O sol que ilumina a noite

A iluminação do chafariz do pórtico principal da Universidade é atendida por um sistema fotovoltaico que transforma a energia solar em energia elétrica.

PESQUISADOR:

• Izete Zanesco;
  • Adriano Moehlecke

REALIZAÇÃO:

• Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar)

Limpa, inesgotável e gratuita, a energia solar promete ser a fonte de produção de energia elétrica do futuro. O Núcleo de Tecnologia em Energia Solar da PUCRS é o único centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina projetado para desenvolver células solares e módulos fotovoltaicos em escala. As células são dispositivos que convertem a energia solar em elétrica. Para tornar o seu uso viável, são conectadas eletricamente e encapsuladas formando o módulo fotovoltaico. A tecnologia é simples de instalar, não contamina o meio ambiente, é silenciosa e necessita de pouquíssima manutenção.

No Campus, o sistema fotovoltaico instalado no pórtico e composto por módulos desenvolvidos na Universidade gera economia de consumo de energia elétrica na iluminação do chafariz.

Acompanhe a energia elétrica produzida pelo sistema fotovoltaico diariamente aqui.

Mapa do Campus da PUCRS

Documentação e Memória