Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

A Faculdade de Teologia da PUCRS, através do Departamento de Cultura Religiosa e do Programa de Pós-Graduação em Teologia, vem promovendo, anualmente, um Simpósio Bíblico. A Bíblia é a fonte primeira da fé cristã,  e o Antigo Testamento também o é para o Judaísmo. Proporcionar eventos de atualização nas pesquisas e nos estudos dos diversos livros bíblicos é uma contribuição importante que a PUCRS, através da FATEO, oferece à Comunidade Acadêmica e a todos os interessados. Neste ano, o Simpósio abordará o Profetismo na Tradição Bíblica, com o Prof. Dr. José Luis Sicre Diaz, SJ, autor de 10 livros, dos quais 4 traduzidos no Brasil. Os Debatedores nas 04 noites do Simpósio serão reconhecidos biblistas brasileiros. Inscreva-se e seja bem-vindo (a).

Expor de modo sucinto e sistemático a história do movimento profético em Israel, levando em conta os vários aspectos antropológicos, teológicos e sociais. Por meio de uma abordagem crítica e linear, o “Simpósio Bíblico PUCRS 2015” apresentará,  de modo panorâmico,  o complexo universo do profetismo bíblico.

Alunos de graduação, pós-graduação e extensão, alunos de Humanismo e Cultura religiosa, padres, religiosos(as), líderes de comunidades, agentes de pastoral das paróquias e demais interessados.

O “Simpósio Bíblico Internacional 2015: Novas Perspectivas no Estudo do Profetismo em Israel” será realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro, no Auditório do Prédio 05, Campus Central da PUCRS.

• Prof. Dr. Cássio Murilo D. Silva (PUCRS)
  • Prof. Dr. Irineu J. Rabuske (PUCRS)
  • Prof. Dr. José Romaldo Klering (PUCRS)

19h30min às 22h30min A complicada imagem do Profeta
Debatedor: Prof. Dr. Cássio Murilo Dias da Silva
Na tradição bíblica, há grandes diferenças entre os Profetas. Por outro lado, ao longo da história, foram propostas ima­gens muito diferentes do Profeta (adivi­nho, continuador de Moisés, anunciador do Messias, persona­gem excepcional, revolucionário social, fun­cionário do culto). É importante conhecer as caracte­rísticas essenciais do Profeta.

Horário Atividade
19h30min às 22h30min A Profecia anterior ao exílio na Babilônia (séculos VIII e VII a.C.)
Debatedor: Prof. Dr. Carlos Dreher
Esses dois séculos são considerados a época de ouro da Profecia, devido à im­portância de alguns de seus representan­tes (Amós, Isaías, Miqueias, Oseias, Jere­mias,  etc.) e aos temas tão importantes que abordam a injustiça so­cial, a corrupção do culto, a condenação do im­perialismo.

01 de outubro

Horário Atividade
19h30min às 22h30min A Profecia posterior ao exílio na Babilônia (séculos VI a III a.C.)
Debatedor: Prof. Dr. Romano Dellazari
Geralmente se dá grande importância aos Pro­fetas do século VI (segunda etapa de Ezequiel, Dêutero-Isaías, Ageu, Zacarias), com sua men­sagem de esperança e restauração. Não obs­tante, o mais importante nesses séculos é a atividade de compilação e edição do corpus profético.

02 de outubro

19h30min às 22h30min A Profecia no Novo Testamento
Debatedor: Prof. Dr. Irineu J. Rabuske
Dadas as circunstancias sociais, políticas e reli­giosas tão diferentes da primeira comunidade cristã em relação à Israel da época monár­quica, a Profecia adquire um tom muito di­verso, detectado especialmente nas cartas de Paulo e nos escritos de Lucas.

Palestrante Convidado: Prof. Dr. Pe. José Luis Sicre Diaz, SJ

• Doutor em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma
  • Dedicou sua vida a estudar os Profetas
  • Leciona na Faculdade de Teologia da Universidade de Granada, Espanha, e no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália.

* O evento conta como atividade complementar de 16h/a.

* Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS R$ 20,00
Diplomados PUCRS R$ 20,00
Público em geral R$ 20,00

Para fazer sua inscrição, clicar em inscreva-se  e preencher os campos indicados no formulário.
Mas antes, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

inscreva-se

Faculdade de Teologia da PUCRS.

mundo-jovem-300x122

icone do facebook