As manifestações na Ouvidoria Institucional devem ser registradas através da aba Fazer solicitação, que consta abaixo. Através deste registro, você receberá um protocolo para acompanhamento da sua manifestação. Os contatos também podem ser feitos pelo telefone (51) 99853-1706, (51) 3353-4854 ou em atendimento presencial na sala 222 do Living 360° (prédio 15), das 8h30min às 18h de segunda a sexta-feira.
A Ouvidoria visa agir na mediação da relação entre a PUCRS e os membros da comunidade universitária e terceiros, destacando a promoção do clima de harmonia e de bem-estar e o fortalecimento da interação. Assim, tem como objetivos – além de receber comunicações, críticas, elogios, sugestões, dúvidas, demandas e solicitações – analisar, distribuir aos responsáveis, orientar e responder ao manifestante, concluindo, assim, seu atendimento. Além disso, embasada na legislação, nas normas internas e nas regulamentares pertinentes, atua como mecanismo institucional para aprimorar processos pedagógicos, gerenciais e administrativos.
O trabalho na Ouvidoria é orientado pela legitimidade do cuidado em todos os sentidos. Neste contexto, confiança, credibilidade, agilidade, resolutividade, sigilo, privacidade, segurança de dados e informações, liberdade de expressão e autonomia do demandante são princípios centrais quando este serviço é entendido como espaço legítimo, que responde e que media em nome da Universidade. Todas as manifestações são concentradas em categorias pré-definidas no sistema:
O fluxo de atendimento se constitui a partir das demandas que são recebidas pelo setor e que são analisadas e encaminhadas aos Ouvidores das Pró-Reitorias e das Escolas, que são os decanos associados. Estes, por sua vez, farão a análise e a gestão da demanda junto com os demandados e, posteriormente, retornarão a resposta no prazo de 3 (três) a 5 (cinco) dias úteis para a Ouvidoria Institucional, que analisará a resposta e, se estiver de acordo, encaminhará ao demandante.
Cabe mencionar que, além dos sistemas OMD e Fale conosco, a Ouvidoria Institucional presta atendimento presencial e por telefone através de um trabalho de escuta sensível e de mediação das situações apresentadas. Também se faz presente nas Escolas, nos setores e nas Pró-Reitorias para contribuir na mediação de situações que requerem um acompanhamento mais próximo às pessoas envolvidas.
Acesse a Política de Ouvidoria Institucional da PUCRS
Pró-Reitor de Identidade Institucional
Ir. Marcelo Bonhemberger
Ouvidor Institucional
Prof. Francisco Arseli Kern
Após a análise, cada solicitação segue um fluxo próprio, podendo ser respondida diretamente pela Ouvidoria Institucional ou conjuntamente com o setor correspondente à questão.Os alunos também dispõem do atendimento da Ouvidoria em suas Unidades para assuntos acadêmicos.
Sempre que achar necessário, você pode procurar a Ouvidoria para apresentar questões ou solicitar informações referentes aos serviços prestados pela PUCRS ou por terceiros dentro do Campus. Sugestões e elogios também serão sempre bem-vindos.
Os usuários têm a garantia de que as suas questões serão encaminhadas e de que receberão resposta. É importante esclarecer, no entanto, que a certeza de retorno não significa que todos os problemas serão necessariamente solucionados ou que as sugestões serão obrigatoriamente aproveitadas. Mas é certo que a Ouvidoria sempre irá procurar o melhor encaminhamento possível para as demandas recebidas.
Sim. Se preferir, você pode enviar sua solicitação e requisitar que sua identidade seja preservada, de modo que apenas a Ouvidoria terá conhecimento da mesma, para posterior retorno.
Também é possível o envio da solicitação sem identificação. Entretanto, este tipo de manifestação pode dificultar o retorno ou, até mesmo, a apuração dos fatos.
É importante também que as manifestações observem princípios éticos e respeitem o(s) setor(s) e/ou os(as) profissionais envolvidos, sempre na certeza de que as mesmas terão o tratamento adequado e receberão resposta, conforme destacado no último parágrafo do item acima (como a Ouvidoria encaminha a sua solicitação).
Política de Ouvidoria Institucional da PUCRS
Estágios
Estude no Exterior
Informações referentes ao Vestibular
Transporte Universitário e meios de chegar ao campus
Guia Acadêmico
Cursos de Graduação
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Educação Continuada (cursos de extensão, especialização, sequenciais)
Cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado)
Incentivo à Educação (bolsas, desconto familiar, créditos educativos)
Mensalidades Graduação
Mensalidades Pós-graduação
Segunda via de pagamento
Acesso ao Moodle
Centro de Atenção Psicossocial
PUCRS Alumni
Museu de Ciências e Tecnologia
Centro de Eventos PUCRS
Como fazer para trabalhar na PUCRS
Contatos do Hospital São Lucas
As melhorias destacadas a seguir, entre outras, foram implementadas a partir de demandas apresentadas à Ouvidoria Institucional, que as encaminhou aos setores responsáveis, os quais desenvolveram ações no sentido da viabilização destes projetos. Além da efetivação de melhorias, é importante salientar que inúmeras situações são resolvidas continuamente a partir de solicitações enviadas à Ouvidoria.
Faça a sua solicitação através da aba Fazer Solicitação, ou pessoalmente no Living 360° – Sala 222, de 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 18h30min.
Havendo disponibilidade, o contato poderá ser agendado em outros horários.
Telefone para informações: (51) 3353-4854 ou (51) 3320-3500, ramal 4854.