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ACESSE O LINK TRABALHOS CIENTÍFICOS E CONFIRA LOCAL, DATA E HORÁRIO DA SUA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS!

O IV SIPASE – Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017 nos prédios 15 e 50 da PUCRS, busca abordar a temática da formação dos professores no que se refere aos aspectos da pessoa do educador, envolvendo: (1) A Profissionalidade Docente no Contexto Internacional; (2) A Subjetividade na Construção da Profissionalidade; (3) Políticas e Formação Docente e (4) Inovação e Ensino na atuação docente.

Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação. Entendemos que o processo educacional deve promover a construção de saberes, de interações sociais que promovam o desenvolvimento global do ser humano e possibilite a inclusão social desses sujeitos. A socialização de experiências já acumuladas e a constante reflexão acerca das questões educacionais contemporâneas apontam para a importância do trabalho em redes de conhecimento, sejam estas intra e/ou interinstitucionais.

Tem como público alvo pesquisadores e profissionais da área, acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.

O IV SIPASE – Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017, no auditório do prédio 50 e nas salas do prédio 15 da PUCRS, conforme programação.

Coordenadora Geral: Dra. Bettina Steren dos Santos

Comissão Organizadora: Dr. Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS) Dra. Ana Margô Mantovani (UNILASALLE) Dra. Andreia Mendes dos Santos (PUCRS) Me. Camila de Barros Rodenbusch (PUCRS) Me. Caroline Becker (PUCRS) Dra. Carla Spagnolo (PUCRS) Dr. Claus Dieter Stöbaus (PUCRS) Dra. Denise Dalpiaz Antunes (UFPEL) Me. Fernanda Fátima Cofferri (FURG) Lorena Machado Nascimento (PUCRS) Dr. Luis Fernando Gastaldo (UFFS) Me. Marcia Speguen de Quadros Piccoli (UCS) Me. Mariângela Pozza Homem (PUCRS) Dra. Nilda Stecanela (UCS) Dra. Nize Pellanda (UNISC) Me. Rodrigo Flores Sartori (FSG/PUCRS)

Comissão Científica: Dr. Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS) Dra. Ana Margô Mantovani (UNILASALLE) Dra. Andreia Mendes dos Santos (PUCRS) Dra. Carla Spagnolo (PUCRS) Dr. Claus Dieter Stöbaus (PUCRS) Dra. Denise Dalpiaz Antunes (UFPEL) Dr. Everaldo Cescon (UCS) Dra. Flavia Brochetto Ramos (UCS) Dra. Gabriela Dal Forno Martins (PUCRS) Dr. Geraldo Antônio da Rosa (UCS) Dra. Gionara Tauchen (FURG) Dra. Helenara Plaszewski Facin (UFPEL) Dr. Luis Fernando Gastaldo (UFFS) Dra. Marlene Rozek (PUCRS) Dra. Marta Nörnberg (UFPEL) Dra. Neusete Machado Rigo (UFFS) Dra. Pricila Kohls dos Santos (PUCRS) Dra. Sonia Regina da Luz Matos (UCS) Dra. Tania Maris de Azevedo (UCS) Dra. Vera Ramirez (UNILASALLE)

Atividades – 1º Dia: 13/09

Horário Atividade
 08h30min  Credenciamento e distribuição do material (sala anexa do prédio 50)
 09h30min – 10h  Solenidade de abertura, com presença de autoridades (auditório térreo do prédio 50)
10h – 11h30min CONFERÊNCIA 1: A Profissionalidade Docente no Contexto Internacional – Palestrante: Dr. Gert Biesta (Brunel University, London). Coordenador: Dr. Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS) (auditório térreo do prédio 50)
12h – 14h Almoço (por adesão)
14h – 15h30min MESA 1: A professoralidade em construção Palestrantes: Dra. Maria Isabel da Cunha (UNISINOS) – Dra. Vera Ramirez (UNILASALLE) – Dra. Denise Dalpiaz Antunes (UFPEL). Coordenador: Dr. Claus Dieter Stöbaus (PUCRS) (auditório térreo do prédio 50)
15h30min – 16h Intervalo
16h – 17h30min SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 1 (salas de aula do 2º andar do prédio 15)

Atividades – 2º Dia: 14/09

Horário Atividade
 09h – 10h30min MESA 2: A Subjetividade na Construção Docente – Palestrantes: Dra. Maria Ângela Mattar Yunes (UNILASALLE) – Dra. Carina Maria Melchiors Niederauer (UCS) – Dra. Eliana Maria do Sacramento Soares (UCS). Coordenadora: Dra. Marlene Rozek (PUCRS) (auditório térreo do prédio 50)
 10h30min – 11h  Intervalo
11h – 12h30min SESSÃO DE OFICINAS (salas de aula do 2º andar do prédio 15)
12h30min – 14h Almoço (por adesão)
14h – 15h30min CONFERÊNCIA 2: Inovação e Ensino – Palestrante: Dra. Juana Maria Sancho Gil (Universidade de Barcelona/Espanha). Coordenadora: Dra. Bettina Steren dos Santos (PUCRS). (auditório térreo do prédio 50)
15h30min – 16h Intervalo
16h – 17h30min CÍRCULO DE DEBATES COM PESQUISADORES (auditório térreo do prédio 50)

