Professor integra conselho da Sociedade Internacional de Primatologia

Julio Cesar Bicca Marques foi eleito Secretário Geral para 2018-2022

12/03/2018 - 11h10
Julio Cesar Bicca Marques

Foto: Bruno Todeschini

O professor da Escola de Ciências e especialista em primatologia, Julio Cesar Bicca Marques, foi eleito Secretário Geral da Sociedade Internacional de Primatologia (IPS) para 2018-2022. Dentre suas novas atividades está o estímulo a sociedades regionais de primatologia afiliadas e/ou pesquisadores a hospedarem futuros congressos, além de auxiliá-los na preparação das propostas. A cerimônia de posse ocorrerá na Assembleia Geral do 27º congresso da IPS, 19 a 25 de agosto, em Nairóbi, Quênia.

Bicca Marques integra a sociedade desde 1995. Sua participação no conselho da IPS pode, segundo ele, trazer novas oportunidades de pesquisa para a PUCRS. “Além de aumentar a visibilidade da universidade e a minha no meio científico primatológico internacional, interagirei com um número muito maior de profissionais e alunos de todo o mundo”, garante.

O professor é 4º brasileiro a ocupar um cargo na diretoria da sociedade desde a sua fundação, em 1964, e foi convidado para participar da eleição pela Presidente Karen B. Strier, segundo a qual seu nome estava entre os sócios mais indicados por outros membros da IPS. “Em minha plataforma nas eleições destaquei a busca por uma participação mais ativa de profissionais e sociedades de primatologia dos países-habitat, o fortalecimento da participação da IPS na conservação dos primatas e a discussão com as editoras responsáveis pela publicação das revistas científicas de primatologia sobre a criação de um sistema de recompensa não-financeira de revisores ad hoc frequentes”, conta.

A sociedade é voltada para a pesquisa e a promoção da conservação da diversidade de primatas do mundo (cerca de 650 espécies e subespécies). Também tem envolvimento com questões relacionadas ao bem-estar, ética e reprodução em cativeiro e à educação.

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas