Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

O Torneio Empreendedor PUCRS foi idealizado visando estimular a cultura empreendedora na Universidade para o mundo. Neste sentido, possibilita aos alunos de diversas áreas acadêmicas um momento de aprendizado em que serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos através de um Torneio.

Mais do que uma competição, um aprendizado:

Conhecer

Design Thinking, Modelagem de Negócio, Teste de Mercado e Pitch. É novidade para você? Parece estranho? Mantenha a calma. Estas metodologias e técnicas serão instruídas através de palestras e oficinas teórico-práticas para o desenvolvimento das ideias de negócio.

Aplicar

Ideia perdeu o acento. Essa foi a única coisa que realmente mudou. Fora isso, tudo igual: uma boa ideia muda tudo.

Por isso, é preciso que sejam testadas frente as expectativas dos potenciais consumidores.

Praticar

Praticar com espírito de competição, pois as ideias de negócio serão apresentadas a um júri avaliador que irá eleger os projetos vencedores.

E para os projetos vencedores o trabalho continua com:

* Programa de Empreendedorismo IDEAR com Mentoria e avaliação QEMP (Quoeficiente Empreendedor), criado pela Clinton Education;

* Programa Startup Garagem ou Programa Equivalente de Pré-Incubação da Incubadora Raiar da PUCRS;

* Possibilidade de uma viagem para São Paulo para participar do Campus Party, maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital.

Data Atividade Carga Horária
03/set – SÁBADO Abertura do Torneio 4 horas
9h as 13h
05/set – SEGUNDA Etapa 1: Formação de Equipes & Effectuation
Equipes com habilidades e perfil complementares. Responder as perguntas: quem eu sou, o que sei fazer e quem eu conheço.
10/set – SÁBADO Café com Mentoria 2 horas
12/set – SEGUNDA Etapa 2: Identificação e Exploração do Problema
Através da ferramenta Árvore de Problemas, as equipes definirão um problema central, suas causas e efeitos. Ao final, deverão submeter a árvore de problemas.
17/set – SÁBADO Café com Mentoria 2 horas
19/set – SEGUNDA Etapa 3: Estruturação do Modelo de Negócios
Através da ferramenta: Lean Canvas, a equipe desenvolverá um processo iterativo e visual para a construção do modelo de negócio.
24/set – SÁBADO Café com Mentoria 2 horas
26/set -SEGUNDA Etapa 4: Construindo o MVP
Criar o MVP(Produto Minimamente Viável) do projeto, isto é, a versão inicial.
01/out – SÁBADO Café com Mentoria 2 horas
03/out – SEGUNDA Etapa 5: Elevator Pitch
As equipes deverão criar um Elevator Pitch, um vídeo de até 90s para apresentarem seus projetos.
22/out – SÁBADO Oficina de PITCH para os finalistas 2 horas
10h às 12h
29/out – SÁBADO Consultorias individuais para os finalistas 20 min por equipe 2 horas
10/nov – QUINTA Pitch Day do Torneio
(5 min de Pitch + 5 min de perguntas)
10 min por equipe
PRESENCIAL

*As datas da programação poderão ocorrer alterações.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Av. Ipiranga, 6681

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Não sou aluno da PUCRS, posso participar?

Sim, o Torneio Empreendedor está aberto a comunidade.

As inscrições ocorrem individualmente ou por equipe?

Individualmente. Cada participante deverá realizar a sua própria inscrição.

Tenho uma ideia mas não tenho equipe, o que faço?

Você poderá encontrar parceiros para formar uma equipe na Carreira Empreendedora, 1ª Etapa do Torneio Empreendedor.

Não tenho uma ideia de negócio mas gostaria de participar, é possível?

Não se preocupe, não é preciso ter uma ideia. O Torneio Empreendedor é para aqueles que tem vontade e brilho no olho.

Posso participar sozinho(a)?

A escolha é sua. Sozinho(a) ou com equipe, o espírito empreendedor é o que vale!

Posso participar do Torneio fazendo parte em mais de uma equipe?

Não, cada participante só poderá participar de apenas em uma equipe.

Leia o regulamento para compreender os critérios de avaliação e classificação do Torneio.

letterign-Idear-150 logo-inovapuc-300x266 logo-face

Patrocínio