Curso de Letras: Língua Inglesa

1. Dados do Curso
Curso: Letras: Língua Inglesa Currículo Vigente: 9110
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO
TURNO noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 62 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 02/07/2015
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano.

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo  os  mais variados  conhecimentos,  habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa  da liberdade,  da inclusão, dos  direitos, do respeito à vida em  todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd, 2018).

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base  numa  formação dialogada com todas  as   áreas  da  Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada  aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o Curso de Letras – Língua Inglesa busca desenvolver múltiplas competências e habilidades junto a seus estudantes, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   As competências e habilidades exigidas do profissional de Letras – Inglês formado pela PUCRS:

  • Domínio de métodos, técnicas pedagógicas e tecnologias que permitam a transposição de conhecimentos de língua inglesa e literatura inglesa e norte-americana para os diferentes níveis de ensino e para os mais diversos contextos de aprendizagem.
  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso do padrão culto da língua materna (Língua Portuguesa) e da língua estrangeira (Língua Inglesa), em termos de produção e recepção de textos.
  • Capacidade de julgar, no(s) idioma(s) de sua habilitação, a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que se colocam.
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária.
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação.
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior em Letras.
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO PRIMO DELANOY 7 anos Link
LILIAN CRISTINE HUBNER 13 anos e 11 meses Link
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ARTHUR BELTRAO TELLO 8 anos Link
CARLOS ALEXANDRE BAUMGARTEN 10 anos Link
RICARDO ARAUJO BARBERENA 15 anos Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ - Link
LUCIANA MURARI 9 anos Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 7 meses Link
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 7 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 9 anos Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
LÍNGUA INGLESA I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE FAY DE AZEVEDO 11 anos Link
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos Link
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 26 anos Link
READING AND TEXT PRODUCTION
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE PACHECO 23 anos Link
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos Link
LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS NORTE-AMERICANOS
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos Link
LÍNGUA INGLESA II
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 7 meses Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 39 anos Link
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 7 meses Link
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 7 meses Link
DIDÁTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IARA TATIANA BONIN - Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 33 anos e 7 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA - Link
INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos Link
LEITURAS DE BRASIL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 7 meses Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 14 anos e 3 meses Link
LÍNGUA INGLESA III
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE FAY DE AZEVEDO 11 anos Link
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos Link
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 24 anos Link
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 9 anos Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 7 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS BRITÂNICOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos Link
LÍNGUA INGLESA IV
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIA REGINA BRESCANCINI 18 anos e 10 meses Link
JULIO CARLOS MORANDI 18 anos e 11 meses Link
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 24 anos Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos Link
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 15 anos e 11 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 7 meses Link
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA GULIELMIN DIDO 6 anos e 1 m¿s Link
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 16 anos e 7 meses Link
LÍNGUA INGLESA V
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 7 meses Link
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ - Link
IARA TATIANA BONIN - Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 7 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA - Link
Matemática Instrumental
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos Link
KARINA BENATO 13 anos Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos Link
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos Link
REBECA JESSICA SILVA MARTINEZ AMERICO 2 anos e 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA - Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 7 meses Link
LÍNGUA INGLESA VI
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos Link
JULIO CARLOS MORANDI 18 anos e 11 meses Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM LETRAS
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 7 meses Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 8 anos Link
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 13 anos e 11 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 7 anos Link
MOEMA VILELA PEREIRA 6 anos e 1 m¿s Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL III
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 15 anos e 11 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos Link
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 7 meses Link
READING AN TEXT PRODUCTION II
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 7 meses Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 22 anos Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 35 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 7 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ - Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 22 anos Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 7 meses Link
LUIS ROSENFIELD 4 anos Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 14 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 30 anos Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 8 anos Link
CRISTIANO ORDOVAS BALDI 7 anos e 7 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO MÉDIO IV
100
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 15 anos e 11 meses Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 7 meses Link
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
TÓPICOS DE PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 7 meses Link
ALINE PACHECO 23 anos Link
..Dados atualizados até 28/03/2024