Acervos:

Ir. Elvo Clemente

(Marostica, Itália, 1921; Porto Alegre, RS, 2007).
Vida e Obra   |    Álbum de Imagens   |    Catálogo

Nascido em 30 de outubro de 1921, em Maróstica (Itália), Antônio João Silvestre Mottin, filho de Ângelo e Emília Motttin, ainda criança emigrou com a família para o Brasil. Após os primeiros estudos, dedicou-se à vida religiosa, integrando-se à Congregação Marista, dedicada à Educação. Assume, então o nome de Ir. Elvo Clemente, atuando em diversos colégios, entre eles o Rosário e o Champagnat. Para completar sua formação profissional, em 1949, graduou-se em Letras Clássicas, na PUCRS. Tais estudos despertaram-lhe um interesse acentuado pela da literatura, área que se tornou o centro de sua atividade docente. Seguiram-se o doutorado em Letras Clássicas (PUCRS), em 1953, sob a orientação do Prof. Guilhermino César, com a tese Vida e obra de Francisco Lobo da Costa, e o pós-doutorado em Lingüística Aplicada, com especialização em Filologia Românica, em 1956, na Universidade de Salamanca, Espanha. Em 1959, fez concurso de cátedra para Língua Portuguesa, na PUCRS, defendendo sua tese de livre-docência com a obra O temporal e o eterno em Paulo Corrêa Lopes.

Em 1950, passou a trabalhar na PUCRS, como professor da Faculdade de Letras; foi também vice-diretor da FAMECOS, fundador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Praduação, Pró-Reitor de Extensão e Assessor Especial da Reitoria, além de Secretário-Geral da Congregação. É fundador e diretor da revista Letras de Hoje e integrante de conselhos editoriais de diversas outras publicações.

Nessa longa atuação como professor e educador marista foi homenageado com merecidos prêmios e distinções como “Comenda do Infante Dom Henrique”, pelo Governo de Portugal, “Comenda Medalha Irmão Afonso” pela PUCRS, Gaúcho Honorário, Prêmio Literário Ilha de Laytano, comemorando seu Jubileu de Ouro de Vida Religiosa nesse mesmo ano.

É membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Letras desde 1963, tendo sido seu presidente e diretor da revista dessa agremiação. Integrou o Conselho da FAPERGS e o Conselho Estadual de Cultura, de que também presidiu, além de participar de outras associações culturais do Estado, muitas das quais colaborou significativamente para sua fundação.

O Ir. Elvo Clemente apresenta uma vasta produção literária, publicando livros (uma parte está referendada em sua bibliografia). Era assíduo colaborador de jornais, tendo mais de uma centena de artigos publicados nesses veículos de comunicação: Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Correio do Povo, Zero Hora, Jornal do Comércio, bem como em vários jornais do interior do Estado. Como pesquisador qualificado, desenvolveu projetos na linha de pesquisas “Literatura, Memória e História”, do Programa de Pós-Graduação em Letras-PUCRS. Segundo o testemunho de Mons. Urbano Zilles, um “incansável educador marista, de imensurável amor pelos livros, pela educação, pela universidade e pela igreja.

Cargos exercidos

Membro de Honor Correspondiente de la Academia Uruguaya de Historia, Academia Uruguaya de Historia - 2006
Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Academia Rio-Grandense de Letras – 2004 a 2006
Presidente do CIEE, CIEE - 2004
Secretário do Instituto Histórico Geográfico, Instituto Histórico Geográfico – 2006
Vice-presidente do Círculo de Pesquisas Literárias, Círculo de Pesquisas Literárias - Biênio 2005 e 2006.
Presidente de Honra das Jornadas de Estúdios Coloniales Del Cono Sur, .2002
Membro de Honor correspondiente de la Academia Uruguaya de Historia, Academia Uruguaya de Historia - 2006

Honrarias

Medalha Irmão Afonso, Reitoria da PUCRS - 1981
Comenda do Infante Dom Henrique, Governo de Portugal – 1963
Troféu Gaúcho Honorário, RBS - 1987
Premio Literario Ilha de Laytano, Fundação Ilha de Laytano -1988
Diploma de Cidadão Emérito de Porto Alegre, Câmara Municipal de Porto Alegre.- 1991
Membro de Honra da Associação Riograndense de Imprensa, Associação Riograndense de Imprensa – 1994
Membro de Honra da Academia Uruguaya de Letras, Academia Uruguaya de Letras – 1994
Diploma e Medalha de Educador Emérito, Estado do Rio Grande do Sul – 1995
Attestato di Onore, Regione Veneto – 1996
Targa di riconoscenga, Onore Culturale, Camera di Commercio di Vicenze – 1997
Troféu Amigo do Livro, Câmara Riograndense do Livro – 2000
Medalha Simões Lopes Neto, Estado do Rio Grande do Sul. – 2001
Prêmio Literário Érico Veríssimo, Câmara Municipal de Porto Alegre – 2002
Medalha de Honra ao Mérito Imigrante - Festa da Família Mottin, Prefeitura de Garibaldi - Homanegem da Prefeitura aos Mottin – 2004
Cidadão honorário de Pelotas, Câmara de Vereadores – Pelotas -2006
Membro de Honor correspondiente de la Academia Uruguaya de Historia, Academia Uruguaya de Historia – 2006
Comenda do Infante Dom Henrique, Governo de Portugal.

Bibliografia

Clemente, Elvo, Irmão. Recordando irmão Faustino João [documento impresso e eletrônico]. Educação (Porto Alegre), Porto Alegre, v.30, n.62.1, p. 309-310, 2007
Rumo à Psicolingüística Conexista. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
Rumo à Psicolingüística Conexista. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004
Quando a Crônica Floresce. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004
Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul. CORAG, 2002
Livro do Centro Cultural CEEE - Nova Fonte de saber. CORAG, 2002