Relações Públicas

Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão
Turno Manhã e Noite
Vagas Anuais 80

A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.

Nota CPC / MEC 5
Mais informações

Guia do Estudante Abril - Relações Públicas 4 estrelas

Objetivo do Curso

Formar profissionais de comunicação com uma visão ética, humanística, histórica e crítica que, ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando a evolução social, econômica, política e cultural da realidade nacional e internacional, com o apoio das novas tecnologias para qualificar o relacionamento entre as instituições e seus públicos.

Curso de Relações Públicas

Coordenação do curso

Coordenadora
Profª Drª Ana Luisa Baseggio

Local
Prédio 7, sala 210

Contato
Fone: (51) 3320-3569

Currículos do curso

  • 9703 (Ingresso a partir de 2020/1)
  • 2/34E e 2/34F (Ingresso até 2019/2)
SEM COD Disciplina CH
1 2343D-02 Comunicação Digital nas Organizações 30
1 97001-02 Comunicação e Contexto Sociocultural 30
1 97002-04 Criatividade 60
1 97207-02 Fundamentos, História e Legislação de Relações Públicas 30
1 97003-04 Laboratório de Comunicação 60
1 1216F-04 Leitura e Producao Textual 60
1 97208-02 Produção Cultural em Comunicação 30
2 97008-04 Artes e Linguagens Visuais 60
2 97006-02 Comunicação e Marketing 30
2 97209-02 Comunicação na Área Publica e no Terceiro Setor 30
2 91244-04 Escrita Criativa - Narrativa 60
2 2343B-04 Estudos de Opinião Pública 60
2 97007-02 Fotografia 30
2 97009-02 Produção Audiovisual 30
2 97005-04 Sustentabilidade: Construindo um Mundo Melhor 60
3 97210-02 Comunicação Política e Eleitoral 30
3 94002-04 Empreendedorismo 60
3 97211-04 Escrita Corporativa: Produção de Conteúdo para os Meios Impresso e Digital 60
3 97010-02 História da Comunicação 30
3 97212-04 Pesquisa Qualitativa em Comunicação 60
3 2343E-04 Planejamento Estratégico em Comunicação 60
3 1501A-04 Ética e Cidadania 60
4 97012-04 Cultura Digital 60
4 98F24-02 Fundamentos de Estatística 30
4 91835-02 Geopolitica e Cenários Econômicos 30
4 97011-02 Gestão de Projetos de Comunicação 30
4 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
4 97213-04 Pesquisa Quantitativa em Comunicação 60
4 97214-04 Planejamento, Produção e Disseminação de Conteúdo Multimídia 60
4 97013-02 Teorias da Comunicação 30
5 97215-04 Comunicação Interpessoal e Negociação 60
5 2342M-04 Comunicação Organizacional 60
5 970C1-24 Disciplina Eletiva 360
5 97217-02 Fundamentos para Projetos de Pesquisa em Relações Públicas 30
5 97216-02 Gestão de Dados, Inteligência Competitiva e Mensuração de Resultados em Comunicação 30
5 2342S-04 Planejamento e Produção de Eventos 60
5 97218-02 Prática Profissional em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Memória Institucional (100h) 100
5 97014-02 Teorias Avançadas da Comunicação 30
6 97219-04 Assessoria de Comunicação e Media Training 60
6 2343P-04 Comunicação Interna e Administrativa 60
6 97220-02 Estudos de Públicos e Relacionamento com Stakeholders 30
6 97222-04 Projeto de Comunicação - Pesquisa de Opinião e Mercado (90h) 90
6 97221-02 Prática Profissional em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Gestão de Midias Digitais (100h) 100
6 97015-02 Soft Skills 30
7 97223-02 Comunicação Corporativa Internacional 30
7 2343V-02 Comunicação Institucional e Reputação 30
7 97224-02 Comunicação Mercadológica e Gestão de Marcas 30
7 97017-02 Gestão de Carreiras 30
7 97016-02 Metodologias e Práticas em Pesquisa em Comunicação 30
7 2344C-04 Projeto de Comunicação - Inovação em Relações Públicas (90h) 90
8 970C0-00 Atividades Complementares (200H) 200
8 97225-02 Gestão de Riscos e Comunicação para Crises 30
8 2344F-03 Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso (90h) 90
8 2344B-04 Projeto de Comunicação - Área Empresarial (90h) 90
8 2344A-04 Projeto de Comunicação - Área Pública e Terceiro Setor (90h) 90

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Relações Públicas é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações adicionais

 

rrpp_apresentacaoFoco em novas possibilidades

O curso de Relações Públicas está focado no relacionamento institucional, que ocorre no âmbito humano, digital e internacional, visando formar profissionais diferenciados e preparados para os desafios do cenário contemporâneo.

