Curso de Ciência da Computação

1. Dados do Curso
Curso: Ciência da Computação Currículo Vigente: 98AJ
CARGA HORÁRIA 3210
CRÉDITOS 206
DURAÇÃO
TURNO Manhã / Noite*
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 003 Data 28/04/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28 de dezembro de 2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 5 D.O.U 17 de novembro de 2016
2. Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso em Ciência da Computação define o conjunto de competências e habilidades que se pretende que os alunos desenvolvam ao longo do curso. O perfil definido neste documento é baseado nas novas diretrizes curriculares nacionais (Barone, 2012), novas recomendações da ACM-IEEE para currículos em Ciência da Computação (Sahami and Roach, 2013) e em discussões conduzidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Ciência da Computação da Escola Politécnica.

Além de habilitado para atuação em um mercado crescente de indústrias de hardware e software que requerem conhecimento especializado nas subáreas da Computação contempladas pelo curso, o egresso terá aprofundada compreensão de conceitos necessários para o tratamento de realidades complexas e concepção de sistemas modernos. Como exemplos, podemos mencionar sistemas de processamento e análise de dados, altamente distribuídos, de alto desempenho, pervasivos, gráficos, embarcados, críticos, entre outros, já em surgimento e com tendência de aumento em sua demanda.

Competências

O egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve apresentar um perfil que inclua as seguintes competências:

  • Formação Sólida em Ciência da Computação;
  • Domínio dos Fundamentos Teóricos da Computação e de sua Influência na Prática Profissional;
  • Análise e Resolução de Problemas através do Pensamento Computacional;
  • Familiaridade com Projetos de Média e Larga Escala
  • Capacidade de Abordar Conhecimentos de outros Domínios além da Ciência da Computação
  • Consciência da Importância da Criatividade e Inovação na Formação e Atividade Profissional
  • Aplicação do Método Científico e Uso de Técnicas de Pesquisa e Fluência na Comunicação Científica (Escrita)
  • Consciência sobre a Importância da Educação Continuada
  • Comprometimento com a Responsabilidade Social e Profissional.

Uma discussão mais detalhada sobre o significado dessas competências é apresentada logo abaixo. Ao final de cada item, entre parênteses, são relacionadas as principais competências e habilidades apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de Graduação em Computação homologadas pela Resolução No 5 de 16/11/2016 do Ministério da Educação e Cultura tratadas em cada item.

Formação sólida em Ciência da Computação

Por Ciência da Computação entendemos uma série de conhecimentos que podem ser organizados em diversas grandes áreas, a saber: Lógica e Estruturas Discretas, Fundamentos de Desenvolvimento de Programas e Engenharia de Software, Linguagens Formais e Teoria dos Autômatos, Computabilidade e Complexidade Computacional, Algoritmos e Estruturas de Dados, Linguagens de Programação, Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas Operacionais, Projeto de Interfaces com o Usuário, Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Bancos de Dados e Recuperação da Informação, Inteligência Artificial, Ciência Computacional, Computação Concorrente, Paralela e Distribuída, Redes de Comunicação e Segurança da Informação além de Interpretadores e Compiladores (artigo 4o, parágrafo 1o, incisos I e III; artigo 5o, inciso III e parágrafo 1o).

Domínio dos Fundamentos Teóricos da Computação e de sua Influência na Prática Profissional

O egresso deve desenvolver ao longo do curso a capacidade de apreciar a importância tanto de práticas corretas para o desenvolvimento de sistemas computacionais quanto da compreensão das limitações teóricas da computação e a capacidade analítica que as questões teóricas da computação ajudam a desenvolver. Estes fundamentos teóricos incluem a descrição de modelos matemáticos de sistemas concorrentes, paralelos e distribuídos; a utilização da linguagem da matemática discreta para a descrição de componentes de software, suas interfaces e conexões; o uso da linguagem e do cálculo da lógica formal para a especificação da funcionalidade de algoritmos, além do uso de modelos computacionais que permitem estudar quais problemas podem, em princípio, ser resolvidos de forma algorítmica. Essas competências são exploradas nos eixos formativos Eixo 1 (Fundamentos teóricos) e Eixo 6 (Computação Distribuída e em Rede) (artigo 4o, parágrafo 1o, inciso IV; artigo 5o, incisos II, IV e parágrafo 1o).

