Conexões Internacionais:
Pesquisa em foco

Na era da conectividade, as fronteiras se aproximaram. E com elas, os processos de cooperação nas mais diversas áreas do conhecimento mostram que o mundo não admite mais uma postura de isolamento. A colaboração é tema frequente nas Universidades e as conexões internacionais estão em constante evolução, representando movimentos importantes para o alcance de novos resultados.

Na 1ª edição do Conexões Internacionais, a Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS convida pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento para compartilhar suas experiências de pesquisa com/em outros países, buscando estimular a reflexão e o diálogo crítico entre os participantes.

Nesse contexto, oportunidades de pesquisa acadêmica internacional e desafios para sua realização serão apresentados, bem como a importância do engajamento da comunidade científica nacional e internacional na construção de um relacionamento de reciprocidade, qualidade e busca pela excelência, visando o alcance de resultados efetivos e duradouros.

Internacionalização

Busca pela excelência
da pesquisa com base na
cooperação internacional

Cooperação

Importância do trabalho
em conjunto para
novos resultados

Conexões

Troca de experiências
como forma de aprender

Pesquisa

Cases reais de pesquisadores
envolvidos em pesquisas
internacionais

Data: 27 de setembro de 2018

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 50
CEP: 90619-900 - Porto Alegre – RS

Entrada solidária: doação de alimentos não-perecíveis ou produtos de higiene pessoal para o Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução as Migrações (CIBAI Migrações), instituição que acolhe migrantes e refugiados que chegam a Porto Alegre.

Inscrições com vagas limitadas

Programação

Horário

Atividade

Local - Prédio 50

08:40 - 09:20
Credenciamento
Sala Anexa - Térreo
09:30 – 11:00
Abertura
A importância da cooperação internacional para pesquisas de excelência
Palestrante: Prof. Dr. Jorge Audy
Auditório Térreo
11:00 - 12:15
Avanços e desafios da pesquisa internacional
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Távora
Mediadora: Profª. Drª Heloísa Delgado
Auditório Térreo
12:15
Almoço Livre
-
14:00 – 14:45
Speak out: Experiências internacionais no doutorado
Auditório Térreo
15:00 – 16:00
Painéis de pesquisa simultâneos
1. Saúde no desenvolvimento humano (sala 210)
2. Mundo em movimento: indivíduos e sociedade (sala 209)
3. Tecnologia e biodiversidade: sustentabilidade, energia e meio ambiente (sala 208)
-
16:15 – 17:15
Ireland and Brazil: Initiatives to consolidate internationalization of higher education
Palestrante internacional: Profª. Me. Holly Cowman
Mediador: Prof. Dr. Christian Kristensen
Palestra ministrada em inglês
Auditório Térreo
17:30 – 18:30
Feira Gastronômica Internacional
Sala Anexa
18:30
Encerramento
-

Inscrições com vagas limitadas

Palestrantes

Profª. Me. Holly Cowman

Diretora de Relações Internacionais na Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda. Mestrado em Psicoterapia Integrativa pela University of Limerick, mestrado em Filosofia e Literatura pela Mary Immaculate College, mestrado em Estudos Fílmicos pela University College Dulin e bacharelado em Filosofia e Estudos de Mídia e Comunicação. Possui ampla experiência na área da internacionalização do Ensino Superior, principalmente em mobilidade acadêmica de discentes através do Programa Erasmus+.

Prof. Dr. Marcelo Távora Mira

Diretor da Diretoria de Internacionalização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da PUCPR. Doutor em Bioquímica/Genética Molecular pela McGill University, Montreal, Canadá, atualmente coordena projetos de pesquisa na área de genética humana e de micro-organismos, com ênfase em mapeamento genético de doenças complexas, em especial, hanseníase e vitiligo.

Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy

É Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Professor Titular da Escola Politécnica da PUCRS. Possui Graduação em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS, Mestrado e Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS e Pós-Doutorado na Tshingua University (China) e Universidade de Málaga (Espanha). Foi Presidente da IASP Latin America e atualmente é um dos responsáveis pela elaboração do Programa de Excelência Internacional das Universidades da CAPES/MEC.

Mediadores

Prof. Dr. Christian Haag Kristensen

Diretor de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS. Possui graduação em Psicologia pela PUCRS, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, com estágio internacional na University of Arizona (EUA). Especialista em Neuropsicologia (CRP/07) e possui formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research (EUA).

Profª. Drª Heloísa Orsi Koch Delgado

Assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS, Coordenadora Pedagógica do LEXIS: Centro de Idiomas da PUCRS e Professora Adjunta da Escola de Humanidades (Letras - Língua Inglesa). Possui graduação em Letras (Tradutor Intérprete), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS e em Terminologia pelo Instituto de Linguística Aplicada da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Mestre em Educação pela PUCRS e Doutora em Letras pela UFRGS.

Eixos Temáticos em discussão

Saúde no
desenvolvimento
humano

Saúde no desenvolvimento humano

Painelistas:

Prof. Dr. Jarbas Rodrigues de Oliveira

Prof. Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira

Mediadora: Profª. Drª. Célia Regina Carlini

Este tema aborda, sob a perspectiva da saúde e dos aspectos clínicos, psicossociais e educacionais relacionados às diferentes etapas do desenvolvimento humano com especial foco na primeira infância e no envelhecimento. Além disso, este tema prevê a realização de pesquisa com enfoque no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para auxílio ao diagnóstico e tratamento de diferentes doenças.

Mundo em movimento:
indivíduos
e sociedade

Mundo em movimento: indivíduos e sociedade

Painelistas:

Prof. Dr. Antônio de Ruggiero

Profª. Jane Cruz Prates

Mediadora: Profª. Drª. Marília Costa Morosini

O mundo em que vivemos é dinâmico e interconectado. A sociedade é constantemente alterada por fatores econômicos, padrões de urbanização e desenvolvimento tecnológico. Os padrões de migração refletem tendências econômicas mundiais e crises políticas e humanitárias, dando um novo significado à palavra comunidade. A violação constante dos direitos humanos devido ao aumento da violência urbana representa um grande desafio para a sociedade mundial. Simultaneamente, observa-se o surgimento de uma sociedade que se interconecta globalmente através do uso da tecnologia. Assim, este tema tem como objetivo estudar como a sociedade se adapta a estas rápidas mudanças, que envolvem aspectos relacionados ao desenvolvimento social e econômico, migrações, violência e direitos humanos, bem como ao uso da tecnologia sem que haja violação de aspectos éticos e do direito de privacidade individual.

Tecnologia e Biodiversidade: sustentabilidade, energia e meio

Tecnologia e Biodiversidade: sustentabilidade, energia e meio

Painelistas:

Prof. Dr. Eduardo Eizirik

Profª. Drª. Soraia Raupp Musse

Mediador: Prof. Dr. Eduardo Cassel

O desenvolvimento sustentável da humanidade passa pelo conhecimento da biodiversidade, e este tem sido potencializado pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Simultaneamente, novos avanços tecnológicos surgem das demandas geradas pelo processo de investigação que leva a novas descobertas associadas à biodiversidade e à utilização racional dos recursos naturais. Seguindo o conceito de cadeia produtiva, parte-se da ciência básica vinculada à biodiversidade, percorrendo os conceitos da ciência aplicada, tais como: ciência de dados, sistemas dinâmicos e materiais para subsidiar as necessidades de uma sociedade contemporânea sustentável.

Inscrições encerradas