Curso de Fisioterapia

1. Dados do Curso
Curso: Fisioterapia Currículo Vigente: 9607
CARGA HORÁRIA 4000
CRÉDITOS 243
DURAÇÃO
TURNO Integral
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 1105
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº023/2020 Data 08/09/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 136 D.O.U 02/03/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 04/03/2002
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O Fisioterapeuta egresso do curso de graduação em Fisioterapia da ECSV da PUCRS – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional proativo com formação generalista, humanista, científica, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Fisioterapia.

 

Além disso, detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, objetivando promover, manter, prevenir, proteger e recuperar a saúde das pessoas, na perspectiva da integralidade. Integra-se a ações de saúde, contemplando a elaboração do diagnóstico físico e funcional, planejamento e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

 

O Fisioterapeuta formado pelo curso de Fisioterapia da PUCRS deve conhecer, com profundidade, as bases da ciência fisioterapêutica a partir dos princípios educativos do aprender a ser, conhecer e fazer, fundamentado no respeito à pessoa. O perfil do egresso formado pela PUCRS estará em consonância com as competências e habilidades gerais e específicas enunciadas no parecer CNE/CES nº 4/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Fisioterapia.

 

O egresso deste curso tem como competências o conhecimento técnico-científico, habilidades e atitudes que abrangem o cuidado, a gestão, a inovação e o empreendedorismo em saúde, na perspectiva interprofissional e interdisciplinar de modo a ser:

 

  • Ético e crítico, consciente das implicações da atuação profissional em saúde e educação para a saúde, visando à promoção dos direitos humanos e bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades, nos diferentes níveis de atenção à saúde;
  • Participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas;
  • Comprometido com o contínuo aprimoramento de suas competências profissionais para pesquisa e/ou desenvolvimento de tecnologias e serviços em saúde, alinhando-se às demandas e exigências nacionais e internacionais;
  • Proativo, o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Resiliente, comunicativo, flexível, solidário e com senso de liderança, visando o estabelecimento de vínculos interpessoais que propiciem a sua atuação individual, coletiva e interprofissional;
  • Propositivo e resolutivo nos trabalhos em equipes, grupos e redes, atuando com respeito, cooperação, iniciativa e responsabilidade social.

Competências e Habilidades Específicas:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social, além de seus diferentes modelos de intervenção, atendendo ao sistema de saúde vigente no país, à atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe;
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;
  • Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  • Manter controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

Os estágios obrigatórios são exigências das DCNs do curso de graduação em Fisioterapia, sendo condição indispensável para a conclusão do curso. Para a realização destes estágios, o aluno deverá atender a todos os requisitos, conforme previsto na estrutura curricular do curso, e ter efetivação da matrícula na disciplina do estágio correspondente.

 

O estágio curricular do Curso de Fisioterapia conta com normas próprias, as quais foram aprovadas em 2015, implantadas em 2016 e revisadas em 2020 pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Fisioterapia (Anexo 11 – Normas e Rotinas do Estágio), sendo dimensionado no total de 1105 horas, a serem realizadas no período de 15 meses (3 semestres), na forma de estágio I, II e III. O turno do estágio poderá ser manhã ou tarde. Os cenários de estágio curricular estão divididos em área hospitalar, ambulatorial e comunitária.

 

O estágio na área hospitalar, realizado no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS) e hospitais conveniados, abrangendo as Unidades de Tratamento intensivo e as Enfermarias Adulto e Pediátrica. Os estágios em área ambulatorial e em área comunitária, serão desenvolvidos no  Centro de Reabilitação da PUCRS  e no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF/PUCRS) respectivamente, além  de instituições conveniadas.

 

Os cenários de estágio estão alocados de forma a atender aos três níveis de atenção à saúde e às diretrizes curriculares da Fisioterapia. Buscam propiciar vivências da práxis da Fisioterapia em situações reais de trabalho tanto em nível de prevenção, quanto de promoção e reabilitação da saúde das pessoas.

 

No estágio curricular, o curso de Fisioterapia, intensifica o desenvolvimento das competências para formação profissional no contexto da integralidade, bem como o aprofundamento de questões teórico-práticas específicas. Neste sentido, a supervisão docente se faz necessária de uma forma bastante intensa devido ao cuidado para com a saúde das pessoas que serão atendidas pelos acadêmicos. Ao contrário de outras profissões da área da saúde, que possuem o treinamento intenso ao longo do curso, os currículos dos cursos de fisioterapia, embora estruturados em mecanismos de complexidade crescente e inserção ao longo do curso do contato com a prática profissional, intensificam no estágio curricular uma parcela importante do treinamento exigido para formação profissional. Dentro da trajetória do estágio curricular habilidades e competências profissionais são desenvolvidas como treinamento supervisionado de técnicas de fisioterapia respiratória, musculoesquelética, dermatofuncional, neurofuncional e fisioterapia aquática. Além disso, a capacidade de resolução de problemas práticos, liderança, trabalho integrado em saúde e interdisciplinariedade são tópicos a serem desenvolvidos em âmbito do estágio, tornando a conexão entre teoria, prática e inserção no mercado de trabalho mais efetiva.

 

Nos cenários onde ocorrem os estágios curriculares obrigatórios do Curso de Fisioterapia, atendendo as diretrizes da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que regulamenta o estágio curricular obrigatório e não obrigatório de todas as categorias profissionais do país, a equipe é formada pelo orientador de estágio (professor do curso de fisioterapia), supervisor de estágio (fisioterapeuta disponibilizado pela instituição que recebe os estagiários) e o coordenador geral dos estágios (professor do curso de fisioterapia em regime de tempo integral).

 

Considerando ser o estágio um ato educativo supervisionado, desenvolvido nos diversos cenários de práticas, no contexto de articulação ensino-serviço, no ambiente de trabalho e que visa à formação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em Instituições de Ensino Superior – IES, é importante o conhecimento e cumprimento das normativas federais e do conselho de classe.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Anatomia de Órgãos e Sistemas
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINARA TENTARDINI GARRIDO 25 anos e 7 meses Link
Biofísica
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA LUCIA FERNANDES CHITTO 18 anos Link
FERNANDA BORDIGNON NUNES 26 anos e 5 meses Link
Bioquímica
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FLORENCIA MARIA BARBE TUANA 5 anos e 11 meses Link
Formação Pessoal
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA MARTINS MARQUESAN 16 anos e 7 meses Link
LUIS HENRIQUE ROLIM SILVA 4 anos Link
NELSON SCHNEIDER TODT 22 anos e 7 meses Link
Fundamentos de Fisioterapia I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANELISE DE SALDANHA SIMON 4 anos Link
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Histologia
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA PAULA FRANCO LAMBERT 10 anos e 1 m¿s Link
MARCIA RODRIGUES PAYERAS 10 anos e 7 meses Link
Práticas de Anatomia de Órgãos e Sistemas
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
CINARA TENTARDINI GARRIDO 25 anos e 7 meses Link
Trabalho Integrado em Saúde
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GIOVANA SCALCO PASSOW 8 anos e 11 meses Link
MARIA RITA MACEDO CUERVO 21 anos e 7 meses Link
MARIANA TIMMERS DOS SANTOS 1 ano e 7 meses Link
Anatomia Musculoesquelética
60
2

Disciplina em implantação

Biologia Celular
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS ALEXANDRE SANCHEZ FERREIRA 22 anos e 7 meses Link
ELIANE ROMANATO SANTAREM 22 anos Link
LEANDRO VIEIRA ASTARITA 23 anos e 7 meses Link
EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos Link
Fisiologia Humana
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 9 anos Link
GUENDALINA TURCATO OLIVEIRA 27 anos e 7 meses Link
Fundamentos da Fisioterapia II
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANELISE DE SALDANHA SIMON 4 anos Link
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
PEDRO HENRIQUE DEON 10 anos e 7 meses Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Práticas de Anatomia Musculoesquelética
30
2

Disciplina em implantação

Vivências em Pilates
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
Anatomia Palpatória
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
Aspectos Clínicos da Neurofunção
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEDER LEAL XAVIER 25 anos e 7 meses Link
REGIS GEMERASCA MESTRINER 13 anos Link
Bases Biológicas das Infecções
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARJO CADO BESSA 13 anos Link
Cinesiologia I
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
PEDRO HENRIQUE DEON 10 anos e 7 meses Link
Disciplinas Eletivas
360
3