Atividades – 3º Dia: 15/09

Horário Atividade
 9h – 10h30min MESA 3: Políticas e Formação Docente – Palestrantes: Profa. Dra. Marilene Dalla Corte (UFSM) – Dra. Maria de Fátima Cóssio (UFPEL) – Dra. Denise Regina Quaresma da Silva (UNILASALLE). Coordenadora: Dra. Marília Morosini (PUCRS) (auditório térreo do prédio 50)
 10h30min – 11h Intervalo
11h – 12h30min SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2 (salas de aula do 2º andar do prédio 15)
12h30min – 14h Almoço (por adesão)
14h – 15h30min CONFERÊNCIA 3: A aprendizagem no Ensino Superior – Palestrante: Dra. Maria Candida Moraes (UCB/DF). Debatedora: Dra. Nilda Stecanela (UCS). (auditório térreo do prédio 50)
16h ENCERRAMENTO

Carga horária: O evento conta como atividade complementar de 30 horas/aula. Certificado: Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

OFICINAS – IV SIPASE – (cada participante poderá fazer a inscrição em UMA oficina no dia do credenciamento)

1. Oficina proposta para a temática Espiritualidade e Bem Estar Docente Título da oficina: Eu e o outro: conexões invisíveis Ementa: Atividade vivencial, baseada nas abordagens dos campos mórficos (Sheldrake), da visão sistêmica (Hellinger), da autotransformação (Pierrakos) e dos Movimentos Essenciais (Boatti), com o propósito de oferecer aos participantes experiências focadas na dinâmica eu-outro/afetando-sendo afetado, possibilitando a tomada de consciência e o autoconhecimento. Proponentes: Eliana Maria do Sacramento Soares – http://lattes.cnpq.br/5769696618237368 Jane Rech – http://lattes.cnpq.br/5800927426442283

2. Oficina proposta para a temática Inovação e Ensino na atuação docente. Título da oficina: Megatendências e Cenários Futuros Ementa:O cenário global vem sendo revolucionado por grandes transformações que estão mudando o mundo numa velociadade jamais vista. Neste novo cenário, para tentarmos enterder para onde estamos indo e então poder estar preparados para o horizonte de eventos, é importante desenvolver a percepção de espaço-tempo. Portanto, a compreensão do passado, determina a capacidade de entender o presente e o entendimento do presente nos abilita a estimar futuros possíveis. Megatendências e Cenários Futuros busca contribuir para desenvolver e discutir uma visão dos possíveis futuros que nos aguardam. Proponente: Enor José Tonolli Júnior – http://lattes.cnpq.br/5022146211312284

3. Oficina proposta para a temática Inovação e Ensino na atuação docente. Título da oficina: Método cartográfico na pedagogia de Fernand Deligny Ementa: O pedagogo francês Fernand Deligny (1913-1996) elabora o método cartográfico no seu processo pedagógico a partir das linhas de errâncias e retira dele uma experiência em educação que ele a denominou de existência autística. A produção desta oficina nos permite conhecer alguns movimentos do percurso deste pedagogo e dele extrair elementos operativos que criem condições e possibilidades de apreender as singularidades das cartográficas em sala de aula. Proponente: Sônia Regina da Luz Matos – http://lattes.cnpq.br/7284092996786272

5. Oficina proposta para a temática Subjetividade na Formação docente Título da oficina: “Invenção de si” Ementa: Tendo em vista o cenário de fundo de um novo paradigma- o da complexidade- que rompe com a linearidade e com as fragmentações da ciência moderna, podemos inferir desta passagem paradigmática um conjunto de demandas epistêmicas e ontogênicas. Entre estas demandas, destacamos a necessidade de resgatar a condição biológica de cada ser humano de autor de si mesmo e da realidade. As fragmentações da cultura moderna atingiram todas as dimensões da realidade e tiveram implicações graves na vida dos humanos. Um conceito de cognição complexo que não separa o conhecer do subjetivar-se precisa ser vivido para nós reencontrarmos a nós mesmos em nossa plena potência de seres autopoiéticos. O que nos propomos a fazer nesta oficina é a criação de um ambiente tal que possa fazer emergir aquilo que somos capazes ao praticar o auto-encontro nos atos de autoria. Proponente: Nize Maria Campos Pellanda- UNISC Assessora: Maria de Fátima Lima-doutoranda do PPGEdu da UNISC

6. Oficina proposta para a temática Inovação e Educação Título da oficina: Contribuições das Tecnologias Digitais para construção de ambiências pedagógicas e formativas na contemporaneidade. Ementa: Reflexão acerca do potencial das Tecnologias Digitais para a construção de ambiências pedagógicas e formativas congruente com as demandas emergentes da contemporaneidade. Utilização de diversas Tecnologias Digitais no contexto do hibridismo tecnológico digital. A configuração do ciberespaço no conviver cotidiano que faz emergir a cibercultura. Proponente: Profa. Dra. Ana Margô Mantovani Silvana Maria Pferl, Nilo Eduardo Bergamo e Michele Kreme.

