Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Ouvidoria Institucional

A Ouvidoria, alinhada à Missão da PUCRS, fortalece a Universidade; seu contato é muito importante para o crescimento da Instituição, contribuindo para o aprimoramento da qualidade da formação humana e profissional que oferece.

O que é a Ouvidoria Institucional da PUCRS?

A Ouvidoria Institucional é um canal de comunicação entre você e a PUCRS, visando maior transparência, melhoria contínua e fortalecimento das relações, sempre garantindo a análise e a resposta às questões recebidas.

A Ouvidoria atua na mediação da relação entre a PUCRS e seus públicos, preservando o sigilo e a imparcialidade que a atividade requer.

Os processos de Avaliação Institucional (tanto Externa quanto Interna), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004, preveem a forma de atuação e a função do Ouvidor, estando a PUCRS plenamente alinhada aos critérios estabelecidos. É importante destacar que a Ouvidoria Institucional foi implantada antes mesmo da própria criação do Sinaes.

Histórico

Criada em 1999, a Ouvidoria Institucional da PUCRS atende diariamente alunos, professores, funcionários e público externo, por meio eletrônico, pessoalmente ou mediante contato telefônico. Funciona na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15, oferecendo maior visibilidade aos acadêmicos e facilidade de acesso.

Além do espaço de trabalho dos membros da equipe, a Ouvidoria Institucional possui uma sala para atendimento presencial, que confere total privacidade e conforto aos que procuram pelo serviço.

Em dezembro de 2012, com a reestruturação administrativa da Universidade, a Ouvidoria vinculou-se à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Na revista PUCRS Informação Nº 162 (nov-dez/2012), página 37, a Profª Jacqueline Poersch Moreira, então Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, destacava que “os registros da Ouvidoria são uma ferramenta de gestão e têm o potencial de gerar mudanças e adequações.” A Professora salientava que um dos diferenciais está na “capacitação e certificação dos Ouvidores, garantindo qualidade aos atendimentos e organização de um sistema eficiente.”

EQUIPE

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
Ir. Marcelo Bonhemberger

Ouvidor Institucional
Prof. Francisco Arseli Kern

Técnica em Ouvidoria
Michelle Hemann Moreira

Como a Ouvidoria encaminha a sua solicitação?

Após a análise, cada solicitação segue um fluxo próprio, podendo ser respondida diretamente pela Ouvidoria Institucional ou conjuntamente com o setor correspondente à questão.

Os alunos também dispõem do atendimento da Ouvidoria em suas Unidades para assuntos acadêmicos.

Sempre que julgar necessário, você poderá procurar a Ouvidoria para apresentar questões ou solicitar informações referentes aos serviços prestados pela PUCRS ou por terceiros dentro do Campus. Sugestões e elogios também serão sempre bem-vindos.

Os usuários têm a garantia de que as suas questões serão encaminhadas e de que receberão resposta. É importante esclarecer, no entanto, que a certeza de retorno não significa que todos os problemas serão necessariamente solucionados ou que as sugestões serão obrigatoriamente aproveitadas. Mas é certo que a Ouvidoria sempre irá procurar o melhor encaminhamento possível para as demandas recebidas.

É possível registrar denúncias ou reclamações de forma anônima?

Sim, se preferir, o (a) interessado (a) pode enviar sua solicitação e requisitar que sua identidade seja preservada, de modo que apenas a Ouvidoria terá conhecimento da mesma, para posterior retorno ao (à) interessado (a).

Também é possível o envio da solicitação sem identificação. Entretanto, este tipo de manifestação pode dificultar o retorno ou, até mesmo, a apuração dos fatos.

É importante também que as manifestações observem princípios éticos e respeitem o(s) setor(s) e/ou os(as) profissionais envolvidos, sempre na certeza de que as mesmas terão o tratamento adequado e receberão resposta, conforme destacado no último parágrafo do item acima (como a Ouvidoria encaminha a sua solicitação).

Melhorias Realizadas

As melhorias destacadas a seguir, entre outras, foram implementadas a partir de demandas apresentadas à Ouvidoria Institucional, que encaminhou-as aos setores responsáveis, os quais desenvolveram ações no sentido da viabilização destes projetos. Além da efetivação de melhorias, é importante salientar que inúmeras situações são resolvidas continuamente a partir de solicitações enviadas à Ouvidoria.

  • Atualização dos recursos oferecidos em laboratórios de informática.
  • Disponibilização de sistema de inscrições on line em cursos de extensão.
  • Disponibilização de plataforma para o acesso à rede Wireless por smartphones com o sistema operacional Android.
  • Possibilidade de acesso a informações acadêmicas por meio de dispositivos portáteis.
  • Utilização de aplicativo em dispositivos móveis por alunos de mestrado e doutorado.
  • Disponibilização de funcionário à noite no atendimento a eventuais problemas relativos ao Moodle.
  • Climatização de salas de aula em determinados prédios (progressiva).
  • Climatização de laboratórios, assegurando a precisão de resultados de experimentos e a durabilidade de equipamentos.
  • Modernização de equipamentos de segurança em laboratório.
  • Ampliação do acervo bibliográfico em determinadas áreas de conhecimento.
  • Melhorias na acessibilidade em determinados locais do campus (rampas ou elevadores).
  • Sonorização adequada na sala dos espelhos do Serviço de Atendimento
  • Psicológico e Pesquisa (SAPP).
  • Alargamento da Av. Ipiranga entre a Rua Nelson Brochado e a Prof. Cristiano Fischer, bem como a construção de um refúgio de 160 metros de extensão para embarque e desembarque de veículos.
  • Funcionamento do Restaurante Universitário (RU) à noite.
  • Disponibilização de cadeiras confortáveis e adequadas, acompanhadas de mesas para melhorias do espaço de convivência dos alunos em determinadas Unidades Acadêmicas.

Faça a sua solicitação através da aba Fazer Solicitação, ou pessoalmente no Prédio 05 – Sala 305, de 2ª a 6ª feira, das 11h30min às 16h e das 17h às 21h15.

Havendo disponibilidade, o contato poderá ser agendado em outros horários.

Telefone para informações: (51) 3353-4854 ou (51) 3320-3500, ramal 4854.