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O II Congresso Internacional de Coletivização e Unidade do Direito ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro no prédio 11 da PUCRS, sendo a continuação de um evento idealizado e, com muito sucesso, realizado em Novembro de 2018 pelo Prof. Dr. Marco Félix Jobim e pelo Prof. Dr. Luis Alberto Reichelt. Reuniu em sua primeira edição 40 palestrantes de 5 nacionalidades diferentes e, neste ano, pretende unir 50 nomes, fazendo jus a esperada expansão da promoção de diálogo, debate e pesquisa sobre os temas relacionados ao Processo Coletivo e à Unidade do Direito cada vez mais em voga no Brasil e no mundo.

Este evento objetiva promover um espaço aberto à comunidade acadêmica para debate sobre questões relacionadas ao tema de Coletivização e Unidade do Direito, incentivando ao aprendizado à respeito dos reflexos que tal tema pode ter no Brasil e em âmbito internacional.

Pesquisadores, Professores, Alumni, Alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS, assim como aos alunos originados de outras Instituições de Ensino.

Ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2019 no auditório térreo do prédio 11 da PUCRS.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Marco Félix Jobim
  • Prof. Dr. Luís Alberto Reichelt
  • Prof. Dr. Gustavo Osna
  • Prof. Dr. Sérgio Cruz Arenhart (Universidade Federal do Paraná) – Organização externa
  • Prof. Dr. Edilson Vitorelli (Mackenzie) – Organização externa
  • Prof. Dr. Hermes Zaneti Jr (UFES) – Organização externa

Comissão Executiva:

  • Mda. Hannah Alff,
  • Gda. Luiza Medeiros,
  • Gda. Micaela Linke
  • Ddo. Me. Sérgio Gillet

ATENÇÃO:

Todas as atividades a seguir ocorrerão no auditório térreo do Prédio 11.

25/09/2019 (quarta-feira)

Horário Atividade
17h às 18h30 Credenciamento
18h30 Mesa de abertura
19h Palestra 1 – Prof. Dr. Fredie Didier Jr.
19h45 Palestra 2 – Prof. Dr. Eduardo Oteíza
20h30 Palestra 3 – Prof. Dr. Doug Rendleman
21h30 Encerramento da 1ª noite.
Presidente da mesa

26/09/2019 (quinta-feira)

Horário Atividade
8h Temática: Aspectos de direito material na coletivização de direitos.
Palestra 4 – Prof. Me. Douglas Fischer: Aspectos penais relevantes dos casos de Mariana e Brumadinho.
8h30 Palestra 5 – Prof. Dr. Thiago Rodovalho: Danos punitivos no processo coletivo.
9h Palestra 6 – Prof. Dra. Susana Henriques: Tutela Coletiva da Moralidade Pública.
9h30 Palestra 7 – Prof. Dra. Ana Beatriz Rebello Presgrave.
Presidente de mesa: Profa. Dra. Daniela Lutzky
10h Intervalo
10h20 Temática: Aspectos probatórios da coletivização de direitos.
Palestra 8 – Profa. – Thaís Amoroso Paschoal – Produção antecipada coletiva da prova.
10h50 Palestra 9 – Prof. Dr. Vitor de Paula Ramos: Provas no processo coletivo.
11h20 Palestra 10 – Prof. Dr. William Santos Ferreira: Princípios da prova no processo coletivo.
11h50 Palestra 11 – Prof. Ddo. Júlio Cesar Goulart Lanes: A função da audiência nos processos coletivos.
Presidente de mesa: Prof. Dr. Artur Carpes.
12h20 Intervalo para almoço
13h45 Temática: O futuro do direito em relação à inteligência artificial.
Palestra 12 – Prof. Dr. Darci Guimarães Ribeiro: Inteligência artificial e processo coletivo.
14h15 Palestra 13 – Prof. Dr. Sérgio Gilberto Porto.
14h45 Palestra 14 – Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues.
15h15 Palestra 15 – Prof. Dr. Erik Navarro Wolkart.
Presidente de mesa: Prof. Dr. Rafael Sirangelo de Abreu.
15h45 Intervalo
Temática: Tutela Provisória, Coletivização e Unidade do Direito.
16h15 Palestra 16 – Profa. Dda. Rogéria Dotti: Tutela de evidência.
16h45 Palestra 17 – Prof. Dr. Humberto Dalla Bernardina Pinho.
17h15 Palestra 18 – Prof. Dr. Cássio Scarpinella Bueno: A tutela provisória em juízo: percalços.
17h45 Palestra 19 – Prof. Dr. Pedro Miranda: Tutela antecipada recursal.
Presidente de mesa: Profa. Dra. Jaqueline Mielke.
18h15 Intervalo
Temática: Avanços e retrocessos nos processos estruturais.
19h30 Palestra 20 – Prof. Dr. Edilson Vitorelli: Desafios do Processo Estrutural.
20h15 Palestra 21 – Prof. Francisco Verbic: Litígios estruturais na Argentina: Verbitsk e mendonza.
21h Palestra 22 – Prof. Dr. Sérgio Cruz Arenhart: Estabilidades e Instabilidades no processo estrutural.
Presidente de mesa: Prof. Dr. Gustavo Osna.
21h45 Encerramento

