Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Atenção: Inscrições abertas

O II Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS, que será realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2018, no Auditório Térreo do Prédio 32 da PUCRS, visa abordar assuntos práticos e teóricos que fazem parte da vivência da pós-graduação. É um evento acadêmico voltado para o público de graduação e pós-graduação das áreas biológicas e biomédicas, que tratará de assuntos instigantes e inovadores.

O II Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular visa apresentar e discutir, em um espaço científico aberto, temas de pesquisa atuais e dinâmicos na área da biologia celular e molecular, tendo como foco os estudantes e profissionais.

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais das áreas biológicas e biomédicas.

O evento será realizado no Auditório Térreo do Prédio 32 da PUCRS.

• Dia 08 de novembro de 2018, das 8h às 17h15min.
  • Dia 09 de novembro de 2018, das 8h30 às 17h15min.

COORDENADOR:

Horário Sessão Atividade
8h – 8h30 Credenciamento
8h30 – 9h Sessão de Abertura
9h – 9h45 Câncer A contribuição dos estudos citogenéticos nos distúrbios hematológicos – Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva (PUC Goiás)
9h45 – 10h15 “Abordagens in vitro e in vivo para o estudo da farmacologia do câncer” – Ma. Fernanda Cruz (PUCRS)
10h15 – 1045 Coffee Break
10h45 – 11h15 Microbiologia “Zika vírus: do risco ao tecido embrionário humano ao tratamento de tumores cerebrais”– Dr. Daniel Marinowic (INSCER – PUCRS)
11h15 – 12h “Envolvimento dos fenótipos de resistência e persistência bacteriana na falha da terapia antimicrobiana” – Dra. Stephanie Wagner Gallo (PUCRS)
12h – 14h Intervalo para o almoço
14h – 14h30 Neurociências “Modelos animais de estresse precoce e a vulnerabilidade aos transtornos de humor” – Dr. Luiz Eduardo Wearick (PUCRS)
14h30 – 15h “Análise do metabolismo encefálico e comportamental de Ratos Wistar diabéticos”– Ma. Stefanie Schneider (PUCRS)
15h – 15h30 “Aspectos Neuroimunológicos da dependência de crack-cocaína” – Ma. Gisele Funchal (PUCRS)
15h30 – 16h Coffee Break
16h30 – 17h15 Genética Clínica “Genética: da Mitologia ao Circo” – Prof. Rafael Fabiano Machado Rosa. (UFCSPA)

09 de Novembro de 2018

Horário Sessão Atividade
8h30 – 9h15 Bioprospecção “É possível inovações na área de produtos fitoterápicos?” – Prof. Dr. Pedro Ros Petrovick (UFRGS)
9h15 – 9h45 Genética Forense “Ciência Forense e o Primeiro Cemitério de Porto Alegre”- Dra. Cláudia Paiva (PUCRS)
9h45 – 10h15 Bioprocessos “Bioprocessos: Uma importante estratégia para a produção industrial de bioprodutos” – Profa. Dra. Claucia Fernanda Volken (Univates)
10h15 – 10h45 Coffee Break
10h45 – 12h30 Mesa Redonda:
Desafios da Pós-Graduação
Dra. Kelly Goulart (HPV)
Dra. Laura Nery (NSF Bioensaios)
Me. Paulo Patta (PUCRS)
Psic. Francisco Arseli Kern (CAP-PUCRS)
12h30 – 14h Intervalo para o almoço
14h – 14h45 Nanotecnologia Nanotoxicidade – Profa. Dra. Virgínia Cielo Rech (UFN)
14h45 – 15h15 “Nanotoxicidade em zebrafish: Efeito de nanopartículas de óxido de ferro no coração” – Dra. Giovanna Oliveira (PUCRS)
15h15 – 15h45 Coffee Break
15h45 – 16h15   Biotecnologia Rizobactérias como moduladoras do metabolismo vegetal” – Profa. Dra. Eliane Santarem (PUCRS)
16h15 – 16h45 “A diversidade microbiana nos ecossistemas e as suas potenciais aplicabilidades biotecnológicas” – Profa. Dra. Renata Medina (PUCRS)
16h45 – 17h15 Encerramento

Carga horária: O evento conta como atividade complementar de 16 horas/aula.
Certificado:
Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS R$ 65,00
Alumni PUCRS R$ 65,00
Alunos Externos R$ 85,00
Público Geral R$ 100,00

Realização:
Escola de Ciências-02-02

Apoio:
labsul

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Em caso de dúvida, preencha os campos abaixo e clique em enviar. Para confirmar que sua mensagem foi enviada, aguarde a atualização automática da página e verifique o menu "Fale Conosco".

icone do facebook