Jornalismo

Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite
Vagas Anuais 160

A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.

Mais informações

Guia do Estudante Abril - Jornalismo 5 estrelasInício do curso

A origem da própria Famecos – Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atual Escola de Comunicação, Artes e Design – se dá a partir do surgimento do Curso de Jornalismo. Em 1951, através do Decreto-lei nº 29.831 concedido pelo governo federal, o curso de jornalismo foi autorizado, passando a funcionar no ano letivo de 1952. Provas orais e escritas foram realizadas para o ingresso da primeira turma, que iniciou em março, com 64 alunos matriculados nas disciplinas da 1ª série, estando o curso localizado nas dependências do prédio do Colégio Nossa Senhora do Rosário, através da Faculdade de Filosofia da então Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Em 11 de abril de 1956, através do Decreto nº 39.008, o Curso de Jornalismo foi reconhecido pelo governo federal. Já em 28 de janeiro de 1964, através do Parecer nº 7/64, o Conselho Federal de Educação autorizou o desdobramento, solicitado pela Direção da Faculdade de Filosofia, para a criação da Escola de Jornalismo, com 120 alunos matriculados.

Em 1965, a passou a denominar-se Faculdade dos Meios de Comunicação Social, Famecos. No ano de 2017, integrou-se à Escola de Comunicação, Artes e Design.

O bacharelado em Jornalismo já formou cerca de 5 mil profissionais.

 

Objetivo do curso

Formar profissionais da comunicação com uma visão ética, humanística, histórica e crítica e, que ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho acompanhando a evolução social, econômica e política da realidade nacional e internacional, com o apoio das novas tecnologias.

 

Coordenação do curso

Atualmente o curso de jornalismo possui 676 alunos matriculados e 40 professores no corpo docente, coordenados pelo Prof. Me. Fábian Chelkanoff Thier. A coordenação curso localiza-se no prédio 7, sala 210.

Contatos

Fone: (51) 3320-3500 – ramal 4119
E-mail: jornalismo@pucrs.br

Currículos do curso

  • 9701 e 9702 (Ingresso a partir de 2020/1)
  • 2/34A e 2/34B (Ingresso até 2019/2)
SEM COD Disciplina CH
1 97001-02 Comunicação e Contexto Sociocultural 30
1 97002-04 Criatividade 60
1 97104-02 Hiperlink 30
1 97003-04 Laboratório de Comunicação 60
1 1216F-04 Leitura e Producao Textual 60
1 2320K-02 Leituras em Jornalismo 30
1 97126-01 Mentoria I 15
1 97103-02 Pauta e Fontes 30
1 97102-02 Texto Jornalistico 30
2 97008-04 Artes e Linguagens Visuais 60
2 97006-02 Comunicação e Marketing 30
2 12295-04 Escrita Criativa: Narrativa (Sp) 60
2 2323I-02 Fotografia 30
2 97105-04 Laboratório de Texto 60
2 97009-02 Produção Audiovisual 30
2 97106-04 Reportagem e Entrevista 60
2 97005-04 Sustentabilidade: Construindo um Mundo Melhor 60
3 97108-02 A Imagem no Jornalismo 30
3 97109-04 Dados e Fact Checking 60
3 94002-04 Empreendedorismo 60
3 23135-02 História da Comunicação 30
3 97110-04 Linguagens e Design 60
3 97107-02 O Áudio no Jornalismo 30
3 1501A-04 Ética e Cidadania 60
4 97012-04 Cultura Digital 60
4 97114-02 Fotografia Documental 30
4 91835-02 Geopolitica e Cenários Econômicos 30
4 97011-02 Gestão de Projetos de Comunicação 30
4 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
4 97112-02 Investigação e Transparência 30
4 97113-02 Jornalismo Empresarial 30
4 97111-04 Jornalismo Online 60
4 97127-01 Mentoria II 15
4 97013-02 Teorias da Comunicação 30
5 970C1-24 Disciplina Eletiva 360
5 97117-02 Fotojornalismo 30
5 97116-04 Jornalismo e Entretenimento 60
5 97115-04 Produção Editorial 60
5 97129-04 Radiojornalismo 60
5 97130-04 Telejornalismo 60
5 97014-02 Teorias Avançadas da Comunicação 30
6 97118-02 Distribuição e Consumo de Notícias 30
6 97131-02 Negócios da Mídia 30
6 97120-12 Projeto V 180
6 97015-02 Soft Skills 30
6 2324L-02 Teorias do Jornalismo 30
7 97017-02 Gestão de Carreiras 30
7 97121-04 Jornalismo Long Form 60
7 97016-02 Metodologias e Práticas em Pesquisa em Comunicação 30
7 97122-04 Visualidades 60
8 970C0-00 Atividades Complementares (200H) 200
8 97101-04 Comunicação Móvel 60
8 97124-02 Orientação de Estágio 200
8 97123-03 Tcc: Pesquisa em Comunicação 45

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Jornalismo é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS.
O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Atuação Profissional

O Jornalista poderá atuar nos meios eletrônicos e impressos de comunicação: rádio, jornal e televisão (aberta ou a cabo) e Internet, em empresas prestadoras de serviços como produtoras de vídeo e áudio; em educação, pesquisa, consultoria e assessoria em organizações, empresas e instituições públicas e privadas.

 

Símbolo do jovem jornalista

A foca, é símbolo do jornalista novo, inexperiente. Entre as muitas histórias existentes consta que o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador- uma pequena “janela”- aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela “explodia” num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme. Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina – e atrasavam os outros. “Espera, estou focando”. E os outros: “Foca logo, caramba”. E mais tarde… “Ih, lá vem o foca”.

 

Projetos Experimentais

Projeto On-line

Jornalismo - Projeto OnlineEsse projeto visa aprimorar e dar a oportunidade de experimentação do acadêmico na área digital. Assim, ao final de cada semestre, o material produzido pelos alunos é exposto como forma de divulgação do talento que cada universitário aprimorou ao longo do curso.