27/09/2019 (sexta-feira)

Horário Atividade
08h10 Temática: Privatização no processo coletivo.
Palestra 23 – Prof. Dr. Pedro Nogueira: Limites dos Negócios Jurídicos Processuais.
08h40 Palestra 24 – Prof. Dr. Fernando da Fonseca Gajardoni: Flexibilização procedimental e o papel do juiz.
09h10 Palestra 25 – Prof. Dr. Antônio do Passo Cabral: Convenções processuais e processo coletivo.
Presidente de mesa: Profa. Dra. Cristina Reindolff da Motta.
09h50 Intervalo
10h15 Temática: Processos Coletivos.
Palestra 26 – Profa. Dra. Mariela Puga: Litígio estratégico estrutural.
10h45 Palestra 27 – Prof. Dr. Leonardo Nunes.
11h15 Palestra 28 – Prof. Dr. Hermes Zaneti Jr.: Processo Coletivo no Brasil: análise de dados.
11h45 Debate: Processo Estrutural (serão realizadas uma pergunta para cada professor palestrante dos painéis de processo estrutural, que terão 5 minutos para resposta)
Debatedora e Presidente de mesa: Prof. Dra. Cíntia Muá.
12h30 Intervalo para almoço
14h Temática: Hermenêutica e Argumentação no processo coletivo.
Palestra 29 – Prof. Dr. Beclaute Oliveira.
14h30 Palestra 30 – Profa. Dra. Trícia Navarro.
15h Palestra 31 – Profa. Dda. Taís Schilling Ferraz.
15h30 Palestra 32
16h Intervalo
16h20 Temática: Problemas e soluções na tutela executiva coletiva.
Palestra 33 – Profa. Dra. Desirê Bauermann.
16h50 Palestra 34 – Prof. Dr. Heitor Sica.
17h20 Palestra 35 – Prof. Dr. Antônio Pereira Gaio Júnior.
17h50 Palestra 36
Presidente de mesa: a definir
18h20 Intervalo
19h30 Temática: Unidade do Direito.
Palestra 37 – Profa. Dra. Teresa Arruda Alvim.
20h15 Palestra 38 – Prof. Dr. Daniel Mitidiero.
21h Palestra 39 – Prof. Dr. Luiz Guilherme Marinoni.
22h Encerramento
Presidente de mesa: Prof. Dr. Marco Félix Jobim.

