Acervos:

José Honório Rodrigues

(Rio de Janeiro, RJ, 1913; Rio de Janeiro, RJ, 1987).
Vida e Obra   |    Álbum de Imagens   |    Catálogo

José Honório Rodrigues, nascido em 20 de janeiro de 1913 e falecido em 6 de abril de 1987, na cidade do Rio de Janeiro, foi um dos principais historiadores brasileiros do século XX. Sua produção historiográfica versa sobre os mais variados temas, como, por exemplo, a invasão holandesa no Brasil, história diplomática brasileira e historiografia brasileira, área de estudos em que foi pioneiro.

Graduou-se em Direito, em 1937, pela Universidade do Brasil; entre 1943 e 1944 residiu e pesquisou nos Estados Unidos, patrocinado pela Fundação Rockfeller; de volta ao Brasil, ingressou nos quadros do Instituto Nacional do Livro, sendo diretor da Sessão de Publicações e Obras Raras da Biblioteca Nacional, entre 1946 e 1958; de 1958 a 1964 foi diretor do Arquivo Nacional. Além disso, foi também membro da Academia Brasileira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Portuguesa de História, da American Historical Association (EUA), da Royal Academy of History (Inglaterra) e da Sociedade Histórica de Utrecht (Holanda).

O Acervo José Honório Rodrigues, incorporado ao DELFOS em 2008, compõe-se de cerca de 100 pastas com documentos variados, tais como: cartas, notas de pesquisa, referências de fontes e de arquivos (nacionais e estrangeiros), mapas, fotos, recortes de jornal, etc. Deve-se salientar, no entanto, que esses documentos se constituem apenas numa pequena parte do total do acervo de José Honório Rodrigues, a qual estava sob a guarda de Ricardo Seitenfus, que fez a doação para a PUCRS.