Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS fará tour no aplicativo TikTok

Realizada em países da Ásia e da Europa, a iniciativa virtual integra 12 instituições brasileiras em uma semana inteira dedicada a lives de museus

29/07/2020 - 09h49
Imagem geral das atrações do Museu da PUCRS

A live do MCT no TikTok acontece na sexta-feira, dia 31, e mostrará o espaço de exposições. Foto: Bruno Todeschini

Em parceria junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o TikTok, aplicativo de vídeos popular entre os jovens, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT) é um dos participantes da campanha #MuseuSemFronteiras entre os dias 27 de julho e 2 de agosto. A ideia é matar a saudade do passeio cultural, já que todos os museus seguem fechados devido à pandemia da Covid-19. A ação reúne um conjunto de museus públicos e privados. O MCT é o único museu universitário entre os participantes.

De acordo com a representante da coordenadoria de projetos museológicos do MCT, Simone Flores Monteiro, a experiência virtual é mais um meio de comunicação com o público que gera aprendizado, conhecimento, sensações, afetos.  “No momento em que estamos vivendo, essa comunicação contribui para a dignidade social, pois o público que não conhece pode se beneficiar de experiências e patrimônios museais”.

O físico e o virtual em simbiose

A pandemia nos fez olhar mais para a relação virtual. Com as restrições impostas, foi criado um espaço específico no site para as experiências online e também foi ampliada a interação com as redes sociais, que extrapola a relação de espaço do museu enquanto espaço físico, aproximando mais as pessoas.

Simone pontua que a virtualidade não resolve, “pois a experiência e a vivência permitem a sociabilidade, o crescer com o outro”. Mas, por outro lado, ela acredita que aproxima o que está distante, no sentido de que os museus são espaços que, através do aprender lúdico e poético, contribuem para reduzir o medo, e esclarecer, a partir da ciência e da memória, e assim multiplicar a esperança. “Não teria sentido ser diferente, afinal tudo o que o MCT guarda, conserva, pesquisa contribui para a valorização da vida, para que o homem se entenda como parte da natureza, sabendo que tem um papel importante”.

Segundo a coordenadora educacional do MCT, professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Renata Medina da Silva, o principal desafio ainda é o acesso ao ambiente virtual. “Mesmo com propostas educativas, lúdicas e interativas, como os vídeos da exposição Marcas da Evolução  e o Quiz com o mascote do museu, o Eugênio, a questão ainda é fazer com que todo esse universo de possibilidades chegue às pessoas, pra que elas possam usufruir esses conteúdos, sobretudo os estudantes da rede pública de ensino.

Marque na sua agenda

Todas as lives serão exibidas nas páginas das próprias instituições no TikTok e terão entre 30 minutos e 1 hora de duração. A live do MCT acontece na sexta-feira, dia 31, e mostrará o espaço de exposições com duração máxima de 40 minutos. Será um tour relatando as diferentes experiências e temáticas que as pessoas podem encontrar a partir de dos acervos, exposições pesquisas e ações educativas.

Programação:

29 de julho

• às 14h, Muqifu (@muquifu)
    Tema: Audiovisual de favela
  • às 19h, Museu Case de Portinari (@museucasadeportinari)
    Tema: “Uma Noite no Museu” – Como será o Museu à noite? Como é a casa banhada pela lua, o jardim sem a revoada dos pássaros. Todas essas curiosidades serão apresentadas na live. Os educadores mostrarão detalhes do Museu Casa de Portinari com um olhar noturno, em um passeio repleto de música e poesia.

30 de julho

• às 15h, Museu Histórico Nacional (@museuhistoriconacional)
    Tema: “Uma pequena sábia” ou “uma grande louca”: Sophia Jobim, uma indumentarista dos trópicos.

31 de julho

• às 10h, Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (@museudapucrs)
    Tema: O espaço de exposição do Museu
  • às 15h, Museu do Pão (@moinhocolognese)
    Tema: A cultura, a memória e a panificação no coração do Caminho dos Moinhos, uma apresentação do Museu do Pão, da Escola de Panificação e do Moinho Colognese: os prêmios nacionais e internacionais, os projetos de preservação de patrimônio material e imaterial, e o impacto desse conjunto de ações no turismo da região do Vale do Taquari.
  • às 16h30, Museu Felícia Leirner (@museufelicialeirner)
    Tema: Do portão aos bastidores: quem dá vida ao Museu?

1º de agosto

• às 16h, Museu da República (@museudarepublica)
    Tema: A educadora do museu da República e historiadora, Ana Paula Zaquieu, e a artista e ativista, Panmela Castro, conversam sobre o papel dos museus na luta contra o racismo

• às 15h, Museu do Ouro (@museudoouro)
    Tema: Jogo Guardiões do Museu do Ouro

Sobre o TikTok

O TikTok é um aplicativo gratuito, no qual seus usuários podem postar vídeos de até um minuto, utilizando músicas e filtros disponíveis no aplicativo. Com a missão de inspirar criatividade e trazer alegria, o TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio. No último ano, foi um dos aplicativos com maior número de downloads no mundo e o Brasil está entre os países com o maior número de usuários.