Atlas digital mostra pesquisas da PUCRS no mundo

Alunos de Geografia fazem o mapeamento da investigação científica com base no Catálogo de Pesquisas

21/06/2017 - 08h30
Mapa-múndi, galáxia, estrelas

Imagem: 3333873 / pixabay.com

Você sabe em que continentes estão os parceiros de investigação científica da PUCRS? Sabia que, além de polos de conhecimento como Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido também existem conexões com Israel, Lituânia e com a ilha de Madagascar? Essas informações estão disponíveis, a partir de agora, no Mapeamento das Pesquisas por Posicionamento Geográfico, trabalho desenvolvido por alunos do Curso de Geografia, no Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG) da Escola de Humanidades.

Valendo-se de aplicativos móveis e Infraestruturas de Dados Espaciais, por meio de inteligência geoespacial, os dados foram inseridos em um atlas digital, contemplando as parcerias das estruturas (centros, grupos, laboratórios e núcleos) citadas no Catálogo de Pesquisas PUCRS.

De acordo com o coordenador do LTIG, professor Regis Lahm, “o engajamento dos alunos do Curso de Geografia foi fundamental para esse trabalho, que atende a um dos fatores críticos da divulgação de conhecimentos científicos, que é adotar infraestruturas que permitam a gestão e a socialização do saber”. Esse fator, no ponto de vista do docente, foi determinante para essa iniciativa ter sido contemplada em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS, com recursos para a concessão de bolsas de iniciação científica.

Catálogo de Pesquisas

O Catálogo, lançado em 2016, traz textos jornalísticos, vídeos e áudios, com a descrição de aproximadamente 100 pesquisas desenvolvidas dentro e fora do Campus da PUCRS, com base em entrevistas com pesquisadores.  O conteúdo da publicação está distribuído em oito eixos temáticos (assuntos):

Biologia e Saúde; Cultura e Educação; Energia e Recursos Naturais; Humanidade e Ética; Meio Ambiente e Biodiversidade; Materiais, Processos e Dispositivos; Sociedade e Desenvolvimento; e Tecnologia da Informação e Comunicação.

A distribuição por assuntos foi utilizada pelo LTIG para georeferenciamento das pesquisas. Durante a navegação, é possível saber quais os centros, grupos, laboratórios e núcleos da PUCRS estão ligados às universidades e outras instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras.

Sobre o LTIG

O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), da Escola de Humanidades da PUCRS, está vinculado ao Curso de Geografia. Criado em 1995, integra ações de ensino, pesquisa e extensão utilizando geotecnologias. Desde 2013 o LTIG vem promovendo pesquisa sobre geotecnologias para registro, armazenamento e compartilhamento de dados geoespaciais utilizando aplicativos móveis como ferramentas ao ordenamento territorial.