Análise e Resolução de Problemas através do Pensamento Computacional

A capacidade de pensar criticamente está na essência da educação universitária e envolve uma grande variedade de habilidades cognitivas como identificar, avaliar e analisar argumentos válidos e alegações (supostamente) verdadeiras (Bassham et al., 2011). Em outras palavras é a competência em raciocinar de acordo com padrões intelectuais bem definidos como por exemplo, clareza, precisão, exatidão, relevância, imparcialidade, coerência e correção lógica. Esta é uma competência para raciocinar com palavras (Hurley, 2012, Corbett and Connors, 1998).

Pensar como um cientista da computação significa muito mais do que programar um computador. É necessário pensar em diversos níveis de abstração. O pensamento computacional envolve a solução de problemas, o projeto de sistemas além da compreensão do comportamento humano aproveitando os conceitos fundamentais da Ciência da Computação. De acordo com Jeannette Wing (Wing, 2006), o pensamento computacional capitaliza sobre a força e os limites dos processos associados a computação em geral. É pensar recursivamente. É julgar um programa não apenas por sua correção e eficiência, mas também por sua estética. É também avaliar um projeto de um sistema por simplicidade e elegância. Pensar computacionalmente é utilizar a abstração e a decomposição de forma sistemática no ataque de tarefas complexas ou no projeto de sistemas extensos e complexos. É escolher uma representação apropriada para um problema ou modelar os aspectos relevantes de um problema para torná-lo tratável. É pensar em termos de prevenção, proteção e recuperação dos piores casos possíveis através de redundância, correção de erros e contenção de danos. Pensamento computacional é aprender a usar heurísticas para descobrir uma solução. É planejar, aprender e agendar na presença de incerteza. Os eixos formativos Eixo 2 (Algoritmos e Programação) e Eixo 4 (Especificação e Construção de Sistemas) exploram estas competências desde o conceito de pensamento computacional à capacidade de construção de sistemas complexos (artigo 4o, inciso VII e parágrafo 1o, inciso V; artigo 5o, incisos I, VIII e parágrafo 1o).

Familiaridade com Projetos de Média e Larga Escala

O domínio de técnicas fundamentais de solução de problemas muitas vezes parte de enunciados simplificados como estudos de caso. Enquanto este tipo de abordagem se justifica do ponto de vista didático, ela não pode ser considerada suficiente para sozinha formar um profissional em Ciência da Computação. Desta forma, o egresso deve ter a capacidade de aplicar seu conhecimento técnico e capacidade de solução de problemas em projetos de maior porte que podem implicar tanto no aumento da complexidade das soluções algorítmicas ou tecnológicas como na gestão de trabalho em equipe. Neste sentido, deve apresentar conhecimento tanto teórico e tecnológico como capacidade de liderança que lhe permita conduzir equipes na busca das melhores soluções. Em seu perfil o estratégico deve se sobrepor ao operacional, sendo capaz de descrever e justificar objetivamente o projeto, suas etapas, as principais decisões e suas consequências (artigo 4o, parágrafo 1o, inciso VI; artigo 5o, incisos XI, XII).

Capacidade de abordar conhecimentos de outros domínios além da Ciência da Computação

Computadores e suas aplicações estão presentes em larga escala nos mais variados aspectos do mundo atual. Esta realidade oferece um amplo espectro de oportunidades, muitas das quais estreitamente relacionadas a outros domínios do conhecimento. Frequentemente, soluções computacionais exigirão do profissional da Computação a capacidade de interagir com diferentes áreas, buscando compreender a melhor forma de empregar suas habilidades e competências para auxiliar e resolver problemas a partir de uma percepção e atuação transdisciplinar. Neste cenário, é importante que o egresso tenha consciência da necessidade de estar apto a comunicar-se com especialistas de outras áreas e a aprender conceitos de diferentes domínios do conhecimento durante sua vida profissional. Esta transdisciplinaridade ocorre naturalmente nas disciplinas integradoras de curso (Pesquisa, Engenharia de Software e Trabalho de
Conclusão de Curso), bem como outras disciplinas de projetos e solução de problemas, onde o aluno é confrontado com problemas reais das mais diversas áreas (artigo 4o, inciso V e parágrafo 1o incisos II e VI).

