Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Desde a década de 1970, apontam-se, nas esferas econômica, social e política, não só em âmbito nacional, mas em âmbito mundial, inúmeras crises, com reflexos jurídicos e sociais que vigoram até hoje. Indica-se a globalização, o sistema neoliberal, a crise financeira, o desenvolvimento tecnológico, entre outros, como fatores determinantes para mudanças de paradigmas. Assim, algumas medidas foram necessárias para evitar o desemprego, a descontinuidade das empresas e a implementação de novas tecnologias. Conformar a flexibilização das partes foi essencial, com base nesses acontecimentos já citados, como medida de acomodação das relações que se estabelecem diante de novos padrões e dos usos da tecnologia pelo profissional do Direito, como um todo.

A iniciativa de abordar a temática do direito simultaneamente à da tecnologia surgiu dos debates que vem sendo paulatinamente travados desde 2008, em um grupo de pesquisas denominado Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho, sediado na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), de Porto Alegre – Brasil.

Assim como vem ocorrendo nas edições anteriores, mudanças culturais, sociais e econômicas são analisadas e debatidas, novos padrões são estruturados com base em pesquisas já maturadas pelo grupo que organiza os encontros.

A busca pela construção de uma visão prospectiva sobre novas modalidades e novas perspectivas nos focos de estudo é outro mote desse evento, o que leva ao objetivo de traçar-lhe novas configurações. Pretende-se, portanto, nessa nova fase do Grupo de Pesquisas, identificar parceiros que permitam analisar comparativamente situações regionais já latentes e carentes de amparo legal e de investigação teórico-acadêmica como forma de cooperar com os desafios enfrentados por outros países.

A escolha do tema, com ampliação da delimitação adotada nas edições anteriores, atende ao mister de incentivar o uso consciente e seguro das chamadas novas tecnologias em todos os âmbitos da sociedade, a partir do conhecimento de realidades diferentes, motivando a participação de entidades e pessoas em nível nacional e internacional, verificando a legislação utilizada e o implemento de políticas públicas, além das iniciativas e projetos propostos nos diferentes países.

Os temas a serem abordados no evento têm conexão com a necessidade de aprofundar a reflexão sobre o impacto das novas tecnologias e as questões que envolvam a necessária atualização no campo do Direito, para que este sirva de amparo às novas configurações sociais surgidas.

Ademais, diante do cenário econômico que se apresenta, inúmeras reformas legislativas estão sendo propostas, em diversos países, no entanto, percebe-se que necessitam de um amplo debate jurídico, técnico e acadêmico.

Fenômenos inovadores nos meios sociais suscitam a reflexão jurídica sobre os mais diversos aspectos que circundam o cenário trabalhista, ambiental, judicial, processual a partir da implementação do uso das tecnologias.

Buscar-se-á disseminar os conhecimentos e experiências vivenciadas, seja na implementação das tecnologias, nas iniciativas regulamentadoras ou nas políticas públicas de seu incentivo. Além disso, priorizar-se-á o debate dos novos direitos e deveres oriundos destas relações sociais contemporâneas.

Por fim, com a utilização de painéis de discussão e apresentação de trabalhos científicos incentivar-se-á a participação da sociedade em geral, em especial dos acadêmicos de graduação e pós-graduação nos debates, possibilitando a internacionalização de sua trajetória acadêmica, o intercâmbio de ideias e a busca conjunta pela construção das bases jurídicas e sociais da utilização das tecnologias.

O evento terá abrangência internacional e será destinado ao público brasileiro e internacional em lato senso.

Acadêmicos em todos os graus, Advogados, Professores, Diretores, Gestores, Assessores, Juízes, Desembargadores, Procuradores, Promotores, Defensores Público, Auditores do Trabalho, e demais profissionais interessados.

O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório 202 do Prédio 40 da PUCRS.

Coordenação Científica:

  • Dra. Denise Fincato

Coordenação Executiva:

  • Doutoranda Cíntia Guimarães

 

Realização: 

  • Programa de Pós-Graduação em Direito e Grupo de Pesquisas Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho.

21 de Novembro 

Horário Local Atividade
Manhã – 08h30 às 12h Auditório 202, Pr. 40 Palestras
Tarde – 14h às 17h Salas de aula Apresentação de GTs


22 de Novembro

Horário Local Atividade
Manhã – 08h30 às 12h Auditório 202, Pr. 40 Palestras
Tarde – 14h às 17h Auditório 202, Pr. 40 Palestras

 

PRAZO FINAL PARA ENVIO DE TRABALHOS  (PRORROGADO) ATÉ 18/11/2019 

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS: 20/11/2019

NORMAS PARA A INSCRIÇÃO: 

  • É FUNDAMENTAL QUE O PARTICIPANTE CADASTRE OS DADOS DO TRABALHO (TÍTULO, AUTOR, COAUTORES E DEMAIS INFORMAÇÕES) NO MOMENTO EM QUE REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO NO LINK ABAIXO, MESMO SEM RECEBER O RETORNO SE O TRABALHO FOI APROVADO.
  • COM BASE NESSES DADOS CADASTRADOS, SERÃO EMITIDOS OS CERTIFICADOS DE “TRABALHO APRESENTADO”. Se não cadastrar, o certificado não será emitido.
  • Caso se inscreva, mas verifique algum erro no cadastro do trabalho, deve enviar um e-mail no “fale-conosco” do site solicitando o cancelamento da inscrição. Nesse caso, após receber o retorno, deverá acessar o site e se inscrever novamente.
  • Esse pedido de cancelamento pode ser feito até 1 dia antes do evento (20/11). Após, não será mais permitido editar a inscrição no evento.

Grupos de trabalho:

  1. Direitos humanos e tecnologia;
  2. Crise, tecnologia e relações de trabalho;
  3. Meio Ambiente e tecnologia;
  4. Direito empresarial e tecnologia;
  5. Processo Judicial e tecnologia;
  6. Previdência e novas tecnologias.

ACESSE O REGULAMENTO DOS TRABALHOS, CLICANDO AQUI.

Para fazer sua inscrição, clique no botão “inscreva-se” abaixo e preencha os campos do formulário.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal. Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Preencha os campos abaixo e clique em enviar. Para confirmar que sua mensagem foi enviada, aguarde a atualização automática da página e verifique o menu Fale Conosco.

Mídias Sociais

Compartilhar