Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Acesse aqui os dados para ingressar na Plataforma Zoom e participar do evento.

LINK DE ACESSO: https://pucrs.zoom.us/j/92180652989?pwd=QTVBQXdhNkMvRWZVY1hqL01JemhPZz09
ID da reunião: 921 8065 2989
SENHA 818701

IMPORTANTE: Para receber o certificado do evento, é necessário que todos os participantes estejam matriculados no evento.

Durante os três primeiros meses do ano de 2023, foram apresentadas, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, 16 pesquisas, que contaram com bolsas do CNPq. Essas pesquisas, ao discutirem e refletirem sobre temáticas que constituem o cotidiano, buscam aproximar a Universidade e Mercado, em movimentos que revelam e desvelam especificidades, fragilidades, mas principalmente potencialidades e possibilidades para (re)interpretar a realidade vivida. O apoio da Agências de Fomento e da própria Universidade foram e são fundamentais para a materialização desses movimentos.

a) Visibilizar as pesquisas desenvolvidas e apresentadas no Programa de janeiro a março de 2023;
b) Prestar contas às agências financiadoras – CAPES/CNPq da produção do Programa no período de concessão das bolsas de Mestrado e Doutorado;
c) Aproximar mercado e academia.

Pesquisadores, Professores, Mestrandos, Doutorandos de Programas de Pós-Graduação, Agências de Fomento, Organizações Públicas, Privadas e de Terceiro Setor.

26 de maio de 2023, via plataforma Zoom.

Coordenação:
Prof. Dr. Juremir Machado da Silva

Profª Drª. Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Horário Atividade
9h às 9h30 Abertura oficial

• Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Decana da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
  • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Coordenação da I Mostra de Pesquisa em Comunicação
  • Representante Discente
9h às 12h Apresentação de trabalhos

Coordenadores: Antônio Hohlfeldt, Cleusa Maria Andrade Scroferneker e Juremir Machado

Título do Trabalho: Dissertação Campus Party Brasil: O evento como meio de construção de um imaginário tribalista.

Autor/a:  Taíla Lopes Quadros

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese Imagens simbólicas de bebês no Instagram.

Autor/a: Patrícia Ruas Dias

Orientador/a:  Juremir Machado da Silva

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese A cor do conhecimento: afronarrativas, racismos e (in)visibilidade dos doutorandos negros nos programas de pós-graduação em comunicação do Rio Grande do Sul.

Autor/a: Wagner machado da silva

Agência: Capes

Título do Trabalho: Dissertação Imaginários do golpe: Análise Discursiva de Imaginários sobre Dilma Rousseff e o Golpe de 2016.

Autor/a: Vitor Laitano e Silva

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese História da historiografia da imprensa e do jornalismo no Brasil: do século XIX ao XXI.

Autor/a: Otávio Daros

Orientador/a: Antônio Carlos Hohlfeldt

Agência: Capes

Título do Trabalho: Dissertação Comunicação organizacional e as marcas discursivas das marcas na contemporaneidade.

Autor/a: Glória Rückert Jungkenn

Orientador/a: Cleusa Maria Andrade Scroferneker

12h às 14h Intervalo – Almoço
14h às 17h45 Apresentação de trabalhos

Coordenadores: André Pase, Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Cristiane Finger e Cristiane Mafacioli

Título do Trabalho: Tese Purposeful game como freio da desinformação contemporânea: o caso do Super Gotinha VS Desinformação.

Autor/a: Ana Paula Bourscheid

Orientador/a: André Fagundes Pase

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese Frameplay: o ato configurativo de jogo nos modos fotografia da série Gran Turismo.

Autor/a: Mariana Gomes da Fontoura

Orientador/a: André Fagundes Pase

Agência: Capes

Título do Trabalho: Dissertação Feminicídio seguido de suicídio: o papel da mídia em orientar para a prevenção de casos relacionados.

Autor/a: Eduarda Endler Lopes

Orientador/a: Cristiane Finger Costa

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese Transformações nas práticas profissionais em publicidade: como qualificar o trabalho neste campo de atuação?

Autor/a: Tais Bitencourt Valente

Orientador/a: Cristiane Mafacioli Carvalho

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese Dimensões comunicacionais [possíveis] nos cursos de bacharelado em comunicação organizacional brasileiros.

Autor/a: Francielle Benett Falavigna [depoimento em vídeo)

Orientador/a: Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Agência: Capes

Título do Trabalho: Tese (Des)caminhos da Teoria da Função Política de Relações Públicas: Uma abordagem sistêmica à luz do pensamento antinômico.

Autor/a: Marcelo de Barros Tavares [depoimento em vídeo]

Orientador/a:  Cleusa Maria Andrade Scroferneker

17h45 às 19h Intervalo
19h às 21h  Apresentação de trabalhos

Coordenadores: Cristiane Finger, Juremir Machado e Roberto Tietzmann

Título do Trabalho: Dissertação Moda na era do Tiktok: do supermercado de estilos às tendências virais.

Autor/a:  Nínive Girardi

Orientador/a:  Juremir Machado da Silva

Agência: Capes

Título do Trabalho: Dissertação Delegada na tv: como o figurino da telenovela quebrou paradigmas da imagem da profissão.

Autor/a: Airton Luiz Moraes Junior

Orientador/a: Cristiane Finger Costa

Título do Trabalho: Dissertação As protagonistas nas séries brasileiras: mulheres e roupas que contam histórias

Autor/a: Mariane Leite Collovini

Orientador/a:  Roberto Tietzmann

Atividade discente/ Encerramento.

Carga horária: 12h

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.