Depoimentos



Depoimentos de Ex-Alunos de graduação da FAMED-PUCRS

A FAMED está disponibilizando em sua página eletrônica depoimentos de ex-alunos.
Esta página visa divulgar para os alunos da graduação, assim como futuros calouros, a relevância do papel da FAMED-PUCRS na formação médica, através de relatos de sucesso profissional e satisfação pessoal de ex-alunos.

Os depoimentos recebidos seguem o seguinte formato:
Comentário sobre o papel da FAMED como de partida para a vida profissional e algum diferencial que marcou sua formação na FAMED/PUCRS.
Nome:
Ano de formatura:
Especialidade, residência e formação:
Atividades atuais:

DEPOIMENTOS


"A nossa querida Faculdade de Medicina foi o início de minha carreira profissional que eu considero competente, honesta e ética. Nela não aprendi só ciência, mas também diretrizes de como fazer uma boa medicina.
Devo muito aos meus mestres e lembro sempre deles com muito carinho, pois exercer esta profissão já e difícil e ensinar, mais complexo ainda. Desejo à todos um forte abraço, especialmente aos meus prezados professores, Dra .Maria Helena Itaqui Lopes e Dr. Carlos Fernando Francisconi."

Nome: Eduardo Antonio Miranda Lopes
Ano de formatura: 1985
Especialidade, residência e formação: GColoproctologia, Colonoscopia e Cirurgião Geral.
Atividades atuais: Médico Auditor da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e consultório particular em Taquara-RS.



"Muito me orgulho da Faculdade humanizada que fiz e que me proporcionou gostar de pessoas e buscar compreendê-las não só na sua doença. Também serviu como importante alicerce do meu constante aprendizado e proporcionou, na minha longa estadia nesta Universidade cada vez mais destacada no cenário da pesquisa nacional, agradável convivência com colegas e professores desta Instituição."

Nome: Adriani Oliveira Galão
Ano de formatura: 1995
Especialidade, residência e formação: Ginecologia e Obstetrícia na PUCRS.
Atividades atuais: Professora Adjunta do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



"A FAMED/PUCRS, sem sombra de dúvidas, tem um diferencial na formação de seus alunos que é a ênfase na semiologia e na relação médico-paciente. Essa diferença é percebida por todos, por nós quando trabalhamos com profissionais formados em outras universidades, pelos colegas, pelos preceptores, inclusive por eles - os pacientes - que são a base de nossa profissão. Muito me orgulho dos anos vividos nessa Universidade e a cada retorno ao Campus e ao Hospital São Lucas sinto muita saudade dos amigos e professores que fizeram parte da minha formação."

"It`s better to known what sort of patient has a disease than what disease a patient has" Sir William Osler

Nome: Adriana Hendler Mota
Ano de formatura: 2006
Especialidade, residência e formação: Residência em Medicina Interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição 2007-2008
Atividades atuais: Residente de Gastroenterologia do HNSC 2009-2010.



"O tempo e a distância diluem alguns registros e reforçam outros. Aqui da Austrália, no segundo ano como fellow em Oncologia Clínica, eu vejo quanto a FAMED/PUC foi importante na minha formação e como a ênfase na relação humana continua me abrindo portas com colegas e pacientes mesmo num outro país, com uma diferença cultural tão importante. Disto nunca vou me esquecer e certamente fez a diferença!" Obrigada.

