Genomas e seus mistérios

A PUCRS é referência nacional em estudos sobre genômica da biodiversidade, usando a análise de DNA em grande escala para entender como as espécies surgem e se modificam ao longo do tempo.

PESQUISADOR:

  • Eduardo Eizirik e Sandro L. Bonatto

REALIZAÇÃO:

  • Grupo de Pesquisa em Genética, evolução, ecologia e conservação de carnívoros e Genética Evolutiva Molecular

A possibilidade de ler a sequência completa de genomas de organismos complexos (como animais e plantas) revolucionou a ciência nos últimos 15 anos, abrindo caminho para o surgimento de novas áreas da biologia, medicina, biotecnologia e engenharia, entre outros campos do conhecimento. Nos últimos 10 anos, uma revolução tecnológica nos métodos de sequenciamento de DNA e de análise computacional em grande escala deste tipo de dado viabilizou o início de estudos genômicos com foco nos mais variados organismos, incluindo animais silvestres ameaçados de extinção. Este desenvolvimento permitiu o florescimento de áreas como a Genômica da Biodiversidade e a Genômica da Conservação. No Brasil, o primeiro projeto a ser desenvolvido com foco na caracterização genômica completa de um animal silvestre ameaçado foi o Projeto Genoma da Onça-Pintada, iniciado em 2011 e liderado pela PUCRS. Este projeto gerou a sequência completa do genoma desta espécie, publicada em 2017, e atualmente tem como foco a caracterização genômica de múltiplos indivíduos provenientes de várias regiões da América Latina. Além desta espécie, os grupos de pesquisa genômica da PUCRS sequenciam e analisam genomas de vários outros animais silvestres, como lontras, raposas, pequenos felinos, baleias, roedores e lobos-marinhos, investigando questões sobre sua história evolutiva, diferenciação populacional e diversidade genética em populações ameaçadas.
Além destes estudos genômicos da biodiversidade, a PUCRS congrega vários grupos de pesquisa que atuam em diversas áreas da genética e biologia molecular, realizando estudos com base em dados de DNA para responder a perguntas em ciências forenses, microbiologia, parasitologia, neurociências, biotecnologia, epidemiologia, imunologia e biologia do desenvolvimento, entre outras.


Mapa do Campus da PUCRS

Documentação e Memória

Prédio 16

Biblioteca

Saiba mais

Quádrupla Hélice

Prédio 97

Global Tecnopuc

Saiba mais

Iluminação Inteligente

Prédio 97

Global Tecnopuc

Saiba mais

O espaço
entre nós

Living 360

Saiba mais

Um campus na mata

Prédio 40

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Saiba mais

ChimaKent

Em frente a Panvel Universitária

Saiba mais

Telhado Verde

Prédio 5

Saiba mais

Genoma e seus mistérios

Prédio 12

Saiba mais

O sol que ilumina a noite

Chafariz

Pórtico da Ipiranga

Saiba mais