Ciências Criminais

 

Apresentação

A temática da violência assume, nacional e internacionalmente, importância crescente em termos de relevância de pesquisa e refinamento teórico que projete novas formas de agir. Corresponde a explícita exigência da sociedade contemporânea, confrontada diuturnamente com questões extremamente graves e complexas. Abordagem consistente do tema necessita, contudo, a co-participação de representantes de vasto leque de campos do saber – v.g. direito penal, processual penal, criminologia, antropologia, história, filosofia, psiquiatria, sociologia, entre outras, -, pois não é possível investigações de tal complexidade senão de forma integrada e interdisciplinar.

Por outro lado, a ênfase interdisciplinar exige comprometimento institucional e plena disponibilidade dialogal de docentes e discentes que estejam afinados não só com a urgência do tema, mas também com as especificidades da articulação entre a produção acadêmica e a sociedade.

 

Linhas de pesquisa

  • Sistemas jurídico-penais contemporâneos
  • Violência, crime e segurança pública

Para saber mais sobre as estruturas de pesquisa e participar do processo seletivo acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais.

Tipo de curso doutorado
Modalidade presencial
Prazo de defesa 24 a 54 meses
Nº de créditos 36 créditos
Avaliação da CAPES 5