Atividades destacam a importância das plantas

IMA e MCT promovem ações pelo Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas

15/05/2017 - 10h30

Banner - Dia do Fascinio pelas PlantasPara celebrar o Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas (18/5), a PUCRS realiza uma série de atividades envolvendo o Instituto do meio Ambiente (IMA) e o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT). Mostra de fotos, caminhada pelo Campus, visita ao Herbário do Museu e Minuto da Ciência integram a programação.

De 18 a 26 de maio, o saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão terá a exposição Plantas Fascinantes do Pró-Mata, com imagens e informações sobre plantas nativas do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, que completa 21 anos em 2017. Araucária, brinco-de-princesa, begônia-arbustiva e espiga-de-dragão, em seus nomes populares, estão entre as espécies apresentadas.

No dia 18 de maio, será realizada a Caminhada pelo Campus, destacando algumas das plantas fascinantes da PUCRS. A atividade começa às 15h, com duração de 1h30min e saída do largo da Solidariedade (em frente ao prédio 15). Todas as plantas que serão comentadas durante a caminhada estarão com molduras e uma placa com o nome científico e QR Code direcionando para o site do evento (www.pucrs.br/eventos/unidades/plantas-fascinantes-da-pucrs). Interessados devem enviar e-mail com nome e telefone para [email protected] até 17 de maio. As vagas são limitadas.

A equipe do herbário do MCT fará apresentações sobre diferentes aspectos do fascínio desses organismos, de 16 a 19 de maio, das 15h às 15h30min, e nos dias 17 e 19 também pela manhã, das 11h às 11h30 min, na área expositiva do Museu. Já no dia 22 de maio, às 16h, será possível conhecer o Herbário do Museu, que abriga uma coleção de plantas com mais de 21.000 espécimes. Interessados devem enviar e-mail com nome e telefone para [email protected] até 19 de maio. As vagas são limitadas. Clique aqui para ver a  programação do MCT .

O Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas é lembrado por universidades, institutos, jardins botânicos, museus, agricultores e empresas de diversos países. Esta edição é coordenada pela European Plant Science Organization (EPSO). A proposta é destacar o papel das plantas na conservação do meio ambiente, na agricultura e na produção sustentável de alimentos.