Nome: Alessandra Bastian Francesconi
Ano de formatura: 2002
Especialidade, residência e formação: Residência em Medicina Interna: HSL PUC 2003-2005. Residência em Oncologia Clinica: Hospital Santa Rita - Complexo Hospitalar da Santa Casa.
Atividades atuais: Fellow em Oncologia Clínica no Royal Brisbane and Women's Hospital / Brisbane/ Austrália



"Pra mim, a principal característica da nossa formação é o valor dado ao tratamento com o paciente, somos a única faculdade de medicina do estado que tem em seu currículo dois semestres inteiros de semiologia, disponibilizando o tempo e, logo, a tranqüilidade, necessários para os nossos primeiros encontros com os doentes. Foi exatamente esta característica que me despertou o interesse pela Medicina Interna, para mim, não há nada mais gratificante do que fazer um diagnóstico correto e, assim, ter a chance de proporcionar o tratamento adequado para o meu paciente.
Os professores são um capítulo a parte: extremamente capacitados, habilidosos e sempre disponíveis, seja para resolver dúvidas ou discutir casos. O fato de termos uma turma desde o início também é um enorme diferencial, fazemos amigos para a vida, da minha turma saíram muitos padrinhos de filhos, de casamentos e amigos pra toda a vida.
A FAMED me despertou a curiosidade sobre a vida dos meus pacientes e a vontade de me aperfeiçoar até a excelência para, se possível, ensinar as futuras gerações, naquelas mesmas cadeiras, o que nomes como Leonel Lerner, Ivan Antonello, Carlos Kupski, Maria Helena Itaqui Lopes, Jorge Luiz Hornos, Antonio Carlos Frasson me ensinaram: a busca incessante pelo conhecimento, mas principalmente, o carinho e a compaixão pelos meus pacientes."

Nome: Alice Gallo de Moraes
Ano de formatura: 2006
Especialidade, residência e formação:Formada em 2006 pela PUCRS, especialista em Medicina Interna pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. Residente em Medicina Interna do Jakson Memorial Hospital/ Miami VA Medical Center/ University of Miami Miller School of Medicine.
Atividades atuais: Residência em Medicina Interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição.



"Eu sempre gosto de frisar que a maior diferença do médico formado pela PUCRS é a capacidade de ouvir o paciente, que nos é ensinada na Semiologia exaustivamente. A empatia, o afeto, a humanização da Medicina. Mas o ponto forte da faculdade que cursei é a modelagem que temos ao conviver com professores excepcionais nas diversas áreas, que nos inspiram e nos marcam para sempre, deixando saudades."

Nome: Aline Maria Swarowsky
Ano de formatura: 1999
Especialidade, residência e formação: Endocrinologista, com Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no HSL-PUCRS
Atividades atuais: Professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da UNISC.



"Com muito carinho recordo dos meus colegas e professores durante os meus anos na FAMED/PUCRS. A convivência com o grupo de colegas e, principalmente, com o corpo docente foi fundamental na minha formação, tanto nos aspectos técnico-científico como na relação com o paciente. Os bons exemplos e os conhecimentos adquiridos, atualmente refletem, de forma marcada, na minha atuação profissional."

Nome: Claus Dieter Dummer
Ano de Formatura: 1992
Especialidade/Local de residência: Nefrologia/HSL-PUCRS
Atividades atuais: Médico nefrologista em Santa Cruz do Sul. Professor de Semiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).



"Quando encontramos alunos egressos da FAMED/PUCRS podemos sentir e compartilhar aqueles ideais passados por nossos professores. Eles nos mostraram que tão importante quanto adquirir conhecimentos e habilidades são os relacionamentos interpessoais, comprometimento com o paciente e um olhar mais humanizado no cenário da profissão médica."

Nome: Cynthia Caetano
Ano de formatura: 1998
Especialidade/Residência: Nefrologia HSL-PUC
Atividades Atuais: Nefrologista, Coordenadora da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Santa Cruz e Professora do Curso de Medicina da UNISC.



"Desde o início da Faculdade, a PUCRS foi sempre um lugar especial. Dentro da turma, cultivei amizades que sustento até hoje. Em relação ao ensino, um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de o aluno se aproximar dos professores, que em muitas outras escolas médicas são bastante distantes. Acompanhar, no Bloco Cirúrgico, professores da Anatomia e participar dos estágios de férias no Serviço de Cirurgia foram criando e fortificando os laços com essa especialidade. Durante a Residência de Cirurgia Geral e, na sequência, Cirurgia do Aparelho Digestivo, ambas no Hospital São Lucas da PUCRS, pude conviver com grandes mestres e colegas e colocar em prática a ensinada relação médico-paciente, que sem dúvida, é diferencial em nossa formação, que valoriza muito o respeito e a empatia pelo ser humano."

