Acervos:

Laboratório de História Oral

Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS

Em 1996, foi criado o Laboratório de História Oral no PPGH-PUCRS, que tem como objetivo apoiar o trabalho de alunos de toda a universidade quando pretendem produzir documentos a partir de depoimentos orais. Assim, com o apoio institucional, foi possível estabelecer metas e organizar procedimentos de trabalho que envolvam História Oral. O Laboratório coloca à disposição de pesquisadores pessoal e equipamentos para a obtenção e o registro de fontes documentais, para a análise das mesmas, e para a difusão dos resultados de pesquisa. Propõe-se a auxiliar, portanto, aqueles que procuram trabalhar com História Oral, fornecendo informações importantes sobre como preparar uma entrevista, como realizar a transcrição do texto, como fazer um termo de cessão, como elaborar bibliografia sobre o assunto. Além disso, o Laboratório possui um acervo com mais de 200 entrevistas compiladas sobre diversos temas relacionados com política, educação, arqueologia, histórias de vida e, especialmente, vinculados ao tema imigração. Dessa forma, está sendo possível criar e manter um acervo que cresce ano a ano, com a contribuição de estudantes dos diferentes níveis acadêmicos, em perspectiva interdisciplinar. O Laboratório possui local próprio, que se localiza no Prédio 3, sala 313, da Universidade, e seu horário de atendimento é de segundas a sextas-feiras, das 14 horas às 17h30min. Parte do acervo já devidamente transcrito e pronto para a pesquisa está também disponível no DELFOS, Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, no prédio da Biblioteca Central, 7º andar.