Linhas e estruturas de pesquisa

Área de Concentração

Práticas e Culturas da Comunicação
Nome Descrição
Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários Estuda práticas e produtos culturais nas mídias, englobando estéticas linguagens e estilos culturais e artísticos. Investiga suportes e produtos da comunicação no meio social, os imaginários da cultura emanada da mídia ou por ela influenciada. Investiga também as teorias sobre a cultura das mídias. Pesquisa os imaginários sociais e as tecnologias que os influenciam, produzem ou impulsionam, analisando modos de ser cotidiano, ações, estilos de vida, interação, lazer e entretenimento. Estuda as apropriações individuais ou coletivas das manifestações culturais, produtoras de subjetividade com mediação tecnológica. Abriga investigações a respeito de aspectos históricos, políticos artísticos e tecnológicos sobre imaginários sociais. Contempla estudos de cinema, audiovisual, redes sociais, cultural digital, indústria cultural, crítica de mídia, produção de sentido nas mídias, sociabilidades tecnológicas e midiáticas.
Política e práticas profissionais na comunicação Pesquisa práticas profissionais nas mídias e nos processos sociopolíticos que ocorrem ou decorrem de sua relação no campo da comunicação. Analisa, na mídia impressa, eletrônica e digital, as práticas profissionais, seus modos de fazer profissional, suas expressões, suportes e discursos do jornalismo, da publicidade e propaganda, do cinema, do audiovisual, das relações públicas e da comunicação organizacional. Pesquisa o fazer profissional fundamentado nas teorias e nos teóricos que o analisam, englobando os aspectos históricos, políticos, institucionais, mercadológicos e tecnológicos quando estes afetam as práticas profissionais enumeradas. Contempla investigações que enfocam os modos pelos quais são percebidas as práticas sociopolíticas que ocorrem na sociedade e as maneiras pelas quais esses fenômenos conjunturais incidem sobre as próprias áreas profissionais citadas, alterando suas rotinas, perspectivas, modos de produção e resultados.

Corpo docente por linha de pesquisa

Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários

Permanentes
André Fagundes Pase
Carlos Gerbase
Cristiane Freitas Gutfreind
Eduardo Campos Pellanda
Francisco Ricardo de Macedo Rüdiger
João Guilherme Barone Reis e Silva
Juliana Tonin
Juremir Machado da Silva
Roberto Tietzmann

Colaboradores
Mágda Rodrigues da Cunha

Política e práticas profissionais na comunicação

Permanentes
Antonio Carlos Hohlfeldt
Beatriz Correa Pires Dornelles
Cláudia Peixoto de Moura
Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Cristiane Finger Costa
Jacques Alkalai Wainberg

Colaboradores
Cristiane Mafacioli Carvalho


Estruturas de Pesquisa

Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
LABORATÓRIO DE PESQUISAS AUDIOVISUAIS (LaPav) JOAO GUILHERME B REIS E SILVA
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo de Pesquisas em Ciências da Comunicação (NUPECC) ANTONIO CARLOS HOHLFELDT
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Não existe conteúdo cadastrado