Sala 307 do Prédio 11:

26/09/2019 (quinta-feira)
09h às 12h – Apresentação de resumos expandidos Comissão Avaliadora:
Prof. Dr. Eduardo Scarparo.
Prof. Esp. Zulmar Duarte.
Prof. Ddo. Marcelo Mazzola.
Profa. Me. Maria Angélica Feijó.
13h30min às 18h30min – Apresentação de resumos expandidos Comissão Avaliadora:
Prof. Me. Ronaldo Kochem.
Prof. Me. Odilon Garcia.
Profa. Me. Camila Martta.
19h às 22h – Palestras Prof. Dr. Álvaro Paranhos Severo.
Prof. Dra. Márcia Andrea Bürhing.
Prof. Dr. Paulo Trindade Junior.
Prof. Dra. Caroline Vaz.
Presidente de mesa: Profa. Dra. Liane Tabarelli

 

27/09/2019 (sexta-feira)
09h às 12h – Defesas de projetos de teses e dissertações Comissão Avaliadora:
Prof. Dr. Rafael Sirangelo de Abreu.
Prof. Dr. Guilherme Botelho.
Prof. Dr. Artur Torres.
Presidente: Prof. Dr. William Pugliese.
14h às 18h – Palestras Profa. Dra. Fernanda Medeiros: Tutela processual dos animais.

Sala do Prédio 11 (à definir)

26/09/2019 (quinta-feira)
13h30min às 18h30min – Apresentação de resumos expandidos Comissão Avaliadora
Prof. Dr. Marco Félix Jobim Prof. Dr. Luis Alberto Reichelt Prof. Dr. Gustavo Osna Prof. Dr. Sérgio Cruz Arenhart
8 Eduardo Oteíza
Prof. Dr. Edilson Vitorelli Prof. Dr. Hermes Zaneti Jr. Prof. Dr. Fredie Didier Jr. Prof. Dr. Eduardo Oteíza
9 Doug Rendleman 10 Douglas Fischer 11 Thiago Rodovalho 12 Susana Henriques da Costa
Prof. Doug Rendleman Prof. Me. Douglas Fischer Prof. Dr. Thiago Rodovalho Profa. Dra. Susana Henriques da Costa
13 Ana Beatriz Rebello Presgrave 14 Daniela Courtes Lutzky 15 Thaís Amoroso Paschoal 16 Vitor de Paula Ramos
Prof. Dra. Ana Beatriz Rebello Presgrave Profa. Dra. Daniela Courtes Lutzky Profa. Dra. Thaís Amoroso Paschoal Prof. Dr. Vitor de Paula Ramos
17 William Santos Ferreira 18 Júlio Cesar Goulart Lanes 19 Artur Carpes 20 Darci Ribeiro
Prof. Dr. William Santos Ferreira Prof. Ddo. Júlio Cesar Goulart Lanes Prof. Dr. Artur Carpes Prof. Dr. Darci Ribeiro
21 Sérgio Gilberto Porto 22 Marco Antônio Rodrigues 23 Erik Navarro Wolkart 24 Rafael Sirangelo de Abreu
Prof. Dr. Sérgio Gilberto Porto Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Prof. Dr. Erik Navarro Wolkart Prof. Dr. Rafael Sirangelo de Abreu
25 Rogéria Dotti 26 Humberto Dalla Bernardina de Pinho 27 Cassio Scarpinella Bueno 28 Pedro Miranda de Oliveira
Prof. Dda. Rogéria Dotti Prof. Dr. Humberto Dalla Bernardina de Pinho Prof. Dr. Cassio Scarpinella Bueno Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira
29 Jaqueline Mielke Silva 30 Edilson Vitorelli Diniz Lima 31 Francisco Verbic 32 Pedro Nogueira
Profa. Dra. Jaqueline Mielke Silva Prof. Dr. Edilson Vitorelli Diniz Lima Prof. Dr. Francisco Verbic Prof. Dr. Pedro Nogueira
33 Fernando da Fonseca Gajardoni 34 Antônio do Passo Cabral 35 Cristina Reindolff da Motta 36 Mariela Puga
Prof. Dr. Fernando da Fonseca Gajardoni Prof. Dr. Antônio do Passo Cabral Profa. Dra. Cristina Reindolff da Motta Profa. Dra. Mariela Puga
37 Leonardo Nunes 38 Cíntia Teresinha Burhalde Mua 39 Beclaute Oliveira Silva 40 Trícia Navarro Xavier Cabral
Prof. Dr. Leonardo Nunes Profa. Me. Cíntia Teresinha Burhalde Mua Prof. Dr. Beclaute Oliveira Silva Profa. Dra. Trícia Navarro Xavier Cabral
41 Taís Schilling Ferraz 42 Daisson Flach 43 Desirê Bauermann 44 Heitor Vitor Mendonça Sica
Profa. Dda. Taís Schilling Ferraz Prof. Dr. Daisson Flach Profa. Dra. Desirê Bauermann Prof. Dr. Heitor Vitor Mendonça Sica
45 Antônio Pereira Gaio Júnior 46 Teresa Celina de Arruda Alvim 47 Daniel Mitidiero 48 Luiz Guilherme Marinoni
Prof. Dr. Antônio Pereira Gaio Júnior Prof. Dra. Teresa Celina de Arruda Alvim Prof. Dr. Daniel Mitidiero Prof. Dr. Luiz Guilherme Marinoni
49 Eduardo Kochenborger Scarparo 50 Zulmar Duarte de Oliveira Junior 51 Marcelo Leite da Silva Mazzola 52 Maria Angélica Echer Ferreira Feijó
Prof. Dr. Eduardo Kochenborger Scarparo Prof. Esp. Zulmar Duarte de Oliveira Junior Prof. Me. Marcelo Leite da Silva Mazzola Profa. Me. Maria Angélica Echer Ferreira Feijó