Nome: Daniel Weiss Vilhordo
Ano de formatura: 2003
Especialidade, residência e formação: Cirurgia do Aparelho Digestivo HSL-PUCRS (2006-2007), Cirurgia Geral (2004-2005) HSL-PUCRS, Graduação FAMED PUCRS(2003)
Atividades atuais: Membro adjunto Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo HSL, Instrutor do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Mestrando em Ciências Cirúrgicas UFRGS.



Os seis anos na faculdade de medicina da PUCRS foram muito importantes na minha vida. Tive a oportunidade de aprimorar valores já vivenciados anteriormente com minha família e amigos. Presenciei o amor à vida, às pessoas, ao conhecimento, à verdade. Vivenciei o respeito às diferenças e ao ser humano em todas as suas etapas do ciclo vital, bem como a valorização do relacionamento interpessoal, visando a um trabalho integrado em busca do nosso bem maior: a qualidade de vida do paciente. Aprendi com as palavras e atitudes dos professores a manter um posicionamento humilde e empático junto ao paciente diante da finitude de sua vida. Certamente, o amparo, o afeto e a nossa presença nesse momento transcendem as limitações da ciência. Devido ao meu reconhecimento à faculdade de medicina da PUCRS, após a colação de grau, enviei a seguinte mensagem de agradecimento aos nossos mestres:
"Prezados professores, eu sou muito grata aos senhores por seus ensinamentos, exemplo como médicos e pessoas, atenção, disponibilidade, paciência, amizade, aulas, demonstrações técnicas e humanas. Profundamente, muito obrigada por tudo! Cresci profissional e pessoalmente com a sua contribuição durante esses seis anos. Desejo-lhes que continuem tendo sucesso como médicos, professores e pessoas. Felicidades a todos, juntamente com suas famílias. Sentirei saudades. Um grande abraço, Fabiane Copetti - ATM 2009 PUCRS"

Nome: Fabiane Vieira Sá Copetti
Ano de formatura: 2009



"Na FAMED/PUCRS tive professores que serviram de exemplo para buscar novos horizontes."

Nome: Fernando C. Fervenza
Ano de formatura: 1982
Especialidade, residência e formação: Nefrologista formado pelo HSL/PUCRS em 1984. Em 1985 começou doutorado no Jesus Colleg, atuando também como médico na Renal Unit, Churchill Hospital, Oxford, UK. Em 1991 continuou sua formação como pós-doutorado na Stanford University, California, USA.
Atividades atuais: Desde 1999 trabalha na Division of Nephrology and Hypertension da Mayo Clinic, coordenando a divisão Parenchymal Renal Disease e é o Diretor da Mayo Nephrology Collaborative Group. Atua também como professor da Mayo Clinic College of Medicine, Rochester, Minnesota, USA.



"Fui da primeira turma de médicos da PUCRS. A fundação do meu pensamento em saúde se fez na FAMED/PUCRS. Naqueles anos e nos que se sucederam, aprendi que na medicina, além do desenvolvimento científico e tecnológico, são valores fundamentais: a solidariedade, a empatia com o sofrimento alheio e o atendimento à pessoa na sua integralidade."

Nome: Ivan Carlos Ferreira Antonello
Ano de formatura: 1975
Especialidade, residência e formação: Medicina Interna e Nefrologia no Hospital São Lucas da PUCRS, Mestrado em Clínica Médica/Nefrologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1984 e Doutorado em Medicina na PUCRS em 1999.
Atividades atuais: Professor de Medicina da FAMED-PUCRS, Diretor da FAMED-PUCRS entre 2004/2008 e médico nefrologista do Serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas da PUCRS.



