Linhas e estruturas de pesquisa

Área de Concentração

Práticas e Culturas da Comunicação
Nome Descrição
Imaginários, Indústria Criativa e Tecnologias emergentes Pesquisas sobre os aspectos materiais e imateriais, simbólicos, mitológicos e subjetivos que permeiam o universo comunicacional nos planos midiáticos e interpessoais. Investigações sobre elementos da história das mídias, seus imaginários, culturas, – tanto profissionais quanto sociais –, valores, princípios, narrativas e representações. O papel das ideias, das ideologias, das emoções, das tecnologias, das relações socioafetivas e das produções estéticas na história, no imaginário e na cultura produtora e produzida pela Comunicação como campo de geração ou consolidação de mentalidades. Diálogo com a expansão da comunicação digital em suas diversas interfaces consolidadas ou experimentais. Estuda as apropriações individuais ou coletivas das manifestações culturais, produtoras de subjetividade com mediação tecnológica ou não. Contempla investigações sobre mídias digitais, novos formatos para o audiovisual, entretenimento digital, jogos digitais, comunicação móvel, redes sociais, cultura digital, sociabilidades tecnológicas e midiáticas e pesquisas aplicadas relativas a esses temas.
Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade Pesquisa os processos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais contemporâneas, considerando marcadores de “raça”, gênero, sexualidade, faixa etária, classe, territorialidades e suas interseccionalidades. Analisa temas e pressupostos conceituais da Comunicação articulados às políticas dos corpos e às diferentes formas de opressão, preconceitos, racismos e resistências simbólicas e materiais, complexificando as abordagens sobre os regimes midiáticos e as interações sociais. Contempla estudos sobre experiências, estéticas, produções, narrativas, performances, representação e consumo culturais, artísticos e midiáticos, bem como os processos de interação, circulação, imersão e afetação pelas diferentes formas de comunicação – da oralidade ao digital, e a materialidade das mídias. Considera-se igualmente o debate epistemológico em Comunicação a partir da perspectiva decolonial, do pensamento afro-diaspórico e das comunidades tradicionais.
Práticas nas mídias, Organizações e Poder Pesquisas sobre as relações que se (des)constroem por meio de narrativas, em ambientes organizacionais e nas suas inter-relações com o entorno, pautadas por imaginário, história e relações de poder. O papel dos discursos organizacionais em suas (i)materialidades e (in) visibilidades discursivas. A multidimensionalidade da cultura organizacional em seus acionamentos simbólicos e materiais pela Comunicação. Estudos sobre comunicação pública como espaços de interlocução de ideias, de diálogo e de afetação. Pesquisa práticas profissionais nas mídias e nos processos sociopolíticos que ocorrem ou decorrem de sua relação no campo da comunicação. Analisa, na mídia impressa, eletrônica e digital, as práticas profissionais, seus modos de fazer profissional, suas expressões, suportes e discursos do jornalismo, da publicidade e propaganda, do cinema, do audiovisual, das relações públicas e da comunicação organizacional. Pesquisa o fazer profissional fundamentado nas teorias e nos teóricos que o analisam, englobando aspectos históricos, políticos, institucionais, mercadológicos e tecnológicos quando eles afetam as práticas profissionais enumeradas. Contempla investigações que enfocam os modos pelos quais são percebidas as práticas sociopolíticas que ocorrem na sociedade e as maneiras pelas quais esses fenômenos conjunturais incidem sobre as próprias áreas e culturas profissionais citadas, alterando suas rotinas, modos de produção e resultados.

Linhas de pesquisa

Linhas de pesquisa ingressantes de 2024

Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes

– André Fagundes Pase

– Cristiane Freitas Gutfreind

– Eduardo Campos Pellanda

– Juremir Machado da Silva

– Roberto Tietzmann

 

Práticas nas mídias, organização e poder

– Antônio Carlos Hohlfeldt

– Beatriz Correa Pires Dornelles

– Cleusa Maria Andrade Scroferneker

– Cristiane Mafacioli Carvalho

– Jacques Alkalai Wainberg

– Rosângela Florczak de Oliveira

 

Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidades

– Cristiane Finger Costa

– Deivison Moacir Cezar de Campos

– Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior

Linhas de pesquisa ingressantes de 2023

Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes

– André Fagundes Pase

– Cristiane Freitas Gutfreind

– Eduardo Campos Pellanda

– Juremir Machado da Silva

– Roberto Tietzmann

 

Práticas nas mídias, organização e poder

– Antônio Carlos Hohlfeldt

– Beatriz Correa Pires Dornelles

– Cleusa Maria Andrade Scroferneker

– Cristiane Mafacioli Carvalho

– Jacques Alkalai Wainberg

– Rosângela Florczak de Oliveira

 

Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidades

– Cristiane Finger Costa

– Deivison Moacir Cezar de Campos

– Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior

Linhas de pesquisa ingressantes até 2022

Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários

Política e práticas profissionais na comunicação


Estruturas de Pesquisa

Grupos de Pesquisa
Nome Coordenador
Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Organizacional CLEUSA M A SCROFERNEKER
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Teoria da Justiça e Cultura Política NYTHAMAR H F DE OLIVEIRA JR
Grupo de Pesquisa Televisão e audiência (GPTV) CRISTIANE FINGER COSTA
Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom) CRISTIANE FREITAS GUTFREIND
Grupo de Pesquisa em Cinema, audiovisual, tecnologias e processos formativos CRISTIANE FREITAS GUTFREIND
Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia NYTHAMAR H F DE OLIVEIRA JR
Grupo de Tecnologias do Imaginário JUREMIR MACHADO DA SILVA
Grupo de pesquisa em Comunicação, políticas dos corpos e decolonialidades DEIVISON MOACIR CEZAR DE CAMPO
História da Imprensa no Rio Grande do Sul ANTONIO CARLOS HOHLFELDT
História do Jornalismo Luso-Brasileiro ANTONIO CARLOS HOHLFELDT
Inovação nas Práticas Publicitárias - INOVAPP CRISTIANE MAFACIOLI CARVALHO
JEDI - Jogos e Entretenimento Digital Interativo ANDRE FAGUNDES PASE
Ubiquidade e Convergências Tecnológicas na Comunicação EDUARDO CAMPOS PELLANDA
Vidica: Grupo de pesquisa de Cultura Audiovisual Digital ROBERTO TIETZMANN
Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
LABORATÓRIO DE PESQUISAS AUDIOVISUAIS (LaPav) ROBERTO TIETZMANN
LABim – Laboratório de Imagem Digital ROBERTO TIETZMANN
Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim) CLEUSA M A SCROFERNEKER
UBILAB - Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática EDUARDO CAMPOS PELLANDA
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo de Pesquisas em Ciências da Comunicação (NUPECC) ANTONIO CARLOS HOHLFELDT
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia NYTHAMAR H F DE OLIVEIRA JR

Grupos discentes de estudos

Grupo de Estudos em Cinema e Filosofia (Cinesofia)Juliana Vieira Costa ([email protected])

Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional (Gecor)

Grupo de Estudos em Ubiquidade Tecnológica (Ubitec)

Grupo de Estudos de Comunicação e Interseccionalidades (GECIN)

Grupo Discente de Estudos de História da Comunicação (GDEHCo)Arthur Freire Simões Pires ([email protected])

Grupo de Estudos em Semiótica Geral