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O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, com o objetivo de atualizar e qualificar profissionais para um melhor atendimento à comunidade idosa, realizará nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2020, no Auditório do Prédio 50 da PUCRS, o XVIII Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia e o IX Simpósio de Psiquiatria Geriátrica.

A fim de proporcionar intercâmbio de experiências com instituições estrangeiras, conferencistas do Brasil, Itália, Portugal e Suíça abordarão temas relacionados ao envelhecimento ativo, prevenção e tratamento de doenças geriátricas para que os participantes qualifiquem o seu conhecimento, visando melhor atendimento da população e um envelhecimento com qualidade de vida, autonomia e independência.

Promover o intercâmbio científico e qualificação profissional dos participantes.

Médicos, psicólogos, educadores físicos, biólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos, assistentes sociais, farmacêuticos, cuidadores de idosos e demais profissionais da área da saúde, professores, alunos e diplomados PUCRS e alunos externos.

O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2020, nas dependências do Escola de Negócios, no Auditório do térreo do Prédio 50, do Campus Universitário da PUCRS.

Av. Ipiranga, 6681, Porto Alegre/RS.

 

 

Coordenadores

– Newton Luiz Terra

– Alfredo Cataldo Neto

Membros da Comissão Coordenadora

– Denise Cantarelli Machado

– Douglas Kazutoshi Sato

– Nair Mônica Ribascik do Nascimento

– Paula Engroff

– Vanessa Sgnaolin

Em breve

 

Carga horária: O evento conta como atividade complementar de 25 horas/aula .

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica: válido como 2 créditos. Após o evento, apresentar o certificado de participação para a secretaria do PPG validar.

Certificado: Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência

Modalidade Valor
Até 27 de Julho de 2020
Alunos PUCRS R$ 100,00
Alumni PUCRS (diplomados) R$ 120,00
Público Geral R$ 140,00
A partir de 28 de Julho de 2020
Alunos PUCRS R$ 120,00
Alumni PUCRS (diplomados) R$ 140,00
Público Geral R$ 160,00

As inscrições no evento somente serão abertas após a seleção de trabalhos científicos.

Início das inscrições em 05/05/2020.

Atividade Data
Prazo de início para envio de trabalhos 02/01/2020
Prazo final para envio de trabalhos 06/04/2020
Resultado dos trabalhos aprovados 27/04/2020
Inscrição prioritária somente para autores com trabalhos aprovados 28/04 a 04/05/2020
Abertura das inscrições para os demais participantes 05/05/2020
Encerramento das inscrições 24/09/2020


Orientações importantes:

  • O envio de trabalhos deverá ser feito para o e-mail do evento: sigg2020@pucrs.br até o dia 06/04/2020.
  • Trabalhos recebidos após esse prazo não serão considerados.
  • Os autores serão comunicados por e-mail com o resultado dos trabalhos aprovados até o dia 27/04/2020.
  • Após essa data será enviado por e-mail o link para inscrição no Simpósio para os autores com trabalhos aprovados. Essa prioridade será apenas para autores com trabalhos aprovados, a fim de garantirem a sua inscrição no evento.
  • Em 05/05/2020 será aberta a inscrição no Simpósio para o público geral e dessa forma não garantimos vagas para autores com trabalhos aprovados que não se inscreverem dentro do prazo prioritário.

Os participantes que desejam submeter trabalhos para o evento, devem enviar o arquivo para o e-mail: sigg2020@pucrs.br  até o dia 06/04/2020

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:

– Resumo deve ser redigido em duas versões, português e inglês com até 2.500 caracteres com espaço em cada versão (exclusivamente para o texto, desconsiderar os nomes dos autores).

– Estrutura do resumo (versão português): Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões e Palavras-chave.

– Estrutura do resumo (versão inglês): Introduction, Aims, Methods, Results, Conclusions e Keywords.

– Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa originais.

– Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, autores, resumo e palavras-chave (de 3 a 6) em duas versões, português e inglês.

– Formato: Fonte Verdana, tamanho 12, único parágrafo justificado, espaçamento simples. No resumo não utilizar citações e referências, tampouco gráficos, figuras ou tabelas.

– Colocar a identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais): nome completo, titulação, instituição de origem, e-mail e ORCID (autores que não possuem o registro devem fazê-lo: https://orcid.org/signin)

IMPORTANTE:

  • Cada inscrito poderá enviar até 02 trabalhos como Pôster, na condição de primeiro autor.
  • Somente serão aceitos trabalhos originais já concluídos. Não serão aceitos projetos de pesquisa ou de extensão a serem realizados.
  • A Comissão Científica responderá por e-mail a aprovação dos trabalhos.
  • Somente após receber a aprovação do trabalho por e-mail, o autor principal deverá acessar o site do evento, se inscrever, preencher a etapa de trabalhos com os dados (título, autores e seus respectivos CPFs e e-mails), finalizar a inscrição e realizar o pagamento.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito (pago) no evento e será conferido o certificado de apresentação apenas para o autor responsável pelo envio do trabalho. Os demais coautores terão seus nomes na sequência do certificado e divulgados nos Anais do evento. Todos os certificados (de participação e de trabalhos) serão fornecidos de forma online após o evento.

Critérios gerais de avaliação: 

  • Coerência e clareza
  • Relevância científica e social do trabalho
  • Rigor teórico-metodológico
  • Aspectos éticos (não ocorrência de plágio e não identificação de sujeitos e/ou instituições participantes*)
  • Correção gramatical (recomenda-se que os trabalhos passem por revisão das normas da Língua Portuguesa e Inglesa antes da submissão, uma vez que incorreções dessa natureza poderão resultar na eliminação do trabalho)
  • Formatação (conforme normas estabelecidas pelo evento)

*Salvo quando a instituição solicitar formalmente sua divulgação.

Orientações para o pôster:

Pôster:

  • Dimensões: altura 120cm e largura 90cm, com cordinha.
  • O pôster poderá ser em português ou inglês.
  • Deverá conter, obrigatoriamente: título do trabalho, autores, e-mail do autor principal para contato e demais elementos constituintes do trabalho propriamente dito.
  • Data e horário da exposição: os trabalhos terão horários específicos para exposição, a serem divulgados após sua avaliação, conforme cronograma.
  • O pôster deverá ser retirado após o término do horário da exposição definido no cronograma do evento. A Organização do Evento não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados no período estipulado.

TRABALHOS APROVADOS

A aprovação dos resumos enviados será comunicada por e-mail até 27/04/2020.

IMPORTANTE:

  • Se desejar enviar trabalhos para o evento, primeiro encaminhar os arquivos necessários para o e-mail indicado, conforme consta no menu “trabalhos”.
  • Somente após obter a aprovação, realizar a sua inscrição no evento.
  • Se não desejar enviar trabalhos, a abertura das inscrições será em 05/05/2020.
  • O envio de trabalhos é opcional.
  • Caso o seu trabalho seja aprovado, é fundamental que preencha os dados dele no menu “trabalhos” da ficha de inscrição. Será necessário informar título, autores e coautores para, posterior ao evento, obter o certificado de apresentação.
  • Se não cadastrar os dados do trabalho na ficha de inscrição, o participante fica ciente que o certificado não será emitido pós-evento. Qualquer erro na digitação dos dados é de responsabilidade do participante. Logo, pedimos total atenção, pois os certificados serão emitidos uma única vez e não poderão ser corrigidos.

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