 

Atuação Profissional

O egresso do curso, fundamentado nos princípios de Relações Públicas e da Comunicação, tem possibilidade de planejar e exercer suas atividades com espírito empreendedor. Este profissional pode atuar em:

  • organizações públicas, privadas e do terceiro setor,
  • assessorias de imprensa e/ou de comunicação,
  • agências de comunicação digital,
  • institutos de pesquisa de opinião,
  • empresas de organização de eventos científicos e culturais.

 

Habilidades específicas

O curso de Relações Públicas pretende capacitar o egresso a antecipar tendências na área da Comunicação, preparando o profissional para:

  • interagir e intervir no relacionamento entre as organizações (do primeiro, segundo e terceiros setores) e seus públicos de interesse, tanto no ambiente interno e externo, como também no âmbito local, regional, nacional e internacional;
  • posicionar e gerenciar a organização no espaço virtual, mediante estratégias e ações de relacionamento digital, personalização de conteúdos destinados aos diferentes públicos, mercados e sociedades;
  • elaborar e implementar diagnósticos, prognósticos, estratégias e políticas de comunicação e avaliações de resultados, por meio de planejamentos adequados às necessidades institucionais;
  • desempenhar o exercício profissional priorizando o ser humano e praticar as funções típicas de relações públicas de forma integrada com as demais atividades profissionais existentes na área de Comunicação.

 

Preparação para o mercado

A teoria é aplicada em compasso com as últimas tendências e de forma dinâmica. Visa preparar o profissional para o mercado atual e futuro.

O currículo inclui disciplinas que contemplam atividades em laboratórios e estúdios, assim como noções para a elaboração e avaliação de textos, imagens e sons.

“Existe um mercado fabuloso, mas não é para fazer quadro de aviso ou eventos isolados, não é isso. É um mercado de diagnóstico, consultoria, assessoria para o desenvolvimento do relacionamento e da busca da cooperação. Há oportunidade nos mais diversos setores, desde a política até os esportes.”
Dr. Roberto Porto Simões (autor de obras de Relações Públicas e primeiro coordenador do curso na Famecos)

Além disso, os conhecimentos adquiridos são concretizados durante o curso por meio do desenvolvimento de projetos e de atividades que ocorrem dentro e fora da sala de aula. Entre elas, destacam-se:

a) Projetos Experimentais: nos quais os alunos tem a oportunidade de desenvolver e implementar um plano orientado e completo de comunicação, participando de todas as etapas do processo. Os projetos são identificados como Empresarial, Comunitário, Livre (com ênfase na internacionalização) e de Pesquisa.

b) RRPP Atualidades: é uma publicação impressa e digital do curso, desenvolvida pelos alunos na disciplina ´Produção de Mídia Impressa e Digital em Relações Públicas´. A atividade envolve contato prático com a produção e publicação de conteúdos especializados.

Visite o site RRPP Atualidades Online e veja o material produzido pelos alunos do curso

c) Inserção Acadêmica: a Famecos é reconhecida pela sua inserção em congressos e encontros internacionais, nacionais, regionais e locais, direcionados à área da Comunicação. Por meio de programas de iniciação científica, os alunos de graduação podem ser bolsistas, com participação em pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, complementando sua formação acadêmica.

d) Contatos com o mercado: ao longo do curso, há diversos contatos com profissionais de destaque no cenário gaúcho e nacional, possibilitando uma troca de experiências em sala de aula, em eventos acadêmicos e demais espaços da faculdade.

e) Espaço Experiência: os alunos do curso de Relações Públicas podem participar ativamente em qualquer um dos núcleos do Espaço Experiência, produzindo pesquisas, projetos, eventos e campanhas desde o primeiro semestre, na qualidade de estagiários, de caráter acadêmico ou voluntário.

Conheça o portal Eu Sou Famecos e o trabalho do Espaço Experiência