibido no Canadá

Versão em inglês de “Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz” será apresentada durante congresso

05/07/2018 - 15h12

2018_07_05-flyer_ingles_documentario_canadaNo dia 18 de julho, o filme Lifeworld: The Sociology of Alfred Schutz, versão em inglês do terceiro documentário dirigido pelo professor da Escola de Humanidades da PUCRS Hermílio Santos, chega a um novo país. Após estreia na Alemanha, o longa será exibido durante o 19º Congresso Mundial da Associação Internacional de Sociologia (ISA), que ocorre de 15 a 21 de julho em Toronto, no Canadá. Depois da exibição, Santos irá discutir com a audiência os tópicos explorados no filme.

A obra, que apresenta entrevistas sobre diferentes aspectos do trabalho do sociólogo Alfred Schütz, divide-se em quatro partes: na primeira, apresenta aspectos de sua biografia; na segunda, os entrevistados explicam as principais influências teóricas do autor; a terceira é dedicada a apresentar os principais conceitos de sua teoria sociológica; e, na última parte, sociólogos explicam como a teoria foi utilizada em pesquisas teóricas e empíricas atuais. As entrevistas – feitas com pesquisadores dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Suíça, Argentina, Brasil, Itália, Áustria e França – ainda serão traduzidas para outras cinco línguas, o que resultará em um total de treze versões do filme.

“A ansiedade e expectativa são enormes. Quero muito saber como o público vai receber o resultado. Até porque não sou cineasta, e, sim, sociólogo – me esmerei para fazer tudo da melhor maneira possível”, conta o professor. Segundo ele, o principal objetivo ao desenvolver o documentário foi expandir a pesquisa feita em torno da obra de Schütz para um público mais abrangente. “Geralmente, compartilhamos pesquisas por textos. Quando lidos, eles ficam em um círculo muito restrito, de pessoas da área”, explica. A intenção também é atrair a atenção de estudantes para o tipo de sociologia abordado, pouco praticado no Brasil. O projeto ainda combina a publicação de dois livros: um de Alfred Schütz, A construção significativa do mundo social – Uma introdução à sociologia compreensiva, que será publicado em agosto pela editora Vozes, e outro de Santos: “Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz”, que será lançado no ano que vem pela mesma editora.

2018_07_05-flyer_portugues_documentario_canadaA produção de Santos já conta com exibição para uma agenda em vários eventos no segundo semestre. A ideia de submeter o documentário ao Congresso da ISA partiu da repercussão do Infância Falada, outro filme do professor, que foi apresentado durante a edição anterior do evento, em Viena. “Teve uma ótima repercussão. Ter um espaço para discutir pesquisas é muito bom. E conseguimos fazer com que a exibição do Mundo da Vida fosse no espaço mais nobre do congresso”, comemora.

Estreia no Brasil

No dia 23 de agosto, às 19h30min, o filme pode ser conferido no Instituto Goethe. Será a primeira exibição em português da obra. A entrada é franca e não é necessário realizar inscrições prévias.