Espaços de Aprendizagem

Laboratório de Astronomia

A Astronomia apresenta o esforço humano, ao longo da história, para descrever o Cosmos e a posição que ocupamos no Universo. É a mais antiga das Ciências e pode ser vista como precursora da Física na tentativa de explicar os movimentos dos corpos celestes.

O Laboratório de Astronomia da Escola de Ciências atende, além dos estudantes de nossa Universidade, ao público em geral.

Saiba mais

Laboratórios de Biodiversidade e Ecologia
    Prof. Dr. Gervasio Silva Carvalho

O Departamento de Biodiversidade e Ecologia congrega docentes atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Botânica, Ecologia, Evolução, Microbiologia, Parasitologia e Zoologia. As atividades didáticas de disciplinas de graduação vinculadas a este Departamento contam com laboratórios de ensino equipados para o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas do estudo da biodiversidade. As atividades de pesquisa científica vinculadas a este Departamento estão concentradas nos seguintes laboratórios:

• Laboratório de Aracnologia
  • Laboratório de Biologia Genômica e Molecular
  • Laboratório de Biologia Parasitária
  • Laboratório de Ecologia Aquática
  • Laboratório de Entomologia
  • Laboratório de Primatologia
  • Laboratório de Sistemática de Vertebrados
Laboratórios de Biologia Celular e Molecular
    Prof. Dr. Moisés Evandro Bauer

O Departamento de Biologia Celular e Molecular congrega docentes atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Biotecnologia, Bioquímica, Genética, Biofísica, Imunologia, Microbiologia e Evolução. As atividades didáticas de disciplinas de graduação vinculadas a este Departamento contam com laboratórios de ensino equipados para o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas do estudo da biologia celular e molecular. As atividades de pesquisa científica vinculadas a este Departamento estão distribuídas nos seguintes laboratórios:

• Laboratório de Biofísica Celular e Inflamação
  • Laboratório de Bioquímica Estrutural
  • Laboratório de Biotecnologia Vegetal
  • Laboratório de Genética Humana e Molecular
  • Laboratório de Imunologia do Estresse
  • Laboratório de Imunologia e Microbiologia
  • Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia
Laboratórios de Ciências Morfofisiológicas
    Profª. Drª. Elke Bromberg

O Departamento de Ciências Morfofisiológicas congrega docentes atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Anatomia Humana e Animal, Farmacologia, Histologia, Embriologia Geral e Buco-dentária, Bioética e ética aplicada a animais. As atividades didáticas de disciplinas de graduação vinculadas a este Departamento contam com laboratórios de ensino equipados para o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas do estudo da Morfofisiologia e Bioética. As atividades de pesquisa científica vinculadas a este Departamento acontecem principalmente nos seguintes laboratórios:

• Laboratório de Biologia Celular e Tecidual
  • Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso
  • Laboratório de Fisiologia da Conservação
Laboratórios Didáticos- Física

A Escola de Ciências disponibiliza laboratórios equipados para atividades práticas em disciplinas básicas e específicas dos Cursos de Física (Licenciatura em Física e Bacharelado em Física – Linha de Formação: Física Médica), assim como disciplinas ofertadas para outros cursos da PUCRS, como os cursos de Engenharia, Arquitetura, Química, Ciências Biológicas, Farmácia e Ciências Aeronáuticas.

Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica - LB-Solar

O LB-Solar tem como objetivo desenvolver dispositivos fotovoltaicos que reduzem o custo da energia elétrica obtida diretamente da conversão da energia solar e sistemas fotovoltaicos.

Neste ambiente está instalada uma linha pré-industrial de produção de módulos fotovoltaicos com tecnologia nacional. O laboratório possui uma área total de 950 m2, sendo 210 m2 de salas limpas (classe 10.000) específicas para produção de células solares e módulos fotovoltaicos em escala experimental ou pré-industrial, com equipamentos para fabricar e caracterizar células solares e módulos fotovoltaicos, bem como sistemas fotovoltaicos e seus componentes.

cbsolar

NT-Solar – Núcleo Tecnológico de Energia Solar
Grupo de Pesquisa em Conversores Fotônicos e Pontos Quânticos Aplicados à Energia Solar Fotovoltaica

Laboratório de Processos e Caracterização em Nanoescala – LAPCAN

O LAPCAN constitui-se de um complexo formado por 3 salas e 8 laboratórios equipados com sistemas de alta tecnologia, visando desenvolvimento de novos materiais e a formação de recursos humanos capacitados. Os laboratórios possuem, entre outros equipamentos: Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC); Espectroscopia Infravermelha por Transformada de Fourier (FTIR); Espectroscopia Ultravioleta-Visível; Radiômetros; Espectrorradiômetros; Sistema de Medidas Elétricas, Sistema de Deposição por Rotação, Sistema de Microscopia Ótica e Medidor de Espessura.

GIGA – Grupo Interdisciplinar de Geofísica Aplicada
GANDES – Grupo de Aplicações de Nanoestruturas para Desenvolvimento de Energia Sustentável
Grupo de Nanofísica Teórica e Computacional

Laboratório de Imagens Médicas - LIM

O LIM tem como objetivo realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em aquisição, processamento, visualização, análise e simulações de imagens médicas, visando à melhoria da qualidade do diagnóstico e à otimização das informações médicas.

O laboratório possui instalações e equipamentos, como computadores de alto desempenho, digitalizadores de filmes radiológicos, modelos para controle de qualidade e ferramentas computacionais de desenvolvimento, que oferecem um ambiente propício para pesquisa e busca de soluções para a área de saúde. Projetos de cooperação são desenvolvidos com empresas da área médico-hospitalar em processos e produtos inovadores, além da formação de recursos humanos qualificados na área de imagens médicas.

NIMed – Núcleo de Pesquisa em Imagens Médicas

Laboratório de Materiais e Nanociências - LMN

O LMN atua ativamente na área de materiais nanoestruturados e biocompatíveis sendo especializado na produção e caracterização destas superfícies com destaque nacional e internacional em nanoestruturas do tipo super-redes.

Vinculado ao PGETEMA e ao curso de Física Médica, tem como principal objetivo a busca do conhecimento em nano e biotecnologia atuando na formação específica de alunos de graduação e pós-graduação.

Devido à infraestrutura altamente qualificada, com equipamentos de deposição e caracterização de superfícies, filmes finos e nanoestruturas, o LMN atua no tripé Ensino-Pesquisa e Extensão: formação dos alunos em áreas de grande interesse nacional; pesquisas com excelência reconhecida e pode prestar serviços para setores de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresas.

GEPSI – Grupo de Estudos de Propriedades de Superfícies e Interfaces
Grupo de Nanofísica Teórica e Computacional

Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física - LAPEF

O LAPEF tem por objetivo se constituir em um ambiente adequado para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas especificamente à melhoria do ensino de Física, principalmente através de ações no contexto do Curso de Licenciatura Plena em Física da PUCRS, e também do Ensino de Ciências em geral, através das pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM).

Tanto no âmbito da pesquisa quanto do ensino, o LAPEF mantém intercâmbio científico com outras IES do país e do exterior que atuam na mesma área de pesquisa.

Grupo de Pesquisa Associado:
GPEF – Grupo de Pesquisa em Ensino de Física

Laboratório de Síntese de Materiais Nanoestruturados – LASINE

O Laboratório de Síntese de Materiais Nanoestruturados (LASINE) é um ambiente de 37 m2 com controle de acesso, controle de temperatura e umidade. A estrutura laboratorial que inclui capelas de exaustão e equipamentos diversos para o desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados por síntese química nas fases sólida, úmida e gasosa.

Grupo de Nanoestruturas e Nanoscopia

Laboratório de Materiais Instrucionais - LAMAT

O Laboratório de Matemática (LAMAT) é um complexo que inclui duas salas de aula com multimídia, sendo uma equipada com diversos materiais didáticos, uma biblioteca, uma sala de apoio aos estágios obrigatórios do curso, e um local para confecção e armazenamento dos materiais instrucionais.

Este espaço, destinado principalmente aos professores e aos alunos do Curso de Matemática, realiza os atendimentos aos usuários e confecciona os materiais instrucionais utilizados nas aulas práticas e em eventos em escolas e na Universidade.

Objetivo principal: desenvolver e difundir metodologias de ensino de Matemática e Estatística para auxiliar alunos e professores no desenvolvimento de suas atividades, desde o Ensino Básico até o Ensino Superior.

Objetivos Específicos:

• Disponibilizar recursos didáticos adequados para atividades dando suporte na preparação de aulas;
  • Possibilitar acesso a informações em Matemática e Educação Matemática;
  • Confeccionar materiais instrucionais que possam contribuir para o ensino de Matemática e Estatística nas disciplinas do Curso;
  • Apoiar os projetos de ensino que são desenvolvidos nas disciplinas de prática docente;
  • Prestar assessoria aos professores da rede pública e particular do ensino fundamental e médio;
  • Promover atividades recreativas para a comunidade acadêmica;
  • Promover discussões, cursos e oficinas pedagógicas, para professores da Educação Básica e alunos de cursos de Licenciatura em Matemática.
  • Organizar, nas escolas de ensino fundamental e médio, da rede pública ou privada, mostras de jogos e desafios matemáticos;
  • Receber visitas de turmas, de séries finais do Ensino Fundamental até as de séries do Ensino Médio, distribuídas em um cronograma organizado em parceria com as escolas.
  • Promover eventos na área de Educação Matemática, Matemática e Estatística.

Contato: Fone: 3320-3531 ramal: 4201