7. Oficina proposta para a temática Subjetividade na Formação docente Título da oficina: SER PROFESSOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Ementa: Boas práticas, Crenças, concepções , formação e conhecimentos dos docentes acerca da educação inclusiva, Proponente: Gilca Maria Lucena Kortmann-Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/9350331289823529

8. Oficina proposta para a temática Inovação e Educação Título da oficina: Vivências criativas com Metodologias ativas Ementa: Discutir, estimular e criar soluções criativas para educação a partir da vivência de metodologias ativas. Proponente: Carla Spagnolo – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2774032150211830 Rafael Korman – Lattes: http://lattes.cnpq.br/5134573909868428

Categoria Valor até o dia 31/07/2017 Valor até o dia 20/08/2017 Valor até o dia 13/09/2017
PROFISSIONAIS 1 – Professores do Ensino Superior/Pesquisadores R$ 200,00 R$ 220,00 R$ 250,00
PROFISSIONAIS 2 – Professores da Educação Básica R$ 100,00 R$ 120,00 R$ 150,00
ESTUDANTES 1 – Estudantes de Pós-Graduação da PUCRS e instituições parceiras R$ 100,00 R$ 120,00 R$ 150,00
ESTUDANTES 2 – Estudantes de Pós-Graduação Externos R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 170,00
ESTUDANTES 3 – Estudantes de Graduação da PUCRS e instituições parceiras R$ 50,00 R$ 70,00 R$ 100,00
ESTUDANTES 4 – Estudantes de Graduação Externos R$ 60,00 R$ 80,00 R$ 110,00
Público Geral R$ 200,00 R$ 220,00 R$ 250,00

 

Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Universidade de Caxias do Sul (UCS) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário. Antes, porém, leia com muita atenção as instruções. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal. Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

A taxa de inscrição varia de acordo com a categoria do participante e com a data em que a inscrição for efetuada. Oficinas e mesas de debates não possuem valor adicional e serão simultâneos. IMPORTANTE:

  • SE DESEJA ENVIAR TRABALHOS PARA O EVENTO, PRIMEIRO ENCAMINHE OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA O E-MAIL INDICADO, CONFORME CONSTA NO MENU “TRABALHOS CIENTÍFICOS”.
  • PARA OS INTERESSADOS EM ENVIAR TRABALHOS, A INSCRIÇÃO NO EVENTO DEVERÁ SER REALIZADA APÓS A CONFIRMAÇÃO DE ACEITE DO TRABALHO, PREENCHENDO CORRETAMENTE OS DADOS DO TRABALHO, POIS A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES É QUE SERÁ GERADO O CERTIFICADO.
  • OS INTERESSADOS EM APENAS PARTICIPAR COMO OUVINTE NO EVENTO, PODERÃO REALIZAR SUAS INSCRIÇÕES NORMALMENTE AVANÇANDO A ETAPA DE TRABALHOS.

O ENVIO DE TRABALHOS É OPCIONAL.

Datas importantes
Submissão de resumos Até 2/07
Período de inscrições 17/07 até 12/09
Divulgação dos resultados 17/07
Submissão do trabalho completo 7/08
Início do Evento 13/09

 

CLIQUE ABAIXO E CONFIRA LOCAL, DATA E HORÁRIO DA SUA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Sessões de Trabalhos_ Eixo Políticas e Formação Docente

Sessões de Trabalhos_Eixo Inovação e Ensino

Sessões de Trabalhos_Eixo Subjetividadena Construção da Profissionalidade

 

Os trabalhos aprovados estão separados por eixos. Os trabalhos que estão com asterisco precisam de alterações. É importante ressaltar que as correções/sugestões foram enviadas por e-mail e deverão ser contempladas no envio do trabalho completo. IMPORTANTE: O trabalho completo deve ser enviado para o mesmo e-mail, com a descrição se é pesquisa ou relato de experiência, pois assim serão organizados os grupos para apresentações. Antes de submeter seu trabalho para apresentação no IV SIPASE, observe as orientações abaixo para envio de trabalho.

