Equipe de arbitragem da Escola de Direito se destaca em Boston

Universidade ficou à frente de instituições europeias de referência

20/11/2017 - 17h55
Equipe arbitragem FDI Boston, Escola de Direito

Foto: Arquivo pessoal

A equipe de arbitragem da Escola de Direito da PUCRS obteve destaque em uma competição internacional na modalidade moot courts (simulação de julgamento). Realizado na Suffolk University, em Boston (Estados Unidos), o evento FDI Moot reuniu 114 times de instituições de vários países para a etapa de rodas orais, no qual o time formado pelos alunos Andrea Bodanese, Fernanda Milnitsky, Laura Ziegler Meirelles e Graciana Scarpellini Campos e a Alumni (diplomada) Athenais Linhares Moreira classificou-se em 28º lugar. O grupo superou importantes universidades como King’s College London, Universitat de Barcelona e University of Miami School of Law, entre outras. Atualmente os participantes preparam-se para participar do 25th Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, cujas rodadas orais ocorrerem no mês de março de 2018, em Viena (Áustria).

Sobre as moot courts

O grupo tem participado, desde 2013, das principais competições nacionais e internacionais na modalidade moot courts. Tais competições simulam uma disputa jurídica, com base em caso hipotético criado especialmente para o evento. O grupo então deve realizar sólida pesquisa, durante em torno de um semestre, para embasar seus argumentos, que são apresentados em duas etapas, a entrega de memoriais escritos e a participação de rodadas orais, cujos avaliadores são juristas de renome nacional e internacional. Em 2016 o time passou a participar também de competições de mediação e negociação, que igualmente envolvem litígios simulados, mas com o objetivo de conduzir à auto-composição.

Outras conquistas

Entre as principais conquistas da equipe da arbitragem da Escola de Direito estão:

• Campeã da Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, em 2014;
  • 21º lugar (entre 298 equipes de todo o mundo) no Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, em Viena (Áustria), em 2015;
  • Campeã Competição Brasileira de Mediação Empresarial, em 2016;
  • 4º lugar nos memoriais de requerente (entre 59 times de todos os continentes) no Foreign Direct Investment International Arbitration Moot (FDI Moot), em Buenos Aires (Argentina), em 2016;
  • 2º melhor plano de negociação e 3º melhor memorial de requerente na Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial – Camarb, em 2017.

Como participar

Estudantes da PUCRS interessados em tais experiências podem fazer sua preparação participando do Grupo de Estudos em Arbitragem e Contratos Comerciais Internacionais, como também ingressando na disciplina Alternative Dispute Resolution: Mediation, Arbitration and Conciliation, ministrada em Inglês, na Escola de Direito.