Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

  Atenção: Prazo para envio de trabalhos PRORROGADO até o dia 21/09. Enviar para o email: serpinf2018@pucrs.br
  Atenção: As inscrições serão abertas no dia 24/09/2018, após a divulgação da Lista de Trabalhos Aprovados

IV SERPINF-  Seminário Regional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família e II SENPINF- Seminário Nacional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família: Marcas históricas e movimentos contemporâneos. Resistir é preciso! 

A equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho Saúde e Intersetorialidade/NETSI juntamente com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social/- Escola de Humanidades/PUCRS, propõe a realização IV Seminário Regional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família e II SENPINF- Seminário Nacional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família: Marcas históricas e movimentos contemporâneos. Resistir é preciso!

O evento será realizado no Prédio 50 da PUCRS (auditório do 9º andar) nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 8h30min às 18h.
Dia 17 serão realizados Mini cursos – manhã e tarde.
Dias 18 e 19 de outubro serão realizadas palestras, mesas, apresentação de pôsteres.
 

O IV SERPINF e II SENPINF tem como tema inspirador a mensagem: “ Resistir é preciso! ” a qual mobilizou a Marcha das Mulheres contra o machismo e  em especial contra a brutalidade do atual presidente norte americano. Movimento que chamou a atenção para uma luta contra um paradigma milenar que coloca a mulher em patamar inferior inclusive desconhecendo a sua humanidade. As mulheres espalhadas em todos os continentes vivenciam no atual momento, especialmente o Brasil, processos de intensa violência e desumanização.

Esses processos atingem também outros segmentos vulneráveis se expressam nas mais diversas formas de violência e alimentam discursos de segregação, exclusão e aniquilamento, bem como fomentam o engrandecimento de figuras públicas que apregoam formas explicitas de violência, racismo e exclusão.

A tensão e atenção necessária a este momento histórico que, pelos sofrimentos provocados e pela fragilidade das esperanças, pode criar substrato para processos de dilaceração e fragmentação que sustentam a alienação política é o que motiva a proposição de um levante crítico, ético e proativo no enfrentamento destas expressões da questão social a fim de transformar uma realidade cada vez mais dramática.

Objetivo geral:

Problematizar as marcas históricas presentes na dinâmica social bem como os movimentos contemporâneos e suas inflexões fim de fortalecer a articulação e o diálogo entre espaços de formação e de intervenção fazendo enfrentamento ao momento de crise atual.

Objetivos específicos:

  • Fomentar o debate critico e ético sobre  o momento atual o impacto nas politicas sociais públicas e possíveis formas de enfrentamento;
  •  Compartilhar as experiências dos movimentos  sociais fortalecendo suas formas de organização como possibilidades de ação e resistência;
  • Aprofundar o debate sobre Direitos Humanos ;
  • Potencializar as redes entre os espaços de formação e espaços de intervenção construída a partir dos eventos anteriores (SERPINF, SENPINF e SIPINF);

Docentes, pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, trabalhadores, gestores de distintas áreas do conhecimento, da rede de assistência, saúde, educação, habitação, profissionais das residências multiprofissionais e outros participantes do país e do exterior.

O evento “IV SERPINF e II SENPINF” será realizado de 17 a 19 de outubro de 2018, no Auditório do 9º andar do prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

PUCRS

Coordenação:

  • Prof.ª Dra. M Isabel B Bellini/PUCRS

Equipe:

  • Prof.ª Dra. Jane Cruz Prates/PUCRS
  • Prof Dr. Marcos Diligente/PUCRS
  • Dra. Inês Amaro da Silva/Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo/SBDG
  • Prof. Dr. Juan Pablo Salgado/Vice-reitor de Investigação/Universidade Politécnica Salesiana do Equador/Equador/UPS
  • Me.Liana de Menezes Bolzan/Hospital de Clinicas de Porto Alegre/HCPA
  • Me. Luiza Rutkoski Hoff/PUCRS
  • Prof. Me. Maria Belen Soriano/Universidade Politécnica Salesiana do Equador/Equador
  • Prof. Dr. Paulo Nakatani/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Prof. Dr. Salvatore Patera/Universidade de Salento/Itália
  • Drto. Yoisell Lopez Bestard / UFRGS
  • Mestranda  Gisele Seimetz/PUCRS
  • Mestranda Gessiane Pereira Casali/PUCRS
  • Mestranda Karina da Rosa/PUCRS
  • Mestranda Beatriz V. Bosner/PUCRS
  • Psic. Gabriel Moraes Machado/PUCRS
  • Graduando Rodollfo de Bellini e Soares/Escola de Medicina/PUCRS

 

Programação em organização.

Carga Horária do evento: 20 horas/aula.

Certificado: Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Prazo final para envio dos trabalhos: 21 de setembro de 2018

Regulamento para inscrição dos pôsteres

Os trabalhos na modalidade PÔSTER DEVERÃO SER SUBMETIDOS até o dia 21 de setembro de 2018, através do e-mail: serpinf2018@pucrs.br, atendendo as seguintes orientações:

1º Serão aceitos no máximo 02 trabalhos por autor (02 artigos coletivos ou 02 individuais ou 01 coletivo e 01 individual, 02 pôsteres ou 01 artigo e 01 pôster) ou em coautoria, e no máximo 02 coautores para cada trabalho enviado, totalizando 03 autores por trabalho.

2º Os trabalhos devem ser vinculados ao tema do Evento.

