Acervos:

Antonio Carlos Resende

(Cachoeira do Sul –1929)
Vida e Obra   |   Álbum de Imagens   |    Catálogo

Advogado, escritor e jornalista. Foi locutor das rádios Farroupilha, Gaúcha, Itaí, Difusora e Guaíba. Também integrou a equipe da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Fez parte do grupo que editou a Revista Crucial, em 1953. Dirigiu a TV Educativa do Rio Grande do Sul. Estreou na literatura aos 48 anos, com o livro Magra, mas não muito, as pernas sólidas, morena, editado em parceria pelo Instituto Estadual do Livro e a L&PM. Sua criação literária, até o momento, é composta por 12 obras, todas em prosa.

Cronologia de Vida

1929 – O escritor Antonio Carlos Resende, no dia 27 de abril, nasce em Cachoeira do Sul. É o primogênito do casal Affonso Resende Neto e Gerda Trommer Resende.

1945 – Conclui o curso ginasial no Colégio Roque Gonçalves, em Cachoeira do Sul. Antonio Carlos Resende é escolhido para orador da turma, mas, por ser acusado de comunista, a solenidade é cancelada.

1946 – Para completar os estudos, vai morar em Porto Alegre. Passa a estudar no Colégio Anchieta, onde encontra professores fundamentais na sua formação, como Godofredo Macedo e Roberto Morroni, que lhe transmitem o gosto pela língua portuguesa e latina. Recém-chegado à capital, aos dezesseis anos ingressa na Rádio Farroupilha.

1949 – Completa o colegial e, novamente, é escolhido como orador da turma. Desta vez, a cerimônia ocorre normalmente.

1950 – Ingressa no curso de Direito da UFRGS.

1952 – Casa-se com Yolanda Rosa.

1953 – Integra o grupo da Revista Crucial, editada por Paulo Hecker Filho.

1954 – Forma-se em Direito. Mais uma vez, Antonio Carlos Resende é escolhido orador da turma.

1970 – Passa a fazer parte da equipe da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro.

1975 – Dirige a TV Educativa do Rio Grande do Sul, cargo que ocupa até 1977.

1978 – Na sua estreia como escritor, publica, em coedição do IEL e da L&PM, Magra, mas não muito, as pernas sólidas, morena.

1979 – Lança o seu segundo livro, editado pela Globo, O rapaz que suava só do lado direito.

1980 – Publica O louva-a-deus, pela Editora Globo.

1981Pedro e Lia é publicado pela Globo.

1983Por que me olhas, Maria Carolina?, sua quinta novela, é editada pela L&PM.

1986 – Na Argentina, lança Magra, pero no mucho, las piernas fuertes, morena, pela Ada Korn Editora.

1988 - Igual a ti só no Inferno é lançado pela L&PM.

2007 – Publica A obra prima do teu corpo, pela L&PM.

2009 - Roubai-vos uns aos outros, editado pela L&PM.

Bibliografia do Autor

Magra, mas não muito, as pernas sólidas, morena. Porto Alegre: L&PM Editores, 1978.
O rapaz que suava só do lado direito. Porto Alegre: Globo, 1979.
O louva-a-deus. Porto Alegre: Globo, 1980.
Pedro e Lia. Porto Alegre: Globo, 1981.
Por que me olhas, Maria Carolina?. Porto Alegre: L&PM, 1983.
Igual a ti só no inferno. Porto Alegre: L&PM, 1988.
O sétimo. Porto Alegre: L&PM, 1991.
Fiéis infiéis. Porto Alegre: Movimento, 1993.
Mortes do Amor. Porto Alegre: L&PM, 2000.
Jairo e seus diabos. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001.
A obra-prima do teu corpo. Porto Alegre: L&PM, 2007.
Roubai-vos uns aos outros. Porto Alegre: L&PM, 2009.

No exterior:

Magra, pero no mucho, lãs piernas fuertes, morena. Buenos Aires: Ada Korn, 1986.