01/08/2018 - 18h30 - Por: Gabriela Techio - Consultora de carreira

Um novo semestre começa!

Para quem está inserido no mundo universitário, o ano é marcado por duas etapas, ou melhor, duas possibilidades de fazer diferente. Isso porque cada semestre letivo se apresenta com novas oportunidades, contatos e experiências, permitindo que se possa parar, repensar e planejar o novo ciclo. Com a chegada da segunda metade de 2018, seguem três dicas para aproveitar melhor esse momento.

A primeira dica é sobre olhar a Universidade para além da sala de aula e buscar novas experiências que gerem aprendizado pessoal e profissional. Durante todo o semestre acontece no campus universitário diversos cursos, palestras, feiras e congressos, que trazem atualizações de diferentes maneiras e possibilitam a expansão da rede de contatos.

A segunda dica é justamente sobre estar disponível para criar e manter contatos com novas pessoas sejam elas colegas de curso, alunos de outras áreas, professores e funcionários da Universidade. Todos têm algo a ensinar e a aprender. Além disso, são nesses encontros que surgem ideias incríveis e se criam parcerias de trabalho.

Por fim, a terceira dica é sobre o Escritório de Carreira da PUCRS. O serviço, que é gratuito para os alunos e alumni, tem por objetivo apoiar o indivíduo na sua inserção ou recolocação no mercado de trabalho, bem como auxiliar no planejamento de carreira. Sendo o elo entre Universidade e o mercado, o serviço também possui uma agenda de eventos que abordam diferentes assuntos relacionados ao tema de carreira e desenvolvimento profissional.

Essas dicas têm como objetivo contribuir para um semestre cheio de novos conhecimentos, contatos e reflexões sobre o futuro do mercado de trabalho. Ainda, apontam sobre as vantagens de usar a Universidade no seu todo, já que muitas atividades interessantes acontecem dentro do campus. Bom 2018/02 a todos!