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  Atenção: término do prazo para o envio do texto completo é 03/12 para o e-mail [email protected];

 

17 A 19 DE OUTUBRO DE 2017

O XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos é um evento bianual integrado ao calendário de atividades do Programa de Pós-graduação em História da PUCRS. Em 2017, será realizada a 11ª edição, mantendo a tradição do Programa de realização de eventos científicos de caráter internacional que reúnam professores e pós-graduandos de todo o país e exterior.

O CIEIA foi criado com o fim de promover a divulgação das pesquisas em andamento, nas áreas em que se concentram as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa de Pós-graduação em História da PUCRS, e para promover a integração dessas pesquisas com o que vem sendo em outros centros de pesquisa localizados no país e no exterior.

O evento será aberto a pesquisadores, professores e estudantes de Graduação e Pós-graduação em História e ciências humanas e sociais, assim como para o público em geral.

O “XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos – 80 anos de Estado Novo” será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2017, no Auditório do Prédio 5, Campus Central da PUCRS.

Comissão Organizadora:

  • Prof. Dr. Antônio de Ruggiero (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
  • Profa. Dra. Luciana Murari (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
  • Prof. Dr. Luciano Aronne de Abreu (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
  • Profa. Dra. Tatyana de Amaral Maia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)

Comissão Científica:

  • Prof. Dr. Antônio de Ruggiero (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
  • Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra (Universidade Federal de Pelotas – UFPEL)
  • Prof. Dr. Eduardo Scheidt (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)
  • Prof. Dr. Francisco Carlos Palomanes Martinho (Universidade de São Paulo – USP)
  • Profa. Dra. Luciana Murari (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
  • Prof. Dr. Luciano Aronne de Abreu (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
  • Prof. Dr. Luis Alberto Marques Alves (Universidade do Porto)
  • Profa. Dra. Surama Conde Sá Pinto (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRJ)
  • Profa. Dra. Tatyana de Amaral Maia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)

17 de outubro

Horário Atividade
15h Conferência de abertura – Tema: Os 80 anos do Estado Novo
Profa. Dra. Ângela de Castro Gomes (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Universidade Federal Fluminense – UFF)

 

18 de outubro

Horário Atividade
8h às 12h Simpósios Temáticos
14h às 17h Mesa redonda – Tema: Literatura, cultura e pensamento social no Brasil dos anos 1930.
Participantes:
Prof. Dr. Gilberto de Mendonça Teles (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ)
Prof. Dr. André Botelho (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
Profa. Dra. Lúcia Lippi Oliveira (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – Fundação Getúlio Vargas)

 

19 de outubro

Horário Atividade
8h às 12h Simpósios Temáticos
14h às 17h Mesa redonda – Tema: Regimes autoritários no Brasil e nos países ibéricos
Participantes:
Prof. Dr. René E. Gertz (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
Prof. Dr. António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa)
Profa. Dra. Beatriz de las Heras (Universidad Carlos III, Madri)
17h30 às 19h Conferência de encerramento – Tema: Nacionalismos populistas e autoritários na Argentina, no Brasil e no Chile (1929-1959)
Prof. Dr. Ernesto Bohoslavsky (Universidad Nacional de General Sarmiento e  Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Carga horária: 20 horas. Válido como horas complementares, de acordo com cada unidade acadêmica.

 

ACESSE AQUI O CRONOGRAMA DOS SIMPÓSIOS.

ACESSE AQUI OS AUTORES POR ORDEM ALFABÉTICA

PERÍODO DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO PARA QUEM POSSUI TRABALHO APROVADO: 21 a 28 DE AGOSTO

CRONOGRAMA E REGULAMENTO:

ATIVIDADE

DATA
PRAZO FINAL PARA ENVIO DE TRABALHOS (PRORROGADO)

  • Envie o seu Resumo para : [email protected], informando a qual simpósio temático está destinado o trabalho
ATÉ 13 DE AGOSTO
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS NO SITE

  • O Comitê Científico será responsável pela aprovação das propostas de comunicação submetidas.
 21 DE AGOSTO
PRAZO PARA O PARTICIPANTE COM TRABALHO APROVADO SE INSCREVER NO SITE, REALIZAR O PAGAMENTO E GARANTIR SUA VAGA NO EVENTO

  • Somente após receber a aprovação do trabalho por e-mail ou ter a publicação do seu nome no site, autor principal do trabalho deverá acessar a ficha de inscrição evento, preencher a etapa de trabalhos com os dados (título, autores e seus respectivos CPFs e e-mails e a Instituição de Ensino, área), finalizar a inscrição e realizar o pagamento.
21 A 28 DE AGOSTO
PERÍODO DE INSCRIÇÕES  DE PARTICIPANTES SEM TRABALHOS (após o período de inscrições de quem teve trabalho aprovado) A PARTIR DE 28 DE AGOSTO
  • Pelo menos um dos autores deverá estar matriculado no evento e será conferido o certificado de trabalho apenas para o autor responsável pelo envio do trabalho. Os demais coautores terão seus nomes na sequência do certificado.
  • Todos os certificados (de participação e de apresentação de trabalhos) serão fornecidos de forma online após o evento.

– Na programação de Simpósios Temáticos serão aceitas inscrições de estudantes, professores e profissionais com pesquisa na área de história, compreendendo:

* alunos de mestrado e doutorado em história ou áreas afins;

* mestres e doutores em história ou áreas afins;

– Cada participante poderá inscrever-se para apresentação de uma comunicação oral, em um dos simpósios temáticos aprovados pela organização do evento;

– Os resumos das propostas de comunicação devem conter entre 15 e 25 linhas, fonte Times New Roman 12, formato A4, margens 2,5 cm, espaço 1,5, apresentando título da proposta, nome e titulação do proponente;

– Cada simpósio pode conter entre 5 e 10 comunicações orais;

– Os trabalhos cujos simpósios não atinjam o número mínimo de inscritos poderão ser remanejados, a critério da comissão coordenadora geral do evento.

– Os coordenadores dos simpósios temáticos atuarão como mediadores das sessões, cabendo a eles orientar e organizar a apresentação de comunicações, abrir e conduzir os debates de cada sessão, e administrar o tempo de apresentação;

– Cada comunicação terá a duração de 20 minutos, tempo que pode ser ajustado de acordo com a avaliação do coordenador da sessão.

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

  1. Direitas, História e Memória
  2. Projetos nacionais autoritários e transições democráticas – relações entre a esfera interna e as relações internacionais do Brasil nos séculos XX e XXI
  3. Autoritarismo e Corporativismo: o Estado Novo em Perspectiva Comparada
  4. A República pensa e atua sobre seus índios: o lugar do índio e as políticas indigenistas no Brasil do século XX
  5. Estado Novo e Educação
  6. História e imagem: olhares, tempos e memórias
  7. História, Imagem e Cultura Visual
  8. Imigrantes e descendentes no Estado Novo
  9. Produção cultural e vida intelectual no Brasil pós-1922: modernização e conservadorismo
  10. Memória escrita e narrativas orais sobre a cidade e o patrimônio
    1. Rupturas, permanências e transições na ocupação de territórios: espaços, paisagens e cultura

Acesse aqui o descritivo completo dos Simpósios Temáticos

 

Os participantes que desejam enviar o trabalho para publicação (anais) devem obedecer as seguintes normas:

– Somente poderão ser publicados no livro eletrônico trabalhos efetivamente apresentados no evento;

– O término do prazo para o envio do texto completo é 03/12 para o e-mail [email protected];

– Os textos a serem publicados devem observar rigorosamente a seguinte formatação:

– 7 a 10 páginas, fonte Times New Roman 12, formato A4, margens 2,5 cm, espaço 1,5;

– Não deverá haver espaçamento entre parágrafos; cada parágrafo deve ser iniciado com um recuo à esquerda de 1,25 cm.

– Citação no sistema autor-data; formato (Autor, XXXX: n. de página) Ex: Maia, 1990: 164).

– As notas de rodapé devem conter apenas comentários ou observações pertinentes ao texto;

– As referências aos textos citados devem vir apenas ao final do texto, indicadas com título no formato: Referências, em itálico, sem negrito, alinhado à esquerda da página;

– As referências devem ser formatadas de acordo com as normas da ABNT;

– Na primeira linha do texto, deve ser apresentado o título da comunicação, com primeira letra em maiúscula, sem aspas, sem itálico, sem negrito, centralizado;

– Logo após o título deve vir a indicação de uma nota de rodapé com o símbolo *; nessa nota serão indicados: SOBRENOME e Nomes do Autor. Titulação e vinculação acadêmica do proponente; E-mail para contato; Exemplo: FERREIRA, José de Souza. Mestrando do Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal do Maranhão. E-mail: [email protected]

– A primeira página do trabalho completo deve conter cabeçalho com a marca do evento, tal como utilizado para a formatação do resumo (modelo xi cieia formulario pagina inicial texto completo)

– A indicação da nota 1 deve ser posicionada ao final do título completo do texto; a nota deve indicar três palavras-chaves para indexação, separadas por ponto e vírgula (;), iniciadas com “Palavras-chave” e concluídas com ponto final ; EXEMPLO:  1 Palavras-chave: educação básica; Brasil Império; imigração italiana.

– Podem ser enviadas, juntamente com o trabalho escrito, imagens consideradas necessárias à compreensão do texto; estas devem estar no formato .JPG, com qualidade média, e resolução máxima de 300 dpi. As imagens devem ser identificadas com uma legenda posicionada abaixo delas, e identificadas com títulos do tipo “Figura 1: …” Não deve ser utilizada borda em torno das figuras. Cabe ao autor do texto identificar a autoria da imagem e obter a devida autorização para sua publicação, caso necessário. 

– Os textos devem conter numeração de páginas, COM EXCEÇÃO DA PRIMEIRA PÁGINA, NÃO NUMERADA, no campo superior direito, em formato Times New Roman 10, sem negrito ou itálico;

– Os arquivos devem ser enviados em .pdf E em .docx (ou .doc), e nomeados da seguinte forma: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, primeiras palavras do titulo, completo; EXEMPLOS: SILVA imigrantes senegaleses completo; FERREIRA crise dos misseis completo; BERNARDES nacionalizacao do ensino completo; NÃO UTILIZAR ACENTUAÇÃO, SINAIS GRÁFICOS OU C CEDILHA NOS NOMES DOS ARQUIVOS;

– A correção gramatical e a revisão formal dos textos apresentados para publicação são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS R$ 50,00
Alunos PUCRS de Pós-graduação R$ 80,00
Diplomados PUCRS R$ 80,00
Alunos Externos R$ 80,00
Alunos Externos de Pós-graduação R$ 110,00
Professores e Pós-graduação R$ 120,00
Público Geral R$ 120,00

 

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão abaixo “Inscreva-se” e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

 

Realização

Escola de Humanidades-02

 

Apoio

FAPERGS

CAPES

Mídias Sociais

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