Disciplina em implantação

Farmacologia
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL FERNANDES ZANIN 2 anos Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos Link
Imunologia
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS ALEXANDRE SANCHEZ FERREIRA 22 anos e 7 meses Link
Patologia
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO LUIZ DAL MORO MAITO 22 anos e 11 meses Link
REGIS GEMERASCA MESTRINER 13 anos Link
Cinesiologia II
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
PEDRO HENRIQUE DEON 10 anos e 7 meses Link
Cinesioterapia I
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
Eletrotermofototerapia
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO AGOSTINI 13 anos Link
Fisioterapia Funcional
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
LEDER LEAL XAVIER 25 anos e 7 meses Link
Processo de Trabalho em Fisioterapia
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
Recursos Terapêuticos Manuais
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Bases Fisiológicas do Exercício Físico
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
PEDRO HENRIQUE DEON 10 anos e 7 meses Link
Fisioterapia Dermatofuncional
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
Fisioterapia Músculo - Esquelética I
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
Fisioterapia Neurofuncional
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
REGIS GEMERASCA MESTRINER 13 anos Link
Fisioterapia Pélvica
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
Fundamentos Clínicos do Método Pilates
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
Prática Assistida em Fisio. do Mov. Hum. I
45
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
FLAVIA FRANZ 17 anos e 3 meses Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Reabilitação Neurofuncional na Infância e Adolescência
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANELISE DE SALDANHA SIMON 4 anos Link
Cinesioterapia II
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
REGIS GEMERASCA MESTRINER 13 anos Link
Fisioterapia Músculo - Esquelética II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
Função Cardioventilatória I
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
Pesquisa em Saúde
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANE XAVIER ARTECHE 12 anos e 7 meses Link
ANGELO BRANDELLI COSTA 8 anos Link
Prat. Assistida em Fisiot. do Mov. Hum. II
45
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
Prát. Assist. em Func. Cardioventilatória I
45
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANELISE DE SALDANHA SIMON 4 anos Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
FLAVIA FRANZ 17 anos e 3 meses Link
Reabilitação Neurofuncional no Adulto e Idoso
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
REGIS GEMERASCA MESTRINER 13 anos Link
Cinesioterapia III
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
Fisioterapia Aquática
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PEDRO HENRIQUE DEON 10 anos e 7 meses Link
Fisioterapia Esportiva
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
Fisioterapia em Gerontologia
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Função Cardioventilatória II
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLARISSA NETTO BLATTNER 11 anos e 7 meses Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
Inovação em Saúde
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GIUSEPPE POTRICK STEFANI 6 anos e 1 m¿s Link
RENATA MEDINA DA SILVA 19 anos Link
Prát. Assistida em Função Cardiov. II
45
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLARISSA NETTO BLATTNER 11 anos e 7 meses Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
FLAVIA FRANZ 17 anos e 3 meses Link
Estágio Supervisionado I (115H)
115
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
ANELISE DE SALDANHA SIMON 4 anos Link
CLARISSA NETTO BLATTNER 11 anos e 7 meses Link
PEDRO HENRIQUE DEON 10 anos e 7 meses Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Função Cardioventilatória III
60
8

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA TORRES FAGGIANI 12 anos e 5 meses Link
Prática Assistida em Função Cardiov. III
45
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLARISSA NETTO BLATTNER 11 anos e 7 meses Link
EMERSON SOLDATELI BOSCHI 22 anos Link
FLAVIA FRANZ 17 anos e 3 meses Link
Seminários Clínicos em Fisioterapia
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Trabalho de Conclusão I
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA EDLER MACAGNAN 19 anos e 7 meses Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
REGIS GEMERASCA MESTRINER 13 anos Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
Estágio Supervisionado II (495h)
495
9

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (120h)
120
10

Disciplina em implantação

Estágio Supervisionado III (495h)
495
10

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão II
30
10
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLARISSA NETTO BLATTNER 11 anos e 7 meses Link
FERNANDA MARIA VENDRUSCULO 2 anos e 7 meses Link
MARA REGINA KNORST 23 anos Link
THAIS DE LIMA RESENDE 22 anos Link
..Dados atualizados até 27/03/2024