Consciência da Importância da Criatividade e Inovação na Formação e Atividade Profissional

Inovação é uma das formas de movimentar a economia. Os negócios mais bem-sucedidos nos próximos anos serão resultado do balanceamento entre domínio analítico e originalidade intuitiva, combinados em uma interação dinâmica chamada de design thinking (Martin, 2009). De forma simplista, trata-se de converter ciência em tecnologia e tecnologia em negócio. É a capacidade de perceber oportunidades de aplicar o conhecimento, não apenas na solução de problemas ou demandas, mas mesmo de gerar demandas onde ninguém percebe uma necessidade em particular (Mota, 2009). Na área da Computação, a possibilidade de converter ideias em negócios sem a necessidade de grandes investimentos ou intermediários já é motivação para arriscar empreender. Inovação, por outro lado, é também motivação para estimular o viés científico e o pensamento computacional, ainda que com um olhar criativo, que permite perceber formas diferentes de aplicar o conhecimento ou de analisar um problema. A criatividade é antes de tudo um pensamento divergente e, desta forma, justifica-se como um dos principais pilares para a inovação (Henessy, 2008) (artigo 4o, incisos III, IV e VII; artigo 5o, inciso IV).

Aplicação do Método Científico e Uso de Técnicas de Pesquisa e Fluência na Comunicação Científica (Escrita)

Resumidamente, ciência pode ser compreendida como a observação e organização sistemática de fatos sobre condições e eventos associados a qualquer fenômeno de interesse (natural ou não) com o objetivo e formular leis e princípios sobre estes fatos. Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos e embora a utilização de métodos científicos não seja de uso exclusivo da ciência, sabemos que não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Entendemos pesquisa como o processo sistemático para coleta e análise de informação com o objetivo de aumentarmos nossa compreensão do fenômeno em estudo. Tipos importantes de pesquisa científica incluem básica, aplicada, exploratória, correlacional, explanatória e descritiva.

A fluência na comunicação, por sua vez, envolve a preparação de documentos e apresentações técnico/científicas sobre conteúdos que estejam baseados sobre conceitos matemáticos, lógicos e de computação. Em especial, fluência na escrita de documentos técnico/científicos é fundamental na Ciência da Computação e envolve questões relacionadas a estrutura, formato, mecânica, linguagem, voz, ilustrações e o uso adequado de referências (Zobel, 2005). A proficiência na escrita científica pode ser atingida através de estudo e prática. Em especial, possui dois objetivos claros: informar e persuadir o leitor (Alley, 1996).

A disciplina de Metodologia Científica, já no primeiro semestre, inicia o desenvolvimento destas competências, e é trabalhada em especial nas disciplinas do eixo de formação 7 (Metodologia e Integração) (artigo 5o, incisos VII e X).

Consciência sobre a Importância da Educação Continuada

A educação continuada se dá no processo de formação constante, em seguir sempre aprendendo, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. Considerar a educação continuada como opção implica em acreditar em projetos mais amplos que, incorporam sem ser objeto de estudo, o homem dentro de si mesmo, capaz de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e competências. A educação continuada no contexto da Computação torna possível atender as exigências de atualização em um ambiente no qual o ritmo dos avanços tecnológicos é intenso. É preciso constância na aprendizagem e no desenvolvimento de competências e habilidades; envolvimento em atividades de desenvolvimento profissional tais como certificações, gestão da formação e obtenção de conhecimento de domínio específico. A educação à distância é um segmento da educação continuada que se oferece como opção importante para manter a atualidade da formação profissional através da gestão de sua própria aprendizagem.

Ao logo do curso os alunos são colocados em contato com diversas atividades pedagógicas e eventos acadêmicos com temas relevantes em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias (palestras, workshops, minicursos) que nem sempre são tratados no curso e evidenciam a necessidade de aprendizagem contínua no mundo atual (artigo 4°, inciso VI; artigo 5°, incisos VI e IX).

Comprometimento com a Responsabilidade Social e Profissional

O homem deve ser ético, ou seja, deve ter consciência dos valores morais de conduta na sociedade e da sua profissão, devendo agir de acordo com tais valores. No caso profissional, a ética é um conjunto de regras expressas em um Código de Conduta, elaborado pelos conselhos de classe. No caso da inexistência de tal código ou conselho, espera-se que o egresso seja capaz de agir conforme os valores morais da sociedade em que está inserido (artigo 4o, incisos I e II).