EIXOS TEMÁTICOS:

  • A Profissionalidade Docente no Contexto Internacional
  • A Subjetividade na Construção da Profissionalidade
  • Políticas e Formação Docente
  • Inovação e Ensino

 

Orientações para envio do trabalho:

Os participantes deverão enviar resumo com 500 palavras, exclusivamente para o e-mail: [email protected] O envio de resumo deverá ser encaminhado em word.doc, com a indicação da área temática a qual estará subordinado, observando as seguintes regras: – Enviar 01 arquivo com o resumo, sem qualquer identificação de autoria, contendo somente: Título do trabalho, eixo temático, resumo, palavras-chave. Em hipótese alguma o documento deverá ser identificado; caso contrário, o trabalho será desclassificado. O envio deverá ser realizado até dia 2/07/2017. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “semident”. Ex: atendimentoacrianças_semident Modelo: Template do resumo sem identificação Cada autor poderá submeter 02 (dois) resumos, sendo que cada resumo poderá ter até três autores.   Posteriormente à aprovação do resumo, pelo comitê científico do evento, o (os) autor(es) deverá encaminhar o texto completo com até 10 páginas até a data limite para envio (07/08/2017), e realizar a inscrição via site do evento inserindo corretamente os dados do trabalho. O trabalho completo, dentro do limite de páginas, deverá conter:

  • Se trabalho de pesquisa ou relato de experiência: Resumo (500 palavras), Palavras-chave (de três a cinco palavras), Introdução (apresentação do tema, problema de pesquisa e fundamentação teórica), Objetivos, Método, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.
  • Se trabalho estritamente teórico: Resumo (500 palavras), Palavras-chave (de três a cinco palavras), Introdução (apresentação do tema), Objetivos, Desenvolvimento, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.

– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples no resumo e 1,5 no restante do texto, todo o texto justificado. Citações e referências conforme normas da ABNT. Modelo: Template trabalho completo

 

Orientações para apresentação no dia do evento:

  • Slides deverão conter, obrigatoriamente: título do trabalho, autores, e-mail do autor principal para contato e demais elementos constituintes do trabalho propriamente dito, bem como área temática do evento.
  • Data e horário da apresentação: os trabalhos terão horários específicos para apresentação, a serem divulgados após sua avaliação, conforme cronograma e salas de acordo com a área temática no evento.
  • Tempo de apresentação para cada trabalho: 15 minutos.
  • Logo estaremos disponibilizando a lista com datas e horários para as apresentações.

Modelo: Template apresentação do trabalho IMPORTANTE:

  • Somente serão aceitos trabalhos já concluídos e/ou em andamento que apresentem resultados parciais. Não serão aceitos projetos de pesquisa ou de extensão a serem realizados.
  • Após receber a aprovação do resumo por e-mail, o autor principal deverá acessar o site do evento, se inscrever, preencher a etapa de trabalhos com os dados (título, autores e seus respectivos CPFs e e-mails e a Instituição de Ensino), finalizar a inscrição e realizar o pagamento. Este é o aceite definitivo para a apresentação no evento.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito (pago) no evento e será conferido o certificado de apresentação apenas para o autor responsável pelo envio do trabalho. Os demais autores terão seus nomes na sequência do certificado e divulgados nos Anais do evento.
  • Os trabalhos só serão incluídos nos anais, mediante apresentação do trabalho no evento e o mesmo ter seguido as orientações dos avaliadores.
  • Todos os certificados (de participação e de apresentação de trabalhos) serão fornecidos de forma online em até 30 dias após o evento.

Critérios gerais de avaliação:

  • Coerência e clareza
  • Relevância científica e social do trabalho
  • Rigor teórico-metodológico
  • Aspectos éticos (não ocorrência de plágio e não identificação de sujeitos e/ou instituições participantes*)
  • Correção gramatical (recomenda-se que os trabalhos passem por revisão das normas da Língua Portuguesa antes da submissão, uma vez que incorreções dessa natureza poderão resultar na eliminação do trabalho)
  • Formatação (conforme normas estabelecidas pelo evento)

* Salvo quando a instituição solicitar formalmente sua divulgação   Critérios eliminatórios:

  • A falta de dentificação de autoria no documento do trabalho completo
  • Trabalhos que não atendem as normas de submissão
  • Não alinhamento do trabalho ao tema geral do evento, ou às temáticas submetidas.

Prazo final para divulgação da avaliação dos resumos aceitos – 17/07/2017

Datas importantes  
Submissão de resumos Até 2/07
Período de inscrições 17/07 até 12/09
Divulgação dos resultados 17/07
Submissão do trabalho completo (por e-mail) 7/08
Início do Evento 13/09

  PUCRS – EDUCON – Centro de Educação Continuada Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 15 – Sala 112 Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h Fone: (51) 3320-3727 – 3320 3680 /Fax: (51) 3320-3795 E-mail: [email protected]

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