Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

O terceiro Congresso “DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÕES FORÇADAS: Migrações, xenofobia e transnacionalidade” visa difundir o conhecimento sobre o tema migratório e promover a percepção do “direito de migrar como um direito humano”. O tema demanda urgente atenção da sociedade civil e da comunidade internacional, no interesse de produzir conhecimento aprofundado sobre o fenômeno migratório, em âmbito nacional e internacional, no interesse de reduzir o preconceito e expandir políticas de acolhida humanitária, além de fomentar a criação de uma cultura de educação em direitos humanos.

Difundir e promover a temática dos direitos humanos no âmbito migratório.

Comunidade acadêmica e sociedade civil.

Dias 11 e 12 de novembro, no Prédio 11 da PUCRS.

• Coordenador – Professor Gustavo de Lima Pereira – Escola de Direito PUCRS;
  • Comissão Organizadora – Equipe do SADHIR

Data 11 de novembro de 2019

MESA 1: OS IMPACTOS DA CRISE MIGRATÓRIA NO CENÁRIO INTERNACIONAL ATUAL

Horário Atividade
19h30 Abertura – Mediador: Luísa Kops (Estudante da Escola de Direito da PUCRS – Integrante do SADHIR)
19h40 Gustavo de Lima Pereira (Coordenador do SADHIR. Professor da Escola de Direito da PUCRS) – A atuação do SADHIR, educação em direitos humanos e o Direito como instrumento de emancipação.
20h00 Jânia Saldanha – (Professora do Programa de Pós-graduação em Direito da UNISINOS) – Desafios contemporâneos das migrações forçadas em âmbito internacional.
20h30 Marcelo Torelly – (Coordenador de projetos da OIM – Organização Internacional para as Migrações) – Atuação da OIM no Brasil e a Resposta ao Fluxo de Venezuelanos.
21h00 Deisy Freitas Ventura – (Professora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da USP – Universidade de São Paulo) – A saúde dos migrantes e refugiados.
21:30 Debates

Data 12 de novembro de 2019

Horário Atividade
14h às 18h Apresentação de trabalhos aprovados.

Data 12  de novembro de 2019

MESA 2: A ATUAL POLÍTICA MIGRATÓRIA DO BRASIL E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CIVIL  NA ACOLHIDA HUMANITÁRIA

Horários Atividades
19h30 Abertura – Mediador: Júlia Weston – (Graduada em Direito pela PUCRS e  Mestranda em Direito Internacional pela Univesity College London– Integrante do SADHIR).
19h40 Januário Gonçalves – (Presidente regional da ONG “África do Coração”) – Reserve um minuto para ouvir alguém que foi forçado a deixar seu país.
20h10 Mor Ndiaye – (Presidente da Associação dos senegaleses no Rio Grande do Sul) – Relato de experiência migratória.
20h40 Pedro Gil Weyne – (Advogado do Centro de Referência em Direitos Humanos da Associação do Voluntariado e da Solidariedade – CRDH-AVESOL) – Migração, vulnerabilidades e controle.
21h10 Bárbara Bruna de Oliveira Simões – (Doutoranda em Ciências Sociais na PUCRS (bolsa Capes). Advogada voluntária do GAIRE – Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados) – Legislação migratória no Brasil: desafios e possibilidades.
21h40 Debates

Prazo final para envio de trabalhos: 05 de novembro de 2019.

Para acessar informações referente a submissão de trabalhos clique aqui.

Os resumos devem ser encaminhados para o seguinte e-mail: [email protected]

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.