Geografia Licenciatura

Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso licenciatura
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão
Turno Noite
Vagas Anuais 60

Mais informações

Apresentação

guia-estudante-geografiaO Curso aborda caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar a realidade dinâmica que afeta o cotidiano das pessoas. O contexto ambiental em uma dimensão planetária está diretamente relacionado com o objetivo do estudo. O objetivo é mudar o modelo vigente (tecnicista)para um modelo ecológico (sustentável). Essa noção de sustentabilidade ultrapassa a ideia simplista de reciclagem, buscando a conscientização e as mudanças culturais para padrões de consumo ambientalmente responsáveis.

LICENCIATURA

As principais disciplinas estão concentradas em temas norteadores, como Formação Pedagógica (abordando oficinas geográficas, Psicologia da Educação, Didática Geral, Libras, estágios supervisionados, etc.); Geografia Física (com recursos naturais e desenvolvimento sustentável, climatologia, etc.); Geografia Humana (com geografia da produção e do consumo, geografia cultural, geopolítica); Pesquisa (com geografia e planejamento urbano ambiental, prática e pesquisa de campo, estatística); entre outros.

O profissional formado neste curso deve, além de dominar as técnicas específicas da Geografia, possuir um referencial teórico-pedagógico para que possa lidar com instrumentais cognitivos e realizar leituras didático-pedagógicas sempre contextualizadas. Precisa saber teorizar as diferenças, valorizando as singularidades, tanto dos atores humanos como dos lugares, sabendo avaliar com respeitabilidade as interações homem-natureza.

Os estudos podem ser continuados em cursos de pós-graduação nas áreas de educação, meio ambiente, sustentabilidade e áreas de risco, sensoriamento remoto e geoprocessamento, planejamento e organização territorial, demografia e geopolítica.

O mercado de trabalho carece de professores de Geografia, o que amplia as possibilidades de lecionar nas quatro séries finais do Ensino Fundamental e em todas as séries do Ensino Médio, tanto em estabelecimentos de ensino públicos como em escolas particulares.

 

Coordenação do curso

Prof. Luciano Albuquerque Zasso  – [email protected]

Currículos

SEM COD Disciplina CH
1 91801-04 Demografia e Sustentabilidade 60
1 91701-04 História, Tempo e Memória 60
1 91001-02 Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90) 90
1 12184-04 Leitura e Produção Textual 60
1 91611-04 Leituras de Brasil 60
1 1432K-02 Psic. da Educação: Desenvolvimento 30
2 1531H-04 Cartografia 60
2 1531G-04 Estrutura e Dinâmica da Terra 60
2 1531C-04 Geografia Física 60
2 91002-02 Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90) 90
2 91924-02 Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens 30
2 1432L-04 Psic. da Educação: Aprendizagem 60
3 91802-02 Cartografia Temática 30
3 91805-04 Climatologia 60
3 1433L-04 Educação Especial e Processos Inclusivos 60
3 91803-02 Epistemologia da Geografia 30
3 91804-02 Geografia Regional 30
3 91015-02 Iniciação À Docência III: Ensino Fundamental I, II e Eja (90) 90
3 91925-02 Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas 30
3 1501A-04 Ética e Cidadania 60
4 1426J-04 Didática 60
4 91403-02 Educação em Ambientes Não - Formais 30
4 91807-02 Geografia Cultural 30
4 91809-04 Geomorfologia e Modelagem Hídrica 60
4 91004-02 Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio e Eja Ou Eja/ Médio (90) 90
4 91005-04 Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h) 80
4 91808-02 Trabalho de Campo I 30
5 91811-04 Configurações do Espaço Urbano e Rural 60
5 91012-02 Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA) 100
5 91813-02 Geografia das Águas Oceânicas 30
5 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
5 1216C-04 Língua Brasileira de Sinais 60
5 91000-04 Metodologias de Ensino em Humanidades 60
5 91406-02 Tecnologias Digitais na Formação de Professores 30
5 91812-02 Trabalho de Campo II 30
6 15390-04 Cidade e Organização Territorial 60
6 91013-02 Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM) 100
6 91814-02 Geografia do Brasil 30
6 91819-04 Metodologias de Ensino em Geografia 60
6 91408-02 Neurociências e Aprendizagem 30
6 91007-06 Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade 90
6 91008-06 Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos 90
6 91006-06 Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo 90
7 91820-02 Estágio em Geografia no Ensino Fundamental (100h) 100
7 15398-04 Geografia Ambiental 60
7 1443R-04 Organização e Políticas da Educ. Básica 60
7 91816-04 Paisagens Territoriais 60
7 91010-06 Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal 90
7 91011-06 Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais 90
7 91009-06 Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo 90
8 910H5-00 Atividades Complementares 200
8 910H1-12 Disciplina Eletiva 180
8 91821-02 Estágio em Geografia no Ensino Médio (100h) 100
8 143AC-04 Gestão do Espaço Educativo 60

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Geografia é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de Geografia: