Atendimento

Escola de Ciências - Secretaria Geral

Av. Ipiranga, 6681
Prédio 12A, 2º andar, sala 202
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: (51) 3320.3545
E-mail:

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Secretaria Geral: das 8h às 22h40min (segundas a sextas-feiras)
Secretaria Biologia Celular e Molecular: das 8h às 12h e das 13h15min às 18h (segundas a sextas-feiras)
Secretaria Ecologia e Evolução da Biodiversidade: das 8h às 12h e das 13h15min às 18h (segundas a sextas-feiras)
Secretaria Educação em Ciências e Matemática: das 8h às 12h e das 13h15min às 18h (segundas a sexta-feiras)
Secretaria Lato Sensu: das 08h às 12h e das 13h10min às 18h50min (segundas à quintas-feiras); das 08h às 12h e das 13h10min às 21h50min (sextas-feiras)
Posto de atendimento Prédio 10: das 8h às 12h e das 13h30min às 22h40min (de segundas a quintas-feiras) e das 8h às 12h e das 13h30min às 22h (sextas-feiras)




Secretarias dos cursos de graduação

Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

 Atestado de Frequência

Atesta a situação de frequência às aulas pelo acadêmico, informando o número de horas-aula ministradas e o número de horas-aula frequentadas desde o início do semestre letivo até a data da solicitação. As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não, será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

Atestado de Prova

Atesta a presença do acadêmico na Faculdade em determinada(s) Data(s) e Horário(s) realizando Prova(s). As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não e será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

Ausência Autorizada

O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e avaliações com base:

  • no Decreto-Lei 1.044/69 – dispõe sobre tratamento excepcional para alunos portadores de afecções que indica;
  • na Lei nº 6.202/75, que estende a realização de exercícios domiciliares às gestantes, a partir do 8º mês;
  • às mães adotivas em licença maternidade de acordo com a lei nº 10.412, de 15/04/2002, que alterou dispositivos da CLT, editando o art. 392-A, escalando períodos de licença de acordo com a idade da criança adotada;
  • e no Decreto-Lei 67.654/66, que regulamenta a Lei do Serviço Militar.

A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Nesses casos, a instituição deverá “atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as possibilidades do estabelecimento”. Durante o período de AA, não serão computadas faltas.

No entanto, ao final do semestre, se descontando o período de AA o aluno não foi frequente, será reprovado.

Como solicitar:

A entrega do requerimento deve ocorrer na Secretaria até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e, após, a análise do requerimento pela Direção da Faculdade o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

1. Situações previstas em lei, que justificam ausência às aulas:

  • Decreto-Lei 715/69 – relativo à prestação do serviço militar
  • Lei 9.615/98 – participação do aluno em competições esportivas internacionais de cunho oficial representando o País
  • Lei 5.869/73 – convocação para audiência judicial

O Decreto-Lei 715/69 aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, portanto não se aplica sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc.

2. Como solicitar:

A entrega do requerimento deve ocorrer na Secretaria até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e após a análise do requerimento pela Direção da Faculdade o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

Ciências Biológicas

As atividades Complementares têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para sua formação humana e profissional. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas, coordenado pela Escola de Ciências, regula o registro dessas atividades conforme o seu regulamento registrado no Projeto Pedagógico do referido curso.

Como solicitar:

O aluno deve entregar na secretaria o formulário próprio (acima) devidamente preenchido com os seus dados acadêmicos, anexando a este documento a cópia do certificado da atividade submetida a C.A.C (Comissão de Atividades Complementares) para julgamento. O certificado orignal deve ser apresentado juntamente da entrega da cópia do documento.

Assim que deferida ou indeferida, o resultado da análise será publicada no sistema acadêmico-financeiro do aluno, no link Atividades Complementares. As horas válidas para cada atividade e outras regras estão disponíveis no regulamento de seu respectivo curso.

Física

Física: Licenciatura; Física Médica, Geofísica

Devem ser entregues na Secretaria da Escola de Ciências (Prédio 12A – Sala 202), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada documento. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

 

Curso 4-213
Regulamento da atividades complementares

Curso 4-212
Regulamento da atividades complementares

Curso 4-211
Regulamento da atividades complementares

Curso 4-210 (em extinção)
Regulamentações das Atividades Complementares – 4-210
Tabela de creditação de horas/atividade – 4-210

Curso 4-209 (em extinção)
Regulamentações das Atividades Complementares – 4-209

Matemática

Matemática – Licenciatura

As Atividades Complementares, com carga horária de 200h, para a Matemática Licenciatura, ou 120h, para o Bacharelado, constituem condição necessária para a conclusão do curso e devem ser realizadas durante o período de duração do mesmo. O registro das horas será feito mediante a entrega de cópia (acompanhada do original, para reconhecimento) do comprovante de cada atividade, na secretaria da Escola de Ciências. A análise e validação das atividades serão feitas pelo Colegiado da Faculdade ou por membro docente da Unidade, designado para este fim.

Carga horária – atividades complementares

Formulário para entrega das Atividades

Química

O quadro a seguir relaciona as Atividades Complementares, que integram um total de 200 horas para o Curso de Química-Licenciatura (4/315) e 105 horas para o Curso de Química Bacharelado – Linha de Formação Química Industrial (4/314), aprovadas pelo Colegiado em 25 de julho e revisadas, com aprovação do mesmo, em 03 de outubro de 2003, 08 de setembro de 2004, 22 de abril de 2005, 14 de julho de 2006, 02 de outubro de 2009 e 05 de maio de 2011, podendo ser realizadas em qualquer fase do curso.

Atividades Complementares

Formulário para entrega das Atividades