3º Os trabalhos, no momento de inscrição, deverão ser enviados em formato de pôster (pdf) sem dimensões específicas para o envio. Se aprovado pela Comissão Cientifica, ele deverá ser confeccionado com as seguintes dimensões: 60 cm (largura) x 90 cm (altura) e exposto pelo autor durante o Seminário, sendo de responsabilidade do autor a fixação e retirada do material, bem como o conteúdo/formatação do pôster.

4º Será fornecido 01 certificado por pôster apresentado com os nomes de todos os autores o qual estará à disposição, em período a ser informado posteriormente, no site de inscrição acessado através de senha pelo autor que realizou a inscrição. A indicação dos nomes dos autores deverá ser realizada no momento da inscrição, portanto não serão incluídos ou retirados nomes posteriormente.

5º Os autores poderão solicitar que seu(s) pôster(s) seja excluído da programação ate no máximo 05 dias antes da data de inicio do evento.

6º Um mesmo pôster e/ou artigo somente concorrerá para uma forma de inscrição pôster ou artigo, não podendo ser inscrito nas duas formas.

Regulamento para inscrição dos artigos (Clique aqui para baixar o modelo)

Os trabalhos na modalidade ARTIGO DEVERÃO SER SUBMETIDOS até o dia 21 de setembro de 2018, através do e-mail: serpinf2018@pucrs.br, atendendo as seguintes orientações:

1º Serão aceitos no máximo 02 trabalhos (02 artigos coletivos ou 02 individuais ou 01 coletivo e 01 individual, 02 pôsteres ou 01 artigo e 01 pôster) por autor ou em coautoria, e no máximo 02 coautores para cada trabalho enviado, totalizando 03 autores por trabalho.

2º Os trabalhos devem ser vinculados ao tema do Evento.

3º Os textos avaliados, quando aprovados pela Comissão Científica serão posteriormente publicados nos anais eletrônicos do evento. Os artigos aprovados não serão apresentados oralmente no evento. Portanto, não será fornecido certificado para artigo publicado, pois a publicação é o próprio certificado.

4º Os textos serão aceitos na língua portuguesa ou espanhola. Deverão ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas (com referências), fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5. Deverão conter Título, nome dos autores, resumo (no idioma do artigo e com no máximo 300 palavras) ter no mínimo 03 e máximo 05 palavras-chave, seguindo as normas da ABNT. Os trabalhos não serão revisados, quando aprovados serão publicados integralmente sendo da responsabilidade dos autores. A correção gramatical é critério de avaliação do trabalho.

5º As avaliações “às cegas” serão feitas por pares e a folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho; o arquivo deverá ser identificado, e será desidentificado por membro externo à Comissão Científica, antes das avaliações.

6º Os artigos serão avaliados para publicação pela Comissão Cientifica, e o resultado será publicado no site do evento. Somente serão publicados os artigos, se pelo menos um dos autores estiver inscrito no IV SERPINF e II SENPINF , mediante o pagamento da inscrição. A Comissão Científica reserva-se o direito de não aceitar os trabalhos que não estejam alinhados às normas de publicação e critérios desse evento. Os artigos não serão apresentados no evento.

7º Não será fornecido certificado de publicação do artigo, a própria publicação nos anais do evento é considerada certificação de publicação.

8º Os autores poderão solicitar que seu(s) artigo (s) seja excluído da programação ate no máximo 05 dias antes da data de inicio do evento.

9º Um mesmo artigo e/ou pôster somente concorrerá para uma forma de inscrição artigo e/ou pôster, não podendo ser inscrito nas duas formas.

10° Será disponibilizado arquivo-modelo editável no site do evento para a formatação conforme as regras do Evento. O mesmo deverá ser respeitado sob risco de desclassificação.

Observação

Os trabalhos que tiverem, no corpo do texto, qualquer forma de identificação dos autores e não atenderem as normas e/ou limite de páginas estabelecidas, não serão avaliados.

Critérios para avaliação dos trabalhos enviados

1. Pertinência do trabalho em relação ao tema do evento;
2. Linguagem clara, concisa e correta;
3. Apresentação dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões de forma coerente;
4. Fundamentação teórico-metodológica consistente/atual;
5. Respeito às normas especificadas para envio de trabalhos disponíveis no site.

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO

ATENÇÃO:

* A aprovação do trabalho não garante a participação no evento. É impreterível a inscrição para participar do IV SERPINF e II SENPINF e/ou apresentar seu trabalho.

* Caso seu computador possua um bloqueio de “pop-up”, habilite para que consiga acessar o site e demais informações relativas ao evento. Se o bloqueio persistir, tenta acessar em outro computador, ou provedor (preferencialmente Google Chrome ou Safari);

* Interessados com trabalhos aprovados na etapa de submissão de trabalhos devem se inscrever no evento e adicionar as informações completas do trabalho: título, autor, coautor e orientador.

* O credenciamento no dia 18/10 será mediante apresentação do comprovante de pagamento de inscrição no evento.

Categoria Valor
Alunos PUCRS R$ 60,00
Diplomados PUCRS R$ 70,00
Alunos Externos R$ 100,00
Público Geral R$ 100,00

Inscrições em breve.

Em caso de dúvida, preencha os campos abaixo e clique em enviar. Para confirmar que sua mensagem foi enviada, aguarde a atualização automática da página e verifique o menu "Fale Conosco".

Mídias Sociais

Compartilhar