ESTUDE NA PUCRS

Por que mudou?

» Quanto à composição
O novo modelo busca um alinhamento com as novas diretrizes do Ensino Médio, que preveem, para além de um conjunto de aprendizagens essenciais, um maior aprofundamento por área de conhecimento, por meio de itinerários formativos. Essa proposta está igualmente em consonância com a nova estrutura da PUCRS, organizada em oito Escolas.

» Quanto à data
Neste ano, o vestibular da UFRGS será realizado em dois finais de semana: nos dias 23 e 24 de novembro e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O ENEM será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, mês em que também ocorre a realização do ENADE. De modo a evitar a colisão com datas de eventos já programados, a PUCRS antecipará seu concurso vestibular para o final de outubro.

» Quanto à aplicação
A aplicação da prova em um único dia atende às demandas da comunidade, beneficiando principalmente os candidatos que vêm de localidades distantes, sem prejudicar a qualidade do processo.

A nova proposta

As provas da PUCRS serão compostas por dois núcleos distintos: o núcleo comum, aplicado para o Grupo 1 (Medicina) e para o Grupo 2 (Demais cursos); e o núcleo específico, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. O núcleo comum compreende uma prova com 30 questões objetivas – Língua Portuguesa (10), Língua Inglesa ou Espanhola (10), Matemática (10) – e uma prova de Redação. O núcleo específico é composto por uma prova objetiva que varia conforme a Escola a que o curso está vinculado:

» Curso da Escola de Medicina
70 questões objetivas + Prova de Redação
– Prova de Redação: Peso 1
• Núcleo específico:
– Física, Química e Biologia – 20 questões (Peso 4)
– Literatura, História e Geografia – 20 questões (Peso 2)
Tempo para realização da prova: 5h30min

» Cursos da Escola de Ciências da Saúde e da Escola Politécnica
50 questões objetivas + Prova de Redação
– Língua Portuguesa – 10 questões (Peso 1)
– Prova de Redação (Peso 1)
• Núcleo específico:
– Física, Química e Biologia – 20 questões (Peso 6)
Tempo para realização da prova: 4h30min

» Cursos da Escola de Direito, da Escola de Negócios, da Escola de Humanidades e da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
50 questões objetivas + Prova de Redação
– Língua Portuguesa – 10 questões (Peso 1)
– Prova de Redação (Peso 1)
• Núcleo específico:
– Literatura, História e Geografia – 20 questões (Peso 6)
– Tempo para realização da prova: 4h30min

Modalidades de inscrição
No momento da inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS; utilizar a nota do ENEM; ou realizar a prova e utilizar o ENEM. Neste último caso prevalecerá a modalidade em que ele tiver melhor classificação.