Colóquio reúne intercambistas para falar de cultura e religião

Atividade da Escola de Humanidades recebeu alunos da China, do México, da Coreia do Sul e de Angola

20/06/2017 - 20h41

Foto: Yasmin Dutra/AAII

Intercambistas da China, do México, da Coreia do Sul e de Angola participaram do 3º Colóquio para Estudantes de Mobilidade Acadêmica: Pluralismo cultural e trajetória inter-religiosa, no dia 14 de junho. Organizado pelo coordenador do Núcleo de Cultura Religiosa, professor José Klering, e pela Mobilidade Acadêmica, o encontro promoveu a discussão e a troca de informações sobre elementos culturais e religiosos nos diferentes países, através de depoimentos dos participantes. A atividade integra a disciplina de Humanismo e Cultura Religiosa e reuniu cerca de 115 estudantes de diferentes cursos.

Os relatos foram apresentados pelos estudantes de graduação Andrea Mena Figueroa, da Universidad de Celaya (México), que fica na PUCRS durante este semestre no curso de Engenharia de Produção; Kim Jieun, da Hankuk University of Foreign Studies (Coreia do Sul), com estadia de um semestre no curso de Economia; e Lema Luquengo, do ISPETC (Angola), com chegada em 2016.2 e partida prevista para 2017.2. Também participou a mestranda Luoyuan Liu, que veio da China para cursar a pós-graduação de 2016.1 a 2018.1.

O professor Klering destaca que esta é uma oportunidade de colocar um maior número de estudantes, de diferentes cursos e semestres, em contato com os alunos da Mobilidade In, proporcionando a internacionalização. “Pode, também, servir de estímulo para que outros estudantes se disponham a participar da Mobilidade Out. Além disso, a interação com trajetórias culturais e religiosas variadas e diferentes é uma oportunidade de conhecimento e um convite à reflexão sobre as próprias convicções e práticas, bem como a um exercício da tolerância e do diálogo, em vista a uma cultura de paz.”