Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

O Seminário de Desenvolvimento Acadêmico será realizado nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2019, com a participação de docentes e técnicos administrativos. Este momento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, com o objetivo de integrar e aproximar um grande número de participantes na discussão de temas relevantes, a maioria deles vinculados diretamente aos Projetos Estratégicos da PUCRS 2016-2022.

Neste ano, propomos a discussão sobre as competências acadêmicas, com o objetivo de provocar uma reflexão a respeito do que são as competências universitárias, como elas se relacionam com a missão institucional e como impactam na formação do nosso aluno.

Docentes e técnicos administrativos da PUCRS

20 de fevereiro:

Horário Local Atividade
15h Prédio 15 – Saguão Abertura do Seminário/Inauguração do Prédio 15
  • Ir. Evilázio Teixeira
16h às 17h30 Prédio 15 – Salas de Aula Atividades Exploratórias.
(atividade para professores)
Prédio 15 – sala 314 Reconhecer, Celebrar e Sonhar: um caminho para anfitriar a si mesmo
(atividade para técnicos administrativos com vagas limitadas)
18h às 20h Centro de Eventos Palestra principal: Competências Docentes Contemporâneas para o Ensino Superior.
  • Miguel Angel Zabalza Beraza (Universidad Santiago de Compostela, ES)
21 de fevereiro – quinta-feira
Horário Local Atividade (oficina)
14h às 15h30 e/ou 16h às 17h30 Prédio 15 – sala 110 Virando o Jogo: ferramentas interativas com foco no protagonismo do aluno
Prédio 15 – sala 201 Inovando pela Pesquisa: formulando e investigando diferentes níveis de compreensão dos nossos conteúdos
Prédio 15 – sala 202 Ensino Baseado em Competências
Prédio 15 – sala 205 Vamos falar sobre Empreendedorismo Social: possibilidades e desafios
Prédio 15 – sala 206 Gamificação e Engajamento na Sala de Aula
Prédio 15 – sala 206 Discutindo a Comunicação Científica: estilos de redação, interação com a mídia e percepção social
Prédio 15 – sala 210 É Jogando que se Aprende sobre Empreender: como criar aulas incríveis com jogos pedagógicos
Prédio 15 – sala 213 Teams & Forms: novas experiências de aprendizagem – Relato de Caso
Prédio 15 – sala 214 Service Learning e o Projeto Students 4 Change
Prédio 15 – sala 217 EBL e PBL (Enquiry Based Learning and Problem Based Learning)
Prédio 15 – sala 218 Experimentando a Sala de Aula Invertida
Prédio 15 – sala 306 Design Thinking na Educação
Prédio 15 – sala 310 Planejamento de Atividades Curriculares Internacionais
Prédio 15 – sala 314 Empregabilidade e Ensino Superior: desafios e estratégias
Prédio 15 – sala 317 Comprometer-se com o Aprender dos Estudantes na Universidade
Prédio 15 – sala 318 Mash up Empreendedor
Prédio 15 – sala 326 Microsoft Teams: potencializando a colaboração dentro e fora da sala de aula
Prédio 15 Acompanhando e Avaliando pelo Ambiente Moodle
Prédio 7 – Sala 207 Audiovisual na Sala de Aula
Prédio 22 – Centro de Convivência Dialogando sobre acolhimento: Jeito PUCRS de Acolher e Servir
(atividade para técnicos administrativos)
Prédio 94 – Sala 110 (FABLAB) Cultura Maker: como aplicar isto na minha disciplina?
17h30 às 18h30 Rua da Cultura Atividade na Rua da Cultura
18h30 às 20h Prédio 41 – Centro de Eventos – Sala 1 Mesa Formativa Escola Politécnica e Escola de Ciências Palestra: Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Ricardo Fragelli (UNB)
Prédio 41 – Centro de Eventos – Sala 2 Mesa Formativa Escola Medicina e Escola de Ciências da Saúde Palestra: Inovação curricular e desenvolvimento docente na área da Saúde.
  • Aline Bathen (PUCPR)
Prédio 41 – Centro de Eventos Mesa Formativa Escola de Humanidades, Escola de Direito e Escola de Comunicação, Artes e Design Palestra: As competências Docentes e o Capitanear a Aprendizagem no Ensino Superior.
  • Soely Polydoro (UNICAMP)
  • Marcos Masetto (PUCSP)
Prédio 50 – Auditório Térreo Mesa Formativa Escola de Negócios Palestra: Cenário e Perspectivas da Educação em Negócios.
  • Antônio Freitas (CNE)
22 de fevereiro – sexta-feira
Atividades Internas das Escolas e Cursos

Para as oficinas é recomendado que os participantes tragam seus dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets.

As oficinas terão 10min de tolerância para o início, após a liberação das vagas e chekin-in dos participantes.

Para participar do Seminário clique aqui

Para realizar a inscrição é necessário login e senha do Siproex. Caso seja o primeiro acesso, o cadastro pode ser feito na hora.

Lembramos que é importante concluir a inscrição para participar do evento.

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada – PROGRAD
desenvolvimento@pucrs.br
Ramal: 4391 e 3630
Para sugestões ou novas informações, entre em contato conosco por meio do formulário eletrônico abaixo: