Curso de Pedagogia

1. Dados do Curso
Curso: Pedagogia Currículo Vigente: 9113
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 065 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 1 D.O.U 15/05/2006
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve apresentar domínio de conhecimentos teóricos e instrumentais para o exercício da docência e a gestão do espaço educativo, em consonância com a Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006 (Diretrizes Curriculares para a Pedagogia – DCN), sendo capaz de aplicar esses conhecimentos com uma postura profissional coerente com as exigências da sua área de atuação, comprometido com os fundamentos da educação nacional  e com sua formação continuada.

   O profissional egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental terá seu perfil norteado por um conjunto de conhecimentos pertinentes à formação crítica de professores centrados na docência e na pesquisa, pautado pelo domínio teórico-prático dos conteúdos específicos dos diferentes campos de conhecimento que perfazem a sua área de atuação e das abordagens didático-metodológicas da docência orientada pela compreensão reflexiva do contexto socioeducacional.

   O perfil deste profissional caracteriza-se, portanto, pelas seguintes competências, presentes nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia:

I  –  atuação com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreensão do cuidado e da educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, física, psicológica, intelectual e social entre outras;

III – fortalecimento do desenvolvimento e das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares;

 V – reconhecimento e respeito diante das manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, relacionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos.

VIII – promoção das relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

 IX – postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

XI – promoção de trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participação da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participação da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre estudantes e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental, ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilização com propriedade, de instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XVI – estudo e aplicação  crítica das diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

Veja aqui mais informações sobre as formas de acesso ao curso

 

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

Estatuto e regimento Geral

 

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE 0-5 ANOS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos e 1 m¿s Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
LUCIANA MURARI 9 anos e 1 m¿s Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 8 meses Link
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 8 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos e 1 m¿s Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 9 anos e 1 m¿s Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos e 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos e 1 m¿s Link
LEITURAS DE BRASIL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 8 meses Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 14 anos e 4 meses Link
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 26 anos e 1 m¿s Link
CURRÍCULO: TEORIAS E PRÁTICAS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE 6-10 ANOS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos e 1 m¿s Link
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JANAINA DE AZEVEDO BALADAO 11 anos e 8 meses Link
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
PSICOPEDAGOGIA E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 26 anos e 1 m¿s Link
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
DIDÁTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IARA TATIANA BONIN 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO E MÚSICA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III: EDUCAÇÃO INFANTIL
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO I
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 24 anos e 1 m¿s Link
TEORIAS DA EDUCAÇÃO
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 9 anos e 1 m¿s Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO FUNDAMENTAL
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 25 anos e 1 m¿s Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 24 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROP. METOD. DE LÍNG. PORT.
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 30 anos e 1 m¿s Link
ANDREIA GULIELMIN DIDO 6 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO II
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ESTUDOS SOCIAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 8 anos e 1 m¿s Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 9 anos e 1 m¿s Link
BETTINA STEREN DOS SANTOS 26 anos e 1 m¿s Link
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
IARA TATIANA BONIN 1 m¿s Link
MARILIA COSTA MOROSINI 20 anos e 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 25 anos e 1 m¿s Link
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA GULIELMIN DIDO 6 anos e 1 m¿s Link
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 16 anos e 7 meses Link
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos Link
KARINA BENATO 13 anos Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
IARA TATIANA BONIN 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE CIÊNCIAS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos e 1 m¿s Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 25 anos e 1 m¿s Link
PRINCÍPIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE MATEMÁTICA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 1 m¿s Link
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos e 1 m¿s Link
REBECA JESSICA SILVA MARTINEZ AMERICO 2 anos e 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
DIDÁTICA II
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 26 anos e 1 m¿s Link
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 14 anos Link
PRINCÍPIOS E PROP. METODOL. DE ED. FÍSICA E RECREAÇÃO
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
PROJ. DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARILIA COSTA MOROSINI 20 anos e 1 m¿s Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FRANCISCO ARSELI KERN 27 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos e 1 m¿s Link
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 6 anos e 9 meses Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 7 anos e 1 m¿s Link
MOEMA VILELA PEREIRA 6 anos e 1 m¿s Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
7

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
EST. DE DOCÊNCIA II: PRÁT. PEDAGÓGICAS NA ED. INFANTIL
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 9 anos e 1 m¿s Link
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 8 meses Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 22 anos e 1 m¿s Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 35 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 22 anos e 1 m¿s Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
LUIS ROSENFIELD 4 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 14 anos e 4 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 30 anos e 1 m¿s Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 8 anos e 1 m¿s Link
CRISTIANO ORDOVAS BALDI 7 anos e 8 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SINTIA LUCIA FAE EBERT 10 anos e 1 m¿s Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

EST. DE DOC. III:PRÁT. PED. NOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUND.
200
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 1 m¿s Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 1 m¿s Link
ÉTICA E CIDADANIA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
..Dados atualizados até 19/04/2024