Estamos atentos à evolução do coronavírus (COVID-19) e tomando todas as medidas que estão ao nosso alcance para manter a segurança da nossa comunidade. Diante de um cenário de constante mudanças, nos comprometemos a revisar permanentemente nossas ações, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde nacionais e regionais, e manter nossos estudantes, professores, colaboradores informados. Acompanhe neste espaço todas as ações preventivas e orientações oficiais da Universidade.

 

Dúvidas?

Entre em contato conosco:

Professores e funcionários
SESMT: (51) 3353-4286
WhatsApp: (51) 98426-9211
Atendimento ao Aluno
Financeiro: (51) 3320-3588 ou
financeiro@pucrs.br
ProUni: (51) 3353 7974 ou
prouni@pucrs.br
Registro Acadêmico
WhatsApp: (51) 98443-0788
cra.ns@pucrs.br

 

Medidas de prevenção adotadas pela PUCRS:

• Envio de orientações para a comunidade universitária sobre como proceder em casos de suspeita.
• Intensificação da limpeza nos ambientes e superfícies do campus, especialmente de elevadores, corrimão, maçanetas, hydras, torneiras e louças de banheiros, com uso de bactericida e álcool 70%.
• Reforço dos suportes de mesa com álcool gel, para todos os nossos ambientes.
• Revisão, consertos e abastecimento dos dispenseres de álcool gel já existentes no campus.
• Interdição dos bebedouros de água.
• Cancelamento de eventos e atividades institucionais com público superior a 100 pessoas dentro do Campus.
• Cancelamento da agenda cultural da Universidade
• Adiamento de viagem de docentes e pesquisadores.
• Adiamento de todas as atividades da Universidade Aberta da Terceira Idade e demais iniciativas previstas exclusivamente para pessoas acima de 65 anos;
• Reforço da divulgação de medidas preventivas do Ministério da Saúde em todos os espaços do Campus.

 

Recomendações por público

Orientações a professores e funcionários

• Se você apresenta sintomas que se enquadram nos critérios definidos pelas autoridades sanitárias, evite a circulação em locais públicos, não compareça à Universidade, contate a vigilância epidemiológica (Telefone: 150) ou busque orientação médica. Importante que você mantenha a secretaria da sua Unidade informada e em caso de dúvidas contate o SESMT.

• Chegou de viagem oriundo de área de risco ou tem dúvidas sobre a possibilidade da sua origem ser de uma área de risco, entre em contato com o SESMT. Nesses casos, a Universidade poderá recomendar que você fique em casa – em home office sempre que possível -, sem que tenha prejuízo.

• Teve contato próximo com casos confirmados ou em fase de confirmação. Diante de evidências documentais ou autodeclaração circunstanciada, a Universidade poderá recomendar o isolamento domiciliar de 14 dias.

• Além do reforço na higienização do Campus, a Universidade antecipará a aplicação da vacina para os vírus Influenza. A projeção é de que as doses estejam disponíveis ainda na primeira quinzena de abril.

• Essas informações estão sujeitas a alterações conforme novas recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Orientações aos estudantes

• Se você apresenta sintomas que se enquadram nos critérios definidos pelas autoridades sanitárias, evite a circulação em locais públicos, não compareça à Universidade, e contate a vigilância epidemiológica do município (Telefone: 150) ou busque orientação médica. Importante que você também informe à secretaria da Escola, via e-mail, ou contate a Central de Atendimento ao Aluno (WhatsApp (51) 98443-0788).

• Caso tenha retornado de viagem no começo de março, oriundo de áreas de risco, recomendamos que permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.
Encaminhe via e-mail para a secretaria da sua Escola: comprovante de viagem (ex: passagem ou ticket de embarque)[espaço extra] e cópia digitalizada do documento de identidade.

• Se você teve contato próximo com casos confirmados ou em fase de confirmação, também recomendamos que permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.
Entre em contato com a Central de Atendimento ao Aluno, via WhatsApp (51) 98443-0788

 

Como posso me proteger?

 

Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

 

Como o coronavírus (Covid-19) é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:

 

Gotículas de saliva

Espirro

Tosse

Catarro

Toque ou aperto de mãos

Objetos ou superfícies contaminadas

Quais são os principais sintomas?

O coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são:

FebreTosseDificuldade para respirar