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

Em consonância com as novas diretrizes curriculares da SBC, os currículos de Ciência da Computação não possuem disciplinas de estágio/prática profissional.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Cálculo I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINTIA RODRIGUES DE ARAUJO PEIXOTO 10 anos e 5 meses Link
DANIELA RODRIGUES 22 anos Link
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos Link
KARINA BENATO 13 anos Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 5 meses Link
PEDRO SICA CARNEIRO 13 anos Link
Fundamentos de Programação
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA PAULA ZAMIN SCHERER 1 m¿s Link
ANA PAULA TERRA BACELO 27 anos Link
ANDREA APARECIDA KONZEN 1 ano e 7 meses Link
DANIELA OLIVEIRA FERREIRA DO AMARAL 1 m¿s Link
LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA 38 anos Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos Link
OTAVIO PARRAGA 7 meses Link
Introdução à Computação
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
ANDREA APARECIDA KONZEN 1 ano e 7 meses Link
CRISTINA MOREIRA NUNES 23 anos Link
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 7 meses Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos Link
Matemática Discreta
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINTIA RODRIGUES DE ARAUJO PEIXOTO 10 anos e 5 meses Link
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos Link
KARINA BENATO 13 anos Link
Metodologia Científica
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DALVAN JAIR GRIEBLER 3 anos Link
DANIELA OLIVEIRA FERREIRA DO AMARAL 1 m¿s Link
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos Link
ÉTICA E CIDADANIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 7 meses Link
Algoritmos e Estrutura de Dados I
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
ALINE DE CAMPOS 7 meses Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos Link
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 7 meses Link
ISABEL HARB MANSSOUR 25 anos Link
LEONARDO RODRIGUEZ HEREDIA 4 anos e 2 meses Link
LUAN FONSECA GARCIA 7 meses Link
ROLAND TEODOROWITSCH 11 anos Link
Banco de Dados I
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE DE CAMPOS 7 meses Link
AZRIEL MAJDENBAUM 9 anos e 7 meses Link
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ 31 anos e 7 meses Link
Cálculo II
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos Link
Disciplinas Eletivas
360
2

Disciplina em implantação

Fundamentos de Sistemas Digitais
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO GEHM MORAES 28 anos Link
IACANA IANISKI WEBER 1 ano e 1 m¿s Link
MARLON LEANDRO MORAES 11 anos Link
Lógica para Computação
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUAN FONSECA GARCIA 7 meses Link
MICHAEL DA COSTA MORA 28 anos Link
Programação Orientada a Objetos
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BERNARDO COPSTEIN 34 anos Link
DANIEL ANTONIO CALLEGARI 21 anos e 7 meses Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 29 anos e 7 meses Link
Algoritmos e Estruturas de Dados II
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos Link
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 7 meses Link
LEONARDO RODRIGUEZ HEREDIA 4 anos e 2 meses Link
MARCELO COHEN 28 anos Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos Link
Banco de Dados II
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE DE CAMPOS 7 meses Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 1 m¿s Link
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ 31 anos e 7 meses Link
EDUARDO HENRIQUE PEREIRA DE ARRUDA 29 anos e 7 meses Link
Linguagens, Autômatos e Computação
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREA APARECIDA KONZEN 1 ano e 7 meses Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos Link
Organização e Arquitetura de Processadores
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO MISSIO MARCON 28 anos e 7 meses Link
IACANA IANISKI WEBER 1 ano e 1 m¿s Link
Probabilidade e Estatística
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 21 anos e 7 meses Link
FILIPE JAEGER ZABALA 13 anos Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos Link
SERGIO KAKUTA KATO 15 anos e 7 meses Link
Programação de Baixo Nível
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDERSON ROYES TERROSO 24 anos Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos Link
MARCELO COHEN 28 anos Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos Link
Prática em Pesquisa
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DALVAN JAIR GRIEBLER 3 anos Link
MILENE SELBACH SILVEIRA 29 anos e 7 meses Link
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos Link
Computação Gráfica
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO SARROGLIA PINHO 33 anos e 7 meses Link
Engenharia de Software I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA PAULA TERRA BACELO 27 anos Link
DILNEI VENTURINI 29 anos Link
Fundamentos de Desenvolvimento de Software
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
BERNARDO COPSTEIN 34 anos Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 29 anos e 7 meses Link
Fundamentos de Processamento Paralelo e Distribuído
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO FONTICIELHA DE ROSE 25 anos e 5 meses Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos Link
MARCELO VEIGA NEVES 10 anos e 1 m¿s Link
Infraestrutura para Gestão de Dados
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 1 m¿s Link
EDUARDO HENRIQUE PEREIRA DE ARRUDA 29 anos e 7 meses Link
Programação Funcional
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 7 meses Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos Link
Álgebra Linear e Geometria Analítica
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINTIA RODRIGUES DE ARAUJO PEIXOTO 10 anos e 5 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 5 meses Link
PEDRO SICA CARNEIRO 13 anos Link
Engenharia de Software II
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos Link
MIGUEL GOMES XAVIER 6 anos e 1 m¿s Link
Experiência do Usuário
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MILENE SELBACH SILVEIRA 29 anos e 7 meses Link
RAFAEL MATONE CHANIN 12 anos e 7 meses Link
SILVIA MARIA WANDERLEY MORAES 26 anos e 7 meses Link
Métodos Numéricos
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA 27 anos e 7 meses Link
Projeto de Desenvolvimento de Jogos
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO COHEN 28 anos Link
Projeto e Otimização de Algoritmos
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA 27 anos e 7 meses Link
RAFAEL SCOPEL SILVA 1 ano e 7 meses Link
Sistemas Operacionais
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO PASSUELO HESSEL 31 anos Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos Link
SERGIO JOHANN FILHO 10 anos e 7 meses Link
Teoria da Computabilidade e Complexidade
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA 27 anos e 7 meses Link
Fundamentos de Redes de Computadores
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTINA MOREIRA NUNES 23 anos Link
Inteligência Artificial
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCAS RAFAEL COSTELLA PESSUTTO 1 m¿s Link
SILVIA MARIA WANDERLEY MORAES 26 anos e 7 meses Link
Laboratório de Redes de Computadores
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CRISTINA BENSO DA SILVA 28 anos e 7 meses Link
CRISTINA MOREIRA NUNES 23 anos Link
SERGIO JOHANN FILHO 10 anos e 7 meses Link
Laboratório de Sistemas Operacionais
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MIGUEL GOMES XAVIER 6 anos e 1 m¿s Link
Métodos Formais para Computação
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos Link
Prática em Engenharia de Software
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AZRIEL MAJDENBAUM 9 anos e 7 meses Link
Aprendizado de Máquina
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OTAVIO PARRAGA 7 meses Link
Construção de Compiladores
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
Redes de Computadores Avançadas
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
TIAGO COELHO FERRETO 20 anos Link
Simulação e Métodos Analíticos
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AFONSO HENRIQUE CORREA DE SALES 12 anos Link
Trabalho de Conclusão I
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
ALINE DE CAMPOS 7 meses Link
AVELINO FRANCISCO ZORZO 33 anos Link
AZRIEL MAJDENBAUM 9 anos e 7 meses Link
CESAR AUGUSTO FONTICIELHA DE ROSE 25 anos e 5 meses Link
DALVAN JAIR GRIEBLER 3 anos Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 1 m¿s Link
DILNEI VENTURINI 29 anos Link
FABIANO PASSUELO HESSEL 31 anos Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos Link
LUAN FONSECA GARCIA 7 meses Link
LUCAS SILVEIRA KUPSSINSKU 2 anos e 7 meses Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 29 anos e 7 meses Link
MARCIO SARROGLIA PINHO 33 anos e 7 meses Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos Link
MILENE SELBACH SILVEIRA 29 anos e 7 meses Link
SABRINA DOS SANTOS MARCZAK 15 anos e 5 meses Link
TIAGO COELHO FERRETO 20 anos Link
Atividades Complementares (120H)
120
8

Disciplina em implantação

Computação Paralela
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO FONTICIELHA DE ROSE 25 anos e 5 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos Link
Segurança de Sistemas
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AVELINO FRANCISCO ZORZO 33 anos Link
Sistemas Distribuídos
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos Link
Trabalho de Conclusão II
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos Link
ANDREA APARECIDA KONZEN 1 ano e 7 meses Link
DILNEI VENTURINI 29 anos Link
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ 31 anos e 7 meses Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos Link
LEONARDO RODRIGUEZ HEREDIA 4 anos e 2 meses Link
LUCAS SILVEIRA KUPSSINSKU 2 anos e 7 meses Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 29 anos e 7 meses Link
MARCELO VEIGA NEVES 10 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL SCOPEL SILVA 1 ano e 7 meses Link
SILVIA MARIA WANDERLEY MORAES 26 anos e 7 meses Link
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos Link
TIAGO COELHO FERRETO 20 anos Link
..Dados atualizados até 28/03/2024