"Após a formatura em 05/12/1975, entrei como auxiliar de ensino na Parasitologia em 10/08/1976, a convite do Prof. Oscar May Pereira, com quem havia feito 4 anos de monitoria na disciplina de Parasitologia. Após minha residência médica fui transferido para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, por sugestão do próprio Oscar e convite do Dr. Nilo Luz, local onde fiz minha vida. De auxiliar de ensino, passei a professor adjunto, agora titular, tendo exercido todos os cargos possíveis, com muito orgulho. Minha vida foi pautada pela Famed que me criou, me orientou e deu condições de exercer a medicina particular que faço hoje. Melhor que a FAMED-PUCRS, só minha família."

Nome: João Alfredo Piffero Steibel
Ano de formatura: 1975
Especialidade, residência e formação: Ginecologia e Obstetrícia, com residência médica na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Universitário da PUCRS, tendo realizado Mestrado na PUCRS e Doutorado na UNESP.
Atividades atuais: Consultório médico de ginecologia e obstetrícia e professor titular do departamento de Ginecologia e obstetrícia da FAMED-PUCRS.



"Sempre tive muito orgulho de ser da PUCRS, tanto como aluno, quanto como professor. Visto a camiseta desta instituição em todo lugar que vou. Na PUCRS tive toda a base para tudo que consegui construir, não só em conhecimentos médicos, mas em formação pessoal. Sou identificado com esta Universidade."

Nome: José Vicente Spolidoro
Ano de formatura: 1981
Especialidade, residência e formação: Residência em Pediatria no Hospital da criança Santo Antônio em 1982 e 1983; Especialização em Gastroenterologia Pediátrica e Terapia Nutricional em Los Angeles (UCLA) de 1985 a 1987; Mestrado e doutorando em pediatria.
Atividades atuais: Professor da FAMED-PUCRS; Coordenador da equipe multiprofissional em terapia nutricional do Hospital São Lucas da PUCRS; Coordenador da equipe multiprofissional em terapia nutricional do Hospital Moinhos de Vento; Chefe do Serviço de Endoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS; Chefe da Gastroenterologia Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS e Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.



"A FAMED/PUCRS foi muito importante não só na minha formação teórica mas também moral e ética, devido a preocupação em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Diferencia-se pela ênfase na relação médico paciente e uma prática médica consciente. É uma faculdade que oferece excelente infra-estrutura e oportunidade de continuidade após a graduação com a residência médica e cursos de pós-gradução."

Nome: Julia de Barros Machado
Ano de formatura: 2004
Especialidade, residência e formação: Ginecologista e Obstetra, residência no Hospital São Lucas da PUCRS, formação na Faculdade de Medicina da PUCRS
Atividades atuais: Mestranda da Faculdade de Medicina da PUCRS e membro do Serviço de Obstetrícia do HSL-PUCRS



"Na FAMED não fiz apenas a minha formação médica: fiz toda a base profissional e pessoal da minha vida. Hoje, a cada paciente que atendo, sei que a semiologia e a clínica internalizadas me alimentam a intuição em direção ao diagnóstico e tratamento. E, ao fazer a preceptoria de meus alunos da Residência em Psiquiatria do HMIPV-UFCSPA, percebo um pouco dos meus Mestres em mim através do processo de ensino-aprendizagem."

Nome: Madeleine Scop Medeiros
Ano de formatura: 1991
Especialidade, residência e formação: Psiquiatra, Mestre em Neurociências pela PUCRS/2008.
Atividades Atuais: Preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da UFCSPA-HMIPV e atendimento em consultório.



