Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Clique AQUI para ter acesso aos trabalhos considerados destaque.

Clique AQUI para ter acesso a data e local da sua apresentação.

Clique AQUI para ter acesso a programação das Oficinas, e clique AQUI para se inscrever nas Oficinas.

O Salão de Iniciação Científica (SIC) representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Orientações Gerais
O Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na 19ª edição em 2018, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades regionais e/ou brasileiras.

 Objetivos do SIC
1 – Proporcionar o intercâmbio de conhecimento e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em Projetos orientados por Pesquisadores.
2 – Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da Comunidade Científica e Acadêmica em geral.
3 – Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica.

Públicos de Interesse
Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora
Profª. Dr. Carla Denise Bonan – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Rosane Souza da Silva – Coordenadoria de Iniciação Científica
Prof. Dr. Claudio Luis C. Frankenberg – Escola Politécnica
Profa. Dr. Karen Sica da Cunha – Escola de Comunicação, Artes e Design
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Profª. Dr. Maria Eulália Pinto Tarrago – Escola de Ciências
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Escola de Ciências da Saúde

Equipe Organizadora
Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio

PROAF

pucrs-marista-color

Abertura – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista
Data: 1 de outubro de 2018
Horário: 14h30min
Local: Teatro do Prédio 40
Palestra: “Visão de Futuro e o Trabalho na Nova Economia”
Palestrantes: Professor Rafael Prikladnicki – Diretor do TECNOPUC, e Professor Renato Cunha – Embaixador do Capítulo Porto Alegre da Singularity University

Apresentações – Salão de Iniciação Científica
Data: 2 a 5 de outubro de 2018
Turnos: Manhã / Tarde / Noite
Local: Salas do 4º, 6º e 7º andares

IMPORTANTE: Somente o aluno bolsista inscrito no evento poderá apresentar o trabalho, devendo estar presente durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para qual o mesmo foi designado.

Os turnos das apresentações serão divididos em:
Manhã: 8h30min – 12h
Tarde: 14h – 17h30min
Noite: 19h30min – 22h30min

“Local e Datas das Apresentações” (Em Breve)

Premiação – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista
Data: 25 de outubro de 2018
Horário: 17 horas
Local: Auditório Térreo – Prédio 50

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

 

Ressaltamos as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.
Regulamento Geral: ANEXO
Modelo de Resumo: ANEXO
Modelo de Resumo – Apoio Técnico: ANEXO

Modalidade Grupo de Pesquisa:
Modelo – Carta de Anuência: ANEXO

Para realizar a inscrição, clique no botão “inscreva-se” e preencha os campos indicados no formulário.

Em caso de dúvidas, sugerimos a leitura do arquivo “Tutorial – Inscrições”.
Tutorial – Inscrições: ANEXO

O período de inscrições é de 2/07 até 17/08 pelo site, ou no setor de Educação Continuada (EDUCON), localizado no Prédio 40, sala 201 – PUCRS –
E-mail: educacao.continuada@pucrs.br – Telefone: (51) 3320-3727

IMPORTANTE: Os resumos que não atenderem ao modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

Oficinas
Durante a realização do Salão de Iniciação Científica da PUCRS, ocorrerão oficinas com temas diversos, que terão vagas limitadas, cujas inscrições ocorrerão após a divulgação do calendário de apresentação dos trabalhos.

IMPORTANTE: Cabe ressaltar que as bancas não serão alteradas para viabilizar a participação nas oficinas.

Somente os bolsistas inscritos no Salão de Iniciação Científica da PUCRS poderão realizar as inscrições nas oficinas oferecidas.

Posso inscrever meu colega como coautor?
R: Não serão aceitos trabalhos em coautoria, exceto nas categorias PEC-DES, PRAIAS, PIBID, PET e GRUPOS DE PESQUISA.

Preciso fazer um pôster da minha apresentação?
R: Não haverá a apresentação/exposição de pôsteres.

Onde retiro meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem ás sessões e apresentarem os trabalhos

O certificado tem custo?
R: O pagamento da inscrição dará direito ao certificado do bolsista inscrito e do seu orientador.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é considerado o APRESENTADOR.

Qual o valor da inscrição?
R: O valor da inscrição para o aluno/bolsista da PUCRS é de R$ 40,00; e R$ 50,00 para o aluno/bolsista externo.

Como eu sei se a minha inscrição foi confirmada?
R: A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema ou cartão de crédito. O aceite da inscrição será enviado para o e-mail do aluno, informado no momento da sua inscrição.

Qual o tempo de apresentação dos trabalhos?
R: O tempo de apresentação oral será de 15 minutos perante uma comissão de dois ou mais pesquisadores, seguida por 15 minutos de questionamentos.

E se por algum problema pessoal eu não puder apresentar meu trabalho?
R: Caso o bolsista tenha algum problema que o impeça de comparecer à apresentação oral, o(a) Professor(a) Orientador(a) deverá justificar – por e-mail – à Coordenadoria de Iniciação Científica: pesquisa.ic@pucrs.br

Como fico sabendo o resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail, em data a ser designada pela Comissão Organizadora. É importante que o e-mail informado no momento da inscrição não tenha erros de digitação.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?
R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5,0) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Serão selecionados, considerando os critérios que constam no regulamento, os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas. Esses Trabalhos receberão o Troféu Destaque.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho pelo seu bolsista.

Fale Conosco
Para sugestões ou novas informações entre em contato conosco através do formulário eletrônico abaixo:

Mídias Sociais

icone do facebook

Compartilhar