Educação em Ciências e Matemática

 

Apresentação

O doutorado tem como área de concentração a “Educação Científica”. Nesse sentido, os campos das Ciências e da Matemática são percebidos de modo integrado, inter-relacionando-se no processo de alfabetização e de educação científica. O principal objetivo é formar pesquisadores na área de Ensino (área 46), com ênfase na interdisciplinaridade, tendo, como público alvo preferencial professores graduados em Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática. Os docentes pesquisadores egressos deste doutorado devem ser capazes de contribuírem para a produção de conhecimentos voltados à Educação em Ciências e Matemática em relação à aprendizagem, ensino e formação de professores, às tecnologias para o ensino e à cultura, epistemologia e educação científica; atuarem tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, propondo inovações fundamentadas na pesquisa para a sala de aula de Ciências e Matemática, de modo a contribuírem para a indução de transformações sociais relevantes e empregarem tecnologias adequadas ao ensino e à aprendizagem associados à área de Ciências e Matemática.

 

Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) tem na educação científica sua área de concentração, subdividida em três linhas de pesquisa:

  • Aprendizagem, ensino e formação de professores de Ciências e Matemática;
  • Tecnologias na educação em Ciências e Matemática;
  • Cultura, epistemologia e educação científica.

Para saber mais sobre as estruturas de pesquisa e participar do processo seletivo acesse a página do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Tipo de curso doutorado
Modalidade presencial
Prazo de defesa 48 meses
Nº de créditos 36 créditos
Avaliação da CAPES 5