CLIQUE AQUI e confira a lista de trabalhos aprovados!

Prazo de início para envio de trabalhos: 15/04/2019

Prazo final para envio de trabalhos: 15/05/2019

Divulgação do resultado dos aprovados: 22/05/2019

Prazo para participantes com trabalhos aprovados se inscreverem: de 22 a 30/05/2019

Abertura das inscrições para os demais participantes: 31/05/2019

Data para divulgação das salas e horários das apresentações: a confirmar

 

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE COLETIVIZAÇÃO E UNIDADE DO DIREITO 

Edital 2019 para submissão de resumos
O Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, nos termos do presente edital, torna público que estarão abertas, no período de 15 de abril a 15 de maio, as inscrições para a submissão de trabalhos acadêmicos científicos vinculados ao tema do presente Congresso Internacional de Coletivização e Unidade do Direito, a serem avaliados e, posteriormente, em caso de homologação, apresentados neste Congresso, com possibilidade de publicação em forma integral, mediante as disposições contidas neste edital.

1.OBJETIVO
O Congresso Internacional de Coletivização e Unidade do Direito ocorrerá entre os dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2019, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, cidade de Porto Alegre.

O presente evento tem como objetivo promover um espaço aberto à comunidade acadêmica para debate sobre questões relacionadas ao tema de Coletivização e Unidade do Direito,  incentivando ao aprendizado à respeito dos reflexos que tal tema pode ter no Brasil e em âmbito internacional. 

2. PÚBLICO-ALVO
O Congresso será aberto à comunidade acadêmica: pesquisadores, professores, alunos Alumni, alunos de graduação e pós-graduação interessados no tema do presente Congresso, assim como aos alunos originados de outras Instituições de Ensino além da Instituição organizadora, PUCRS. Estarão aptos a participar da submissão de trabalhos Mestres, Doutores, estudantes em nível de pós- graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e em nível de graduação.

3. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO
3.1
As inscrições dos trabalhos para avaliação deverão ser realizadas pelo autor da pesquisa científica, ficando a cargo deste a responsabilidade pelo envio e adequação do mesmo às regras estabelecidas por este edital, assim como se responsabilizará pelo conteúdo inédito do trabalho.
3.2 Cada autor poderá enviar no máximo 2 (dois) trabalhos, devendo nele constar o nome completo dos autores abaixo do título do trabalho a ser apresentado, apontando-se em nota de rodapé as qualificações acadêmicas e profissionais e o endereço eletrônico de ambos.
3.3 Em casos de coautoria, ambos os autores devem atendar às exigências descritas no presente edital.
3.4 Após a submissão do artigo não serão aceitas inclusão de autores, alterações da ordem dos nomes ou mesmo correções referentes ao seu texto ou qualificação dos autores.
3.5 O prazo para submissão de trabalhos terá início no dia 15 de abril a 15 de maio. Os trabalhos recebidos após a data limite, ou aqueles que não se adequarem aos requisitos do presente edital não serão levados à avaliação.

4. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (RESUMO EXPANDIDO)
Os trabalhos deverão ser enviados no formato de resumo expandido, encaminhados à Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Coletivização e Unidade do Direito, até o prazo limite estipulado, por meio do seguinte endereço eletrônico: ciprocessocoletivo@gmail.com. 

4.1 DA FORMATAÇÃO
Os trabalhos deverão ser inéditos e submetidos em formato de resumo expandido para fins de apresentação oral, contendo a seguinte formatação
a) O arquivo será submetido em PDF, em língua portuguesa, contendo no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) laudas, desconsiderando as referências, em folha A4, posição vertical;
b) Fonte “Arial”; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5cm; margens superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm;
c) As citações (NBR 10520/2002) e as referências (NBR 6023/2002) deverão obedecer às regras da ABNT;
d) O formato indicado para indicar as citações é em Nota de Rodapé (Nota Referencial);
e) O resumo expandido deverá ser divido em forma de tópicos, não sendo admitidos resumos em texto corrido.

4.2 DA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos deverão seguir a seguinte estruturação:
a) Resumo (com até 100 palavras);
b) Palavras-chave (entre 3-5 palavras);
c) Introdução (contendo justificativa e problemática proposta);
d) Objetivos;
e) Metodologia;
f) Fundamentação teórica ou discussões;
g) Resultados e/ou Considerações Finais;
h) Referências. 

4.3 DA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
Os trabalhos serão classificados de acordo com a atribuição de notas de 0 (zero) a 10 (dez), conforme cumprimento dos seguintes critérios a serem analisados pela banca avaliadora:
a) Deverá haver correspondência entre o título e o conteúdo desenvolvido no texto;
b) O resumo expandido encaminhado deverá estar de acordo com a temática deste evento;
c) No item Introdução deverá ser apresentada a justificativa e a problemática proposta;
d) Referencial bibliográfico atual e condizente com a literatura relevante sobre o tema;
e) Complexidade da pesquisa;
f) Estrutura e linguagem claras e aptas para o alcance dos objetivos da pesquisa;
g) Metodologia adequada para responder a problemática proposta;
h) Conclusão adequada aos objetivos apresentados.

Aquele trabalho com apresentação oral que obtiver melhores resultados e melhor se encaixar na temática do evento, dentre os trabalhos que alcançarem média acima de 7,0 (sete), terá seu(s) autor(es) notificado(s) para que envie(m) o artigo completo no prazo de 30 (trinta) dias pelo endereço eletrônico: ciprocessocoletivo@gmail.com.

Não será concedido prazo para interposição de recurso acerca da decisão final da avaliação, em qualquer etapa do evento. O autor que não tenha seu trabalho aprovado e queira ter acesso a avaliação do seu resumo expandido, poderá solicitá-la através do e-mail: ciprocessocoletivo@gmail.com, a qual será enviada no prazo de até 30 (trinta) dias a contar do dia 27 de Setembro de 2019.

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS APROVADOS
Os autores que tiverem seu resumo expandido aprovado para participar das apresentações orais serão notificados até o dia 22 de maio, Os locais com a indicação da respectiva sala e horário de apresentação serão divulgados na sequência.

6. DA APRESENTAÇÃO
6.1 Os autores selecionados a apresentarem seus trabalhos poderão fazê-lo mediante utilização de recursos de mídia digital;
6.2 Os autores terão o tempo máximo de 10 (dez) minutos para apresentar seus trabalhos;
6.3 Em caso de mais de um autor, a apresentação pode ser feita por ambos ou apenas um deles. Não sendo admitidas apresentações feitas por terceiros;
6.4 Caberá aos autores participarem integralmente do momento das apresentações, e não apenas durante o tempo da sua apresentação;
6.5 Poderá haver debate na sequência das apresentações, ao final de blocos ou ao término de todas as apresentações, cabendo aos membros da banca avaliadora definirem o formato;
6.6 A banca pontuará as apresentações orais de tendo como base os seguintes parâmetros:
a) Estrutura (apresentação pessoal, objetivos, desenvolvimento e conclusões);
b) Clareza e objetividade;
c) Domínio do tema;
d) Adequação ao tempo disponível;
e) Uso correto do material didático; e
f) Coerência da exposição oral com o resumo.

7. DOS CERTIFICADOS
Todas as declarações e Certificados referentes à participação e apresentação de trabalhos no Presente Congresso Internacional de Coletivização e Unidade do Direito serão enviados por meio de certificado digital, a ser enviado até 30 (trinta) dias a contar do dia 27 de Setembro de 2019 para os endereços eletrônicos fornecidos pelos participantes e autores.

8. DA PUBLICAÇÃO
8.1 A publicação do trabalho depende da apresentação do resumo expandido na respectiva banca avaliadora;
8.2 A submissão, aprovação e apresentação do resumo expandido não garante o direito de publicação;
8.3. O(s) autor(es), cujo trabalho tenha sido selecionado para publicação, será(ão) notificado(s) via endereço eletrônico até 30 (trinta) dias a contar do dia 27 de Setembro de 2019, devendo o trabalho ser enviado, em seu completo teor, em formato de artigo científico, no prazo de 30 (trinta) dias pelo endereço eletrônico: ciprocessocoletivo@gmail.com. 

9. DOS DIREITOS AUTORAIS
O Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ficará autorizado a publicar e divulgar o trabalho. O(s) autor(es), ao submeter(em) seu artigo, cede(m) automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito às entidades promotoras do evento.

10. DO ARTIGO EM INTEIRO TEOR SELECIONADO À PUBLICAÇÃO

10.1. Os artigos deverão obedecer às normas da ABNT, nos seguintes requisitos:
a) O arquivo será submetido em DOC ou DOCX, em língua portuguesa, contendo no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, em folha A4, posição vertical;
b) Fonte “Arial”; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5cm; margens superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm;
c) As citações (NBR 10520/2002) e as referências (NBR 6023/2002) deverão obedecer às regras da ABNT;
d) O formato indicado para indicar as citações é em Nota de Rodapé (Nota Referencial);
e) O nome, qualificação e endereço eletrônico dos autores deve constar em nota de rodapé no início do artigo.

10.2 Somente serão aceitos os artigos científicos que estejam de acordo com as regras previstas neste Edital; os demais serão excluídos.

Modalidade Até dia 30 de junho A partir de 1 de julho A partir de 1 de agosto A partir de 1 de setembro
Alunos PUCRS R$ 120,00 R$ 150,00 R$ 180,00 R$ 210,00
Alumni PUCRS R$ 120,00 R$ 150,00 R$ 180,00 R$ 210,00
Alunos externos R$ 180,00 R$ 210,00 R$ 250,00 R$ 250,00
Profissionais R$ 250,00 R$ 250,00 R$ 250,00 R$ 250,00
Membros do IBDP R$ 150,00 R$ 180,00 R$ 210,00 R$ 240,00

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

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