"Estudar na FAMED teve um diferencial que marcou toda a minha trajetória profissional. Em primeiro lugar considero o incentivo a iniciação científica (IC) que tive contato ao passar pela disciplina de Neurologia em 1980, quando o Prof. Jaderson Costa da Costa retornando de "fellowship" na Harvard iniciou um núcleo de IC ligado ao Serviço de Neurologia. O contato com a pesquisa acadêmica, a participação ativa em eventos científicos, o treinamento para publicação recebidos nesta época marcaram de forma extremamente positiva a trajetória profissional de todos que fizeram parte deste grupo. A seguir, no sexto ano, a oportunidade de participar do Programa Latino-americano de intercâmbio, com a Universidade de Miami, foi fundamental na decisão de seguir carreira acadêmica e de pesquisa junto a atividade clínica. Outro aspecto, do ponto de vista pessoal, e não menos importante que os profissionais, foi a possibilidade de conviver durante seis anos com uma mesma turma de colegas, sempre unida e coesa, que deixou amizades duradouras cultivadas até hoje."

Nome: Magda Lahorgue Nunes
Ano de formatura: 1982
Especialidade, residência e formação: Neurologia Infantil e Medicina do sono; Residência Médica em Pediatria - HSL-PUCRS; Residência Médica em Neurologia - HSL-PUCRS; Doutorado em Neurociências UNICAMP-SP; Pós Doutorado em Neurociências Albert Einstein College of Medicine NY, USA.
Atividades atuais: Neurologista infantil membro do Staff do Serviço de Neurologia do HSL PUCRS; Coordenadora do setor de EEG e PSG do Laboratório de Neurofisiologia Clínica do HSL PUCRS; Coordenadora do Laboratório de Neurociências do IPB; Professora Adjunta ao Departamento de Medicina Interna /Neurologia da FAMED PUCRS; Coordenadora do PG em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.



"Eu gosto de conversar com minhas pacientes e com os seus queridos mais próximos. Diante do diagnóstico do câncer de mama, de cada pessoa vai emergir o seu próprio sentimento. Nessa hora, respeito é tão imprescindível quanto o conhecimento. Por isso, cada paciente merece ter o seu atendimento pessoalizado, tanto quanto possível. Isso é tratamento humanizado, e da minha passagem pela FAMED/PUCRS, é o que mais destaco como essencial ter aprendido durante a minha formação."

Nome: Maira Caleffi
Ano de formatura: 1981
Especialidade, residência e formação: Graduada em Farmácia (UFRGS), 1980 e Medicina (PUCRS), 1981; Residência Médica, Ginecologia e Obstetrícia (HCPA); Especialista em Mastologia, Doutora em Cirurgia Oncológica (Guy's Hospital Escola de Medicina - University of London); Pós-Doutora Biologia Molecular e especialista em Princípios de Proteção Radiológica (Universidade Vanderbilt - USA).
Atividades atuais: Atua como médica mastologista sendo Fundadora do IMAMA (1993)- Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, a primeira Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) na área da Saúde no país com projetos inéditos nos campos de Saúde e Terceiro Setor. Desde 2003, atua na Associação Hospitalar Moinhos de Vento como Coordenadora do Núcleo Mama Moinhos, centro de referência de atenção à saúde da mama, e com uma linha de pesquisa na área de Gestão da Saúde da Mama, no Projeto Núcleo Mama Porto Alegre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do Instituto da Mama, junto ao Hospital Parque Belém. Em 2006, assumiu a Primeira Presidência da FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas em Apoio à Saúde da Mama, trabalho voluntário precedido pelo projeto TTB - Te Toca Brasil, com a proposta de criar uma agenda única nacional.


"Difícil expressar em palavras o orgulho de ter estudado na PUC. A impressão que eu tenho que existe uma preocupação de todos os professores/ mentores na formação dos alunos não somente como médicos, mas como pessoas. Hoje sinto um prazer enorme em olhar para trás e ver que o alicerce para alcançar o sucesso profissional começou na interação diária com excelentes professores, muitos dos quais tenho um carinho especial e mantenho contato até hoje."

Nome: Marcelo Blaya
Ano de Formatura: 1997
Especialidade, Residência e Formação: Hematologia e Oncologia. Em 1999, concluiu Residência Medica em Medicina Interna pelo Hospital São Lucas da PUCRS, Em 2001 foi aceito para residência em Medicina Interna no Jackson Memorial Hospital, como parte do William J Harrington Training Program for Latin America, que seleciona 12 médicos da America Latina por ano para cursar residência neste hospital. Durante esse período, recebeu o Eric Reiss Award, o qual é dado ao [best teaching resident]. Em 2007, concluiu Fellowship em Hematologia e Oncologia, também no Jackson Memorial/ Sylvester Câncer Center e desde então é professor de Hematologia e Oncologia na Tulane University, em New Orleans, USA.


"O que mais me marcou na formação, além da ótima formação técnica, foi o ensinamento sobre a excelência da relação médico-paciente-família, fortalecendo valores como respeito, comprometimento, solidariedade e empatia."

Nome: Margareth Salerno
Ano de formatura: 1983
Especialidade, residência e formação: Pediatria no Hospital São Lucas da PUCRS.
Atividades atuais: Professora de Pediatria da FAMED-PUCRS, Coordenadora Adjunta do Departamento de Pediatria da FAMED-PUCRS e clínica pediátrica.



"Tenho passado a maior parte da minha vida ligada a FAMED/PUCRS. Sinto orgulho e alegria por fazer parte deste time de profissionais e de ter a oportunidade não só de formar muitos valores, mas de consolidá-los."

Nome: Maria Helena Itaqui Lopes
Ano de formatura: 1977
Especialidade, residência e formação: Medicina Interna e Gastroenterologia, com Residência Médica concluída em 1979, no Hospital São Lucas; Especialista em Educação pela PUCRS em 1988 e Doutora em Medicina Interna.
Atividades atuais: Professora Adjunta do Departamento de Medicina Interna da FAMED desde 1980 e Coordenadora deste Departamento desde 2005; Vice-Diretora da FAMED.



"Formado em 1976, segunda turma de Médicos da PUCRS, sinto-me completamente realizado profissional e pessoalmente, baseado nos princípios que aprendi com os Irmãos Maristas: o sucesso de qualquer empreendimento depende de três variáveis que podemos controlar: presença, competência e transcendência."

Nome: Plínio Carlos Baú
Ano de formatura: 1976
Especialidade, residência e formação: Mestre em Educação e Doutor em Cirurgia pela PUC. A Residência Médica foi em Cirurgia Geral, com a primeira turma do Hospital São Lucas, recém inaugurado; em 1990 introduzimos a Cirurgia videolaparoscópica na PUCRS.
Atividades Atuais: Atuo como Cirurgião Geral, Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital São Lucas da PUCRS, bem como do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo; Supervisor do Departamento Médico Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.



"Tenho muito orgulho de ter cursado Medicina na PUCRS. Além de me proporcionar uma excelente formação, com ótimos professores e um hospital de ponta no país, aprendi com meus mestres qualidades fundamentais para se ter sucesso na profissão: ética, humildade, empatia, respeito ao paciente, busca pelo saber e perseverança. Sou muito grato à minha Faculdade, e cultivo um carinho especial por todos os professores e funcionários. Hoje tenho meu consultório próprio, local fascinante onde cada dia aprendo mais com meus pacientes."

Nome: Roberto Chiumeo do Nascimento
Ano de formatura: 1999
Especialidade, residência e formação: Residência médica e títulos de Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia pela UFRGS.
Atividades atuais: consultório próprio.



"Além de tudo que é necessário para ser médico, levei do curso de medicina e, principalmente, de seus professores um modelo. Modelo de como ser comprometido com o paciente, de como se colocar no lugar das pessoas, de como ser HUMANO."

Nome: Vinícius Alves Moraes
Ano de formatura: 2000
Especialidade: Psiquiatria CEJBF/FFFCMPA
Atividades atuais: Psiquiatra Clínico, Professor do Curso de Medicina da UNISC e Psiquiatra do CAPSIA de Santa Cruz do Sul.