Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar
bandeira do brasil, idioma português bandeira dos estados unidos, idioma inglês

I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão na sala de aula – da retórica à realidade será realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2016 na PUCRS.

O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, particularmente a Linha de Pesquisa “Pessoa e Educação”, o CEES (Centro de Estudos em Ensino Superior) e o NEPAPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos), em parceria com a St Mary’s University, de Londres, realizam o “I Workshop Internacional sobre Educação Inclusiva”, cujo tema específico será: “A inclusão na sala de aula – da retórica à realidade”.

O Reino Unido possui aproximadamente 40 anos de experiência no processo de inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Um marco inicial dessa experiência foi o Relatório Warnock, publicado em 1978, após quatro anos de estudos a respeito do processo educativo de alunos com deficiência no país, sob liderança de Helen Mary Warnock. Esse relatório, que deu base a uma série de leis, propunha uma substituição do paradigma médico pelo educativo e ressaltava a importância da plena integração das crianças com deficiência em escolas regulares, bem como medidas para apoiá-las na superação de suas dificuldades. Foi ele também que introduziu, pela primeira vez, o conceito de Necessidades Educativas Especiais, que inclui, além de alunos com deficiência, aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem em seu percurso escolar. Mais recentemente, o mesmo relatório foi revisto pela própria autora e diversas inconsistências e problemas que ainda permanecem no sistema educacional foram identificados.

1. Capacitar professores e discentes da área da Educação para uma atuação na perspectiva da Educação Inclusiva, tanto em escolas da rede pública, quanto dentro da própria Universidade;
  2. Fortalecer esses profissionais para o enfrentamento dos desafios neste campo;
  3. Promover a troca de conhecimentos e experiências sobre a Educação Inclusiva entre duas realidades distintas: a Inglaterra e o Brasil.

Professores de escolas da Rede Municipal e Estadual de Educação de Porto Alegre, coordenadores/representantes dos diferentes cursos de graduação da PUCRS e discentes do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS.

O evento I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão na sala de aula – da retórica à realidade será realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2016, no auditório do Prédio 9 da PUCRS.

Coordenação:

Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme – Coordenador-Geral do Evento

Profa. Dra. Marlene Rozek – Coordenadora Adjunta

Comissão Organizadora:

Pós-doutoranda Gabriela Dal Forno Martins

Doutoranda Cleuza Ziesmann

Graduanda Gabriela Severo

24/11/2016
Horário Atividade
8h às 8h45min Credenciamento
8h45min às 9h Abertura
9h às 10h Conferência: Educação Inclusiva no Reino Unido (1970-2016)
Ministrante: Dra. Lorna Goodwin
10h às 12h Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst
1. Gestão da Mudança – explorando as barreiras e criando soluções para a inclusão
2. Criando uma Cultura de Inclusão: Liderança para a Inclusão
3. Entendendo os princípios da Inclusão: Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores
12h às 13h30min Almoço (custo a cargo dos participantes)
13h30min às 15h Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst
15h às 15h30min Intervalo
15h30min às 17h Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst
17h Plenário
25/11/2016
Horário Atividade
9h às 10h Conferência: Desenvolvendo a Capacidade de Todos os Professores para Ensinar Todos os Estudantes: Valores de Inclusão que vão além da Regulamentação
Ministrante: Dra. Anne Moran
10h30min às 12h Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst
1. Inclusão de alunos com deficiência – foco em deficiências físicas e Transtornos do Espectro Autista
2. Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores
3 – Ouvindo o aluno – a realidade da inclusão a partir da perspectiva dos participantes
12h às 13h30min Almoço (custo a cargo dos participantes)
13h30min às 15h  Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst
15h às 15h30min Intervalo
17h às 17h30min Encerramento
Modalidade Valor
Alunos e Diplomados PUCRS R$ 40,00
Professores PUCRS R$ 60,00
Profissionais – Professores da Rede Pública R$ 60,00
Público em geral R$ 100,00

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição individual até o dia 16 de novembro de 2016.

Clique aqui e inscreva-se

Apoio: