Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

A Jornada irá abordar conhecimentos pertinentes à assistência ao renal crônico que subsidiam a prática da enfermagem em nefrologia, considerando o trabalho da equipe de enfermagem e da equipe multiprofissional em saúde.

DIA 12/03/2016 – SÁBADO

Os cursos ocorrerão nas salas do 3° andar – Prédio 60 – Hospital São Lucas, em frente à Hemodiálise.

DIA 13/03/2016 – DOMINGO

Anfiteatro Irmão José Otão – Prédio 60 – Hospital São Lucas, Campus Central da PUCRS.

Professora Ana Figueiredo

Enfermeira Adriana Conti

Acadêmicos de enfermagem

Desenvolver o aprimoramento técnico científico de enfermeiros,auxiliares, técnicos de enfermagem e alunos na área de nefrologia  no que diz respeito a  hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.

Acadêmicos de enfermagem

Auxiliares e técnicos de enfermagem em hemodiálise

Profissionais da área de nefrologia

DIA 12/03/2015 (sábado)

Horário Atividade
 13h30min  Credenciamento
 14h Curso de Diálise Peritoneal – Palestrantes: Jaqueline Pacheco e Kamyla VieiraCurso de Hemodiálise – Palestrantes: Salete Stump e Elisabete
17h Encerramento dos cursos

DIA 13/03/2015 (domingo)

Horário Atividade
 7h30min  Credenciamento
 8h  Abertura – Ana Figueiredo e Adriana Conti
8h15min Minipalestra: O impacto da comunicação não verbal no cuidado. -Palestrante: Ana Figueiredo
8h45min Minipalestra: Avaliação de peso seco. – Palestrante: Guilherme Breisameter
9h30min Minipalestra: Anticoagulação na hemodiálise. – Palestrante: Lilian R. Araújo
10h15min Coffee Break
10h45min Conferência: Diálisis Peritoneal en Colombia : selección del paciente y diálisis en áreas remotas. – Coordenadora: Ana Figueiredo (PUCRS/FAENFI) – Palestrante: Martha Devias (RTS Colômbia)
11h45min Minipalestra: Como lidar com o luto. – Palestrante: Marivone Lucas
12h30min Intervalo para almoço
13h30min Recepção
14h Coral de pacientes
14h15min Mesa-redonda: Inovações na enfermagem em nefrologia. – Coordenadora: Adriana Conti (HSL)

• Intervenção educativa em hemodiálise.

Palestrante: Kelly Barcelos

• Desinfecção de equipamento de hemodiálise.

Palestrante: Juliana Oliveira

• Avaliação do grau de dependência de cuidados dos pacientes em hemodiálise.

Palestrante: Késia Tomasi da Rocha

• Relação do tipo de curativo e infecção em cateter central para hemodiálise.

Palestrante: Ana Carolina Campos e Isadora Custódio

15h45min Coffee Break
16h15min Minipalestra: Transplante renal: o que significa estar em lista de espera? – Palestrante: Daiana Saute Kochhann (HSL)
16h45min Minipalestra: Intercorrências mais comuns na diálise e nomanejo do acesso vascular. – Equipe de técnicos da Unidade de Hemodiálise
17h30min Encerramento

AS INSCRIÇÕES ENCERRARÃO NO DIA 11/03/2016.

NÃO HAVERÁ INSCRIÇÃO NO LOCAL.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS R$ 20,00
Diplomados PUCRS R$ 20,00
Técnicos e Auxiliares de Enfermagem R$ 25,00
Enfermeiros R$ 40,00
 Alunos externos R$ 25,00
  *Cursos (opcional)  R$ 15,00

* As vagas dos cursos são limitadas. Eles serão realizados simultaneamente, o interessado deverá optar por um dos dois.

Carga horária:

12 horas (válidas como atividade complementar para estudantes da graduação) conforme abaixo:

4 horas para os cursos;

8 horas para o evento.

Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Logo FAENFI PNG Logo Hospital São Lucas azul JPG

icone do facebook