Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

  Atenção: Lista com data, horário e local das apresentações divulgada! Acesse o menu “programação” e consulte o arquivo com as informações.
  Atenção: Faça o download do modelo de apresentação de trabalho (arquivo .pptx) no menu “Inscrições”

Salão de Iniciação Científica (SIC)

O Salão de Iniciação Científica (SIC) representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

Orientações Gerais

O Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em sua 20ª edição em 2019, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades regionais e/ou brasileiras.

Objetivos do SIC

  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimento e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em Projetos orientados por Pesquisadores.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da Comunidade Científica e Acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica. 

Públicos de Interesse 

Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.

23 de setembro de 2019

Horário Atividade Local
14h Recepção com Pocket Show e ações interativas Teatro do Prédio 40 da PUCRS
14h30min Abertura – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista
Palestra: Desafios e Perspectivas da Pesquisa Científica
Palestrante: Professora Carla Bonan
Teatro do Prédio 40 da PUCRS
15h Pesquisa e Carreira
Bate-Papo com 3 ex-bolsistas de Iniciação Científica PUCRS Alumni que tiveram suas vidas impactadas pela pesquisa.
Tamiris Salla
José Botelho
Luiziana Schaefer
Mediador Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques, Coordenador de Iniciação Científica da PUCRS

24 a 27 de setembro de 2019

Horário Atividade Local
8h30min – 12h Apresentação oral de trabalhos 6º e 7º andar do Prédio 40
14h – 17h30min Apresentação oral de trabalhos 6º e 7º andar do Prédio 40
19h30min – 22h30min Apresentação oral de trabalhos 7º andar do Prédio 40

IMPORTANTE: Somente o aluno bolsista inscrito no evento poderá apresentar o trabalho, devendo estar presente durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para qual o mesmo foi designado.

Local e Datas das Apresentações: Clique aqui e confira!

24 de outubro de 2019

Horário Atividade Local
17h Premiação – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista Em breve

As inscrições estarão abertas no período de 7 a 20 de agosto de 2019 e poderão ser realizadas pelo site, ou no setor de Educação Continuada (EDUCON), localizado no Prédio 40, sala 201 – PUCRS.

Ressaltamos as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.

Regulamento Geral: Clique aqui.

Modelo de Resumo: Clique aqui.

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: Clique aqui.

IMPORTANTE: Os resumos que não atenderem ao modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

Modalidade Grupo de Pesquisa: 

Modelo – Carta de Anuência: Clique aqui.

No momento da inscrição, preste atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

 

Em caso de dúvidas, sugerimos a leitura do arquivo abaixo:

Tutorial – Inscrições: Clique aqui.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora
Profª. Dr. Carla Denise Bonan – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Rosane Souza da Silva – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Bartira Ercilia Pinheiro da Costa – Escola de Medicina
Profª. Dr. Clarice Beatriz da Costa Söhngen – Escola de Direito
Prof. Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg – Escola Politécnica
Prof. Dr. Gustavo Inacio de Moraes – Escola de Negócios
Profa. Dr. Karen Sica da Cunha – Escola de Comunicação, Artes e Design
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Profª. Dr. Maria Eulália Pinto Tarrago – Escola de Ciências
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Escola de Ciências da Saúde

Equipe Organizadora
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica
Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
Ana Carolina Lima Jacobowski – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

PUCRS - Original - web Marista - Azul

Perguntas Frequentes

Posso inscrever meu colega como coautor?
R: Não serão aceitos trabalhos em coautoria, exceto nas categorias PEC-DES, PRAIAS, PIBID, PET e GRUPOS DE PESQUISA.

Preciso fazer um pôster da minha apresentação?
R: Não haverá a apresentação/exposição de pôsteres.

Onde retiro meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem ás sessões e apresentarem os trabalhos

O certificado tem custo?
R: O pagamento da inscrição dará direito ao certificado do bolsista inscrito e do seu orientador.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é considerado o APRESENTADOR.

Qual o valor da inscrição?
R: O valor da inscrição para o aluno/bolsista da PUCRS é de R$ 40,00; e R$ 50,00 para o aluno/bolsista externo.

Como eu sei se a minha inscrição foi confirmada?
R: A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema ou cartão de crédito. O aceite da inscrição será enviado para o e-mail do aluno, informado no momento da sua inscrição.

Qual o tempo de apresentação dos trabalhos?
R: O tempo de apresentação oral será de 15 minutos perante uma comissão de dois ou mais pesquisadores, seguida por 15 minutos de questionamentos.

E se por algum problema pessoal eu não puder apresentar meu trabalho?
R: Caso o bolsista tenha algum problema que o impeça de comparecer à apresentação oral, o(a) Professor(a) Orientador(a) deverá justificar – por e-mail – à Coordenadoria de Iniciação Científica: pesquisa.ic@pucrs.br

Como fico sabendo o resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail, em data a ser designada pela Comissão Organizadora. É importante que o e-mail informado no momento da inscrição não tenha erros de digitação.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?
R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5,0) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Serão selecionados, considerando os critérios que constam no regulamento, os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas. Esses Trabalhos receberão o Troféu Destaque.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho pelo seu bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.

Fale Conosco
Para sugestões ou novas informações entre em contato conosco através do formulário eletrônico abaixo:

Mídias Sociais

icone do facebook

Compartilhar