Design é a nova Graduação da PUCRS

Inscrições podem ser feitas no Vestibular de Verão 2017

Por: Redação Ascom

04/10/2016 - 15h27

Unindo a estrutura existente das áreas de comunicação, arquitetura e engenharia, a PUCRS lança o curso de Graduação em Design. O bacharelado será oferecido a partir do Vestibular de Verão 2017, que recebe inscrições de 1º a 27 de novembro. As aulas ocorrerão no turno da manhã e serão realizadas em oito semestres, divididas em duas linhas de formação: Produto e Comunicação.  A linha de formação em Produto é direcionada ao desenvolvimento de produtos ou sistemas e seus serviços. Já a linha de formação em Comunicação pretende trabalhar com comunicação multimídia, programação visual, gráfica ou digital, desde publicações impressas até interfaces de sites, embalagens e identidades visuais.

Apesar da Graduação ser nova, o tema design já é estudado há muito tempo na Universidade em pesquisas de Mestrado e Doutorado. Marcelo Martel, coordenador do curso, lembra que a PUCRS implantou o primeiro curso de especialização na área do Estado, em 1986, formando muitos profissionais até 1995, quando foi extinto. A nova Graduação será vinculada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, mas com corpo docente formado também por professores das faculdades de Comunicação Social e Engenharia.

DesignAs aulas terão como diferencial o aprendizado experimental, que aplica o conhecimento imediatamente na prática de projetos, substituindo o tradicional ensino compartimentado por disciplinas independentes. “Os alunos trabalharão em projetos práticos integrados por equipes das duas formações a partir de problemas, para os quais terão de achar soluções. A teoria utilizará este mesmo tema, começando com assuntos de impacto social”, afirma Martel. Ele conta que determinados temas terão parceria de empresas ao longo dos semestres para que os alunos visitem fábricas e conheçam as necessidades do mercado. A ideia é desenvolver soluções práticas e, ao mesmo tempo, conhecer a dinâmica do mercado.

Os estudantes utilizarão toda a estrutura da PUCRS, que inclui laboratórios da Faculdade de Engenharia e da Arquitetura que dispõem de equipamentos para executar protótipos e modelos, equipamentos, plotadoras e impressoras 3D. Estão nos planos a construção de salas de aula e laboratórios específicos.

Sobre o perfil do futuro estudante, Martel ressalta: “É preciso ser criativo e ter espírito empreendedor.  O designer deve interpretar o que as pessoas sentem e desejam e projetar isso, mas com funcionalidade e sustentabilidade”, alerta. Mas afinal, é preciso que o futuro designer seja um bom desenhista? “Não se aprende a desenhar tão rápido, é preciso praticar. Algumas pessoas têm maior facilidade, mas a maioria consegue desenhar depois